A Favorita – Donatela confronta Flora e Lara

“Agora eu quero ver quem vai vencer essa guerra”

Quando Lara descobriu que “Sandra Maia” era, na verdade, Flora, sua mãe biológica, ela pensou em contar para Donatela, mas acabou desistindo ao ver a mãe com Dodi, e depois nunca mais teve a oportunidade… mesmo que Donatela perceba que ela está escondendo alguma coisa. Durante algum tempo, Flora buscou Lara para encher sua cabeça de dúvidas, e embora Lara diga veementemente que acredita em Donatela, algumas dúvidas já se instalaram, ela não pode negar… e ela não pode evitar a curiosidade de ouvir o que Flora tem a dizer quando ela liga para ela, por exemplo. É numa dessas vezes que Donatela escuta Lara discutir com Flora no telefone, e embora Lara não diga o nome de Flora, Donatela resolve seguir a filha e vê Flora entrando no seu carro… para o seu total desespero. Agora, ela precisa se acalmar antes de confrontar Lara sobre isso.

E Donatela planeja tudo… ela envia uma mensagem para Flora como se fosse a Lara, para que a encontre no museu, e manda uma mensagem para Lara dizendo que é uma emergência e precisa vê-la, então Flora e Lara se encontram no museu, um pouco confusas, e Donatela entra logo em seguida – EU ADORO QUE ELA QUIS EXPOR AS DUAS! Donatela diz que viu Flora entrar no carro de Lara, e então diz que Lara mentiu e que estava vendo Flora há muito tempo e agora entende por que ela mudou tanto ultimamente… Flora e Donatela, naquele momento, pouco parecem se importar com Lara, porque elas começam a discutir e a se acusar, como sempre fazem, com Lara no meio – não seria surpresa alguma que ela surtasse. Donatela acusa Flora de sempre querer tudo o que é dela, e então ela apela um pouco ao dizer que “até o pai de Flora gosta mais dela”.

As duas fazem um papelão, sinceramente… naquele momento em específico, não é importante quem está dizendo a verdade… o que importa é que ambas são vergonhosas e ambas estão sendo baixas. Cada uma diz uma coisa, as mesmas coisas que já ouvimos várias vezes em outras situações, brigam, Donatela acusa Flora de ser interesseira, de querer dinheiro, de ter dado o golpe da barriga, mas Flora é inteligente e sabe como rebater as acusações, perguntando, por exemplo, qual das duas que tem uma coleção de peles e gosta mais de dinheiro, por exemplo, e Lara está no meio disso tudo, transtornada e, naquele momento, não tem como não dizer que o que a Flora está dizendo faz mais sentido do que o que a Donatela está dizendo… então, Donatela diz que vai “acabar com a raça dela”, e Flora pergunta se “os seus argumentos já acabaram”.

Wow.

Donatela, então, parte para o seu drama rotineiro… que faz sentido nessa situação, não me entendam mal, mas é que a Donatela é tão dramática que eu me sinto culpado por ser dramático na vida real também, acho que vou ter que maneirar. Donatela diz a Lara que ela não podia ter desconfiado dela, porque foi ela que a criou, a educou e lhe deu amor, e Lara chora, dizendo que não é isso o que aconteceu, e Donatela consegue atingir a filha, trabalhando mais com a culpa do que com a raiva… funciona. Donatela coloca Lara contra a parede, dizendo que ela vai ter que escolher entre elas: com quem ela vai embora? Lara se desespera, chora, diz que vai embora e que não quer mais ser parte daquilo tudo, mas Donatela a impede de ir embora, dizendo que ela só vai embora depois que prometer que nunca mais vai ver Flora, e Flora diz que se Donatela estivesse dizendo a verdade, não estaria com medo, não estaria dizendo isso.

Touché.

Então, Donatela parte para cima da Flora novamente, enquanto Lara aproveita para ir embora sem nenhuma das duas… a guerra, no entanto, está oficialmente declarada: “Agora eu quero ver quem vai vencer essa guerra”.

Furiosa, Donatela invade um evento da Dona Irene na Fundação para dizer uma série de coisas e posso dizer? AH, EU AMEI DEMAIS E RI A CENA TODA! Donatela diz que a Irene é uma infeliz, uma traidora, uma cobra capaz de se aliar à assassina do seu filho apenas para afastá-la da sua filha… Irene vai embora se sentindo no direito de dize que “ela é a pessoa mais deplorável que já conheceu”. O segundo round da briga acontece no rancho, e agora é a vez de Irene dizer umas atrocidades, de chamar Donatela de desgraçada, de assassina, grita que foi ela quem matou seu filho, e tudo aquilo é bastante revoltante – não sei como me senti nessa cena em específico na época da exibição da novela, sem saber quem estava dizendo a verdade, mas, agora, eu fiquei com muita raiva da Irene… Gonzalo diz a Irene que ela não está mais tomando o remédio, e Donatela diz que ela precisa “ser internada”.

Donatela ainda diz a Irene que vai processá-la por calúnia, e então ela vai a um manicômio judiciário, que é onde deveria estar… a cena é bastante pesada, e podemos sentir a dor de Donatela na brilhante atuação de Cláudia Raia, no seu grito e no seu desespero, na angústia de ter alguém desconfiando de você… é interessante como “A Favorita”, no entanto, consegue nos fazer mudar de opinião a cada momento. A dor de Donatela é palpável e estamos do lado dela nessa cena toda, até o final, quando ela sai falando que é “uma pessoa boa e pura”, o que é muito zoado, parece forçado… de qualquer maneira, Donatela está indo embora, porque não pode mais ficar no mesmo lugar que Irene, e Lara anuncia à avó que ela vai embora do rancho também, porque vai morar com a sua mãe, e eu devo dizer que EU FIQUEI COM MUITO ORGULHO DA LARA.

Mais tarde, Donatela conversa com Zé Bob, e é interessante essa cumplicidade nascendo entre eles… ela não conta tudo o que está acontecendo, mas fala um pouco da sua vida, de como fez parte de uma dupla sertaneja e gravou discos, e ela chega a cantar “Beijinho Doce”, o que o encanta, antes de compartilhar com ele um beijo. A química dos dois é inegável, o clima da cena é bom, e eu gosto de todas as possibilidades para esses dois, e de como a relação deles muda a cada momento… eles estão intensos e interessados um no outro, prontos para uma noite de amor, por exemplo, quando Donatela comenta alguma coisa sobre só ter transado com dois homens na sua vida e ele acha que ela está mentindo e, por essa desconfiança, eles acabam brigando novamente, e ela vai embora dizendo que não quer mais voltar a vê-lo, já que não acredita nela…

Ela volta no dia seguinte, para conversar, e toca a campainha… e quem está lá dentro? A Flora. Se Zé Bob soubesse o que aconteceu da última vez que as duas se interessaram pelo mesmo homem! Flora já entendeu que uma mulher esteve ali na noite anterior, por causa de uma taça suja de batom, e Zé Bob sai depressa para falar com Donatela, a impedindo de entrar, o que ela percebe instantaneamente, e quando ele dá qualquer desculpa para o motivo pelo qual não a deixou entrar, ela percebe que ele está com uma mulher lá dentro e ele não quer que ela saiba… então, ela diz que vai “entrar para ver quem é a vagabunda”, mas depois acaba indo embora dizendo que ele é um doente, um tarado que não consegue ficar um dia sem mulher, e então vai embora dizendo que não quer mais olhar para a sua cara. Se ela imaginasse quem é a “vagabunda” lá dentro.

Esse quase encontro da Flora e da Donatela na casa de Zé Bob é PURA TENSÃO!

Ansioso pelo momento em que elas descobrirão que estão com o mesmo homem.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários