Além da Ilusão – Às favas com as convenções!

Isadora e Rafael reatam o namoro.

Os protagonistas de “Além da Ilusão” passaram um bom tempo separados, desde que Joaquim fora bem-sucedido em seu plano de trazer uma ex-namorada do verdadeiro Rafael Antunes para alegar que o seu filho também era de “Rafael”. Com essa armação prestes a ruir e com a Isadora com malária, no entanto, Rafael e Isadora estão prestes a reatar o romance. Quando o surto de malária se espalha pela vila operária, Isadora não é poupada e, fraca, com febre e delirando, ela chama o nome de Rafael enquanto dorme, e quando ele de fato aparece na casa grande porque quer ver como Isadora está, ela não deixa que ele vá embora: pede que ele passe a noite ali, ao lado dela, e ele não pensa duas vezes antes de aceitar esse pedido… Rafael passa a noite toda ao lado de Isadora, atencioso e carinhoso – para o desespero de Iolanda, que se sente cada vez mais rejeitada.

Certo ou não, Rafael nunca mentiu para Iolanda nesse sentido: ele não o ama, e não desmentiu essa história toda só porque ela ameaçou contar a todos que ele não é o verdadeiro Rafael Antunes. Ainda assim, quando ele chega em casa e encontra Iolanda furiosa, ele conta exatamente tudo como aconteceu porque, como sempre fala, “Isadora é sua prioridade”, e quando Iolanda diz que está cansada de ser maltratada, humilhada e colocada em segundo plano, Rafael diz que “ela está livre para ir embora se quiser”. E talvez seja exatamente o que Iolanda vai fazer. Mais tarde, Rafael volta para o quarto de Isadora, disposto a passar o dia todo ao seu lado, se for preciso, e a trabalhar dali (home office em 1944, quem diria?!), o que Violeta conta na tecelagem com certa satisfação, para desespero de Joaquim… mas Violeta faz questão de provocar:

“E antes que você vire uma onça, Joaquim, ele ficou a pedido dela”

Uma das coisas que mais me divertem no personagem de Joaquim é que ele não se contenta com as derrotas – ele sempre tem que buscar a humilhação. Então, depois de saber que Rafael passara a noite cuidando de Isadora, ele aparece de mala (!) na casa de Isadora, dizendo que veio passar a noite com ela, então ela se vê obrigada a dizer que “não precisa, porque ela já pediu para o Rafael”. É sério: o Joaquim busca essas humilhações, não é possível. Então, ele vai atrás de Iolanda, contando o que está acontecendo e perguntando se ela não vai fazer nada, e ela diz que vai: vai voltar para São Paulo. E, assim, Iolanda vai mesmo embora, deixando apenas uma carta de despedida a Rafael, que ele encontra com um sorriso de alegria assim que chega em casa, então retorna para poder contar para Violeta, Heloísa, Isadora e quem quiser ouvir que ele está livre.

As cenas de Rafael no quarto de Isadora, no entanto, não são todas fofas ou de alegria – temos uma sequência bem tensa, mas com uma resolução tão forçada que acaba estragando toda a cena… acho que faz algum tempo que eu não reclamo sobre como o roteiro é conveniente e como as “mágicas” do Davi me incomodam. Aqui, temos uma cena na qual “Rafael” está no quarto, cuidando de Isadora, quando Matías, desesperado ao descobrir que a filha está com malária, vem ao quarto dizendo que não pode perder outra filha, e, ao ver o mágico ali, ele o reconhece e se assusta… então, Davi tira uma máscara de lugar nenhum (!) para assustá-lo, fazendo Matías entrar em um surto de “Não olha pra mim. Não olha pra mim” e ir embora. Menção honrosa à vergonhosa propaganda à Coca-Cola, que também conta com o Rafael tirando as garrafinhas do nada.

ISSO NÃO É ILUSIONISMO, E ISSO ME IRRITA PROFUNDAMENTE.

Quando Isadora começa a melhorar, devagar, da malária, Rafael conta para ela, animado, sobre a carta que Iolanda deixou, dizendo que finalmente entendeu que não há mais chance para eles, e solta um empolgado e apressado: “Agora que ela partiu, nós podemos ficar juntos”. Isadora finge precisar de um tempo para pensar, mas a verdade é que tudo o que ela sempre quis era estar com o Rafael, então ela cede depressa, dizendo que não se importa que ele tenha um filho com a Iolanda, e manda “às favas” as convenções sociais, dizendo que a vida é “curta demais para não viver um grande amor”. Agora, Rafael e Isadora estão juntos, mas o romance quente dos dois vai encontrar, novamente, uma barreira na figura de Matías, que os encontra depois de passarem a noite juntos, em uma reprodução daquela cena no início da novela, quando ele encontra Elisa e Davi.

E, agora, quais serão as consequências desse novo flagrante?

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários