Além da Ilusão – Isadora e Rafael planejam o casamento

“Rafael uma pinoia, é o mágico!”

Rafael e Isadora estão juntos novamente – não por muito tempo, mas estão juntos. Depois de terem reatado o romance, o casal apaixonado é encontrado na cama por Matías, o que é a concretização daquele ditado de que “a história se repete”. Ironicamente semelhante à cena na qual Matías encontra Elisa e Davi juntos no início da novela, Matías está enfurecido, e talvez tivesse tentado matar o mágico mais uma vez, se não fosse contido a tempo… mas Violeta também não está muito feliz em descobrir que Isadora estava transando com Rafael: segundo ela, eles estão em 1945, e a sociedade é conservadora ainda, e Matías é “o guardião dos bons costumes”. Matías a chama de polaca, de vigarista, pergunta se “ela não conseguiu baixar a quentura”, e quando Isadora diz que fez o que fez por amor, toda a memória de Matías com Elisa retorna…

E ele a chama de Elisa.

Toda a cena é muito bem construída – não posso falar o mesmo de todas as cenas de “Além da Ilusão”, que tem problemas seriíssimos de escrita, mas essa cena foi bem concebida e, é claro, temos a atuação sempre impecável de Antonio Calloni, que é um prazer de se assistir, mesmo com toda a maldade do seu personagem… Matías manda Violeta mandar o Rafael embora da tecelagem e Isadora o defende, diz que ele não vai ser despedido, que eles vão ficar juntos e que vão se casar, o que “leva” o Matías de volta à cena com Elisa, quando ela também disse algo muito parecido, e Romana defendeu Elisa, dizendo que “ela está apaixonada”, e retornamos, então, ao presente, com Violeta dizendo exatamente a mesma coisa… descontrolado e confuso, então, Matías fala com Isadora como se ela fosse Elisa, e diz que “ela não pode confiar no mágico”.

Decepcionada, Violeta vai conversar com Rafael, diz que está desapontada e que “ele traiu a sua confiança”, e, para amenizar a preocupação e o julgamento, Rafael fala sobre ele e Isadora se casarem o mais rápido possível, e Violeta pede que ele vá à casa no dia seguinte, porque Matías quer falar com ele. Rafael vai ter que enfrentá-lo, querendo ou não. Apesar da tensão do encontro, no entanto, nós sabemos que Rafael está “seguro”, porque se ele acaba por reconhecê-lo, todos naturalmente vão pensar que Matías está confundindo as coisas novamente e não vão levá-lo a sério. E ele de fato se lembra, até porque as cenas são muito parecidas, então sua memória do Davi falando com ele vêm à tona quando Rafael fala de se casarem, e Matías pergunta se ele pretende sustentá-la “fazendo mágica”, e diz que não vai permitir que “Elisa” se case com um mágico maldito.

Toda a trama chega logo aos ouvidos de Joaquim, graças a Emília – como Emília e Enrico estão em um plano ardiloso de dar golpes contínuos no cassino da cidade, e Joaquim descobre, o vilão agora tem Emília nas mãos, e ela aceita lhe dar todas as informações que descobrir na casa grande. Então, quando ouve falar sobre o casamento, Emília corre para contar para o Joaquim, e mesmo sabendo que ele ia rapidamente arquitetar algo para acabar com esse casamento, eu não pude deixar de rir da expressão de pavor no rosto de Joaquim quando Emília fala sobre isso… e as coisas pioram quando ela diz que eles vão casar às pressas assim porque “eles se deitaram juntos”. Joaquim perde totalmente o controle, surta, corre para dar socos no Rafael (uma cena com um jogo de câmera péssimo, por sinal, os socos mais falsos que vi na vida), chora, esbraveja…

É meio cômico – nós gostamos de ver vilões sofrendo, não? É claro, no entanto, que isso costuma anteceder planos tenebrosos. Joaquim está mais furioso e descontrolado que nunca, ele sente que perdeu, mas ele se recusa a “dar essa vitória” a Rafael, e a única arma que tem contra ele continua sendo a Iolanda… pelo menos por enquanto. Então, pressionando a Margô para que ela lhe dê o novo endereço de Iolanda, Joaquim vai atrás da vedete em São Paulo. Agora, ele só precisa arruinar rapidamente a sua vida e todas as suas chances como atriz em São Paulo, roubando seu dinheiro e inventando uma história, para fazer exatamente o que fez antes: fingir-se de amigo e oferecer sua ajuda. O problema é que Iolanda é inocente demais para acreditar em Joaquim, mesmo depois de tudo. Na primeira vez até tudo bem… mas agora de novo? Ela não aprendeu nada?

Então, que venha o casamento arruinado!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários