Star Wars: Obi-Wan Kenobi 1x02 – Part II

“You really are a Jedi”

O RESGATE DA PEQUENA PRINCESA LEIA. Obi-Wan Kenobi clama “não ser mais o homem que um dia fora”. Mesmo assim, ele é chamado de volta à ação quando a pequena Princesa Leia é sequestrada – sem imaginar que, na verdade, a filha do Senador Imperial foi cuidadosamente escolhida porque Obi-Wan tinha uma relação com a sua família e Reva, a Terceira Irmã, sabia que Kenobi acabaria não resistindo e indo atrás dela… sua ideia é de que “Jedi caçam a si próprios”, e Obi-Wan Kenobi está prestes a provar isso. O episódio é interessante, com várias cenas de ação, e tem um desfecho que nos faz ficar curiosos pelo que virá a seguir – afinal de contas, a série é centrada em Obi-Wan Kenobi e essa fase do personagem é marcada pela culpa de ter sido o responsável pela morte de Anakin Skywalker… por não ter conseguido salvá-lo quando ele se perdeu.

Obi-Wan Kenobi está em Daiyu, e ele precisa resgatar Leia antes que seja capturado – e quando ele percebe que caiu em uma armadilha, já é tarde demais… e resgatar a princesa é a sua prioridade. Gostei bastante da interação de Obi-Wan e Leia, até porque a Leia, mesmo com apenas 10 anos de idade, é uma garota inteligente com os melhores comentários possíveis… mas ela acaba aceitando o “resgate”: afinal de contas, ela não tem muita escolha. O que Leia não sabe é se pode confiar em Obi-Wan Kenobi, porque não o conhece e nunca ouviu falar dele, mesmo que ele diga que tenha sido enviado pelo pai dela e que carregue um sabre-de-luz no cinto… como ela pode ter certeza de que ele é um Jedi? Conforme os dois vão fugindo pelo interessante planeta de Daiyu (eu estava tão encantado quanto a Princesa Leia!), coisas vão se desvelando…

Leia descobre, por exemplo, que Obi-Wan Kenobi está sendo caçado pela Inquisição, e, esperta como é, ela não demora muito para entender o que ela percebera, desde o início, que ele estava escondendo: que ele é o “motivo” pelo qual ela está ali… ela só foi capturada porque queriam pegá-lo. Então, Leia tenta escapar de Obi-Wan Kenobi, e agora ele precisa correr atrás da Princesa ao mesmo tempo em que foge de Reva, do Grande Inquisidor e de qualquer um que esteja atrás dele… ao menos toda essa sequência faz com que Leia passe a confiar 100% nele, porque quando ela acaba caindo do alto de um prédio, Obi-Wan precisa deixar de lado toda a sua discrição se quiser salvar a vida da princesa, e ele o faz usando a Força. É um momento simples, mas que funciona muito bem – acho que todo fã de “Star Wars” gosta de ver a Força sendo usada.

Então, quando eles estão sendo encurralados e parece que não terão como fugir, eles recebem a inesperada ajuda de Haja, um trambiqueiro que se passa por Jedi para ganhar créditos de pessoas inocentes, em troca de tirá-los em segurança do planeta… ao mesmo tempo em que ele é um charlatão, no entanto, ele tem um bom coração, porque de fato faz de tudo para levar as pessoas para fora em segurança, e ajuda Jedis que podem ser o futuro dessa “raça em extinção”, como o Grande Inquisidor gosta de chamar. Então, mesmo sem ter muita certeza de que pode confiar nele, Obi-Wan precisa aceitar a ajuda de Haja, porque é a única opção que ele tem, então ele e a pequena Princesa Leia sobem até um cargueiro onde ganhamos mais uma cena de ação, mas na qual o foco não está, realmente, na ação… o que importa, ali, é a descoberta que será feita.

Enquanto foge de Reva e se esconde, Obi-Wan Kenobi escuta um longo discurso que o faz entender que ela quer capturá-lo não apenas por causa da fama e privilégios que isso trará a ela: mas porque ela quer levá-lo para o “Lorde Vader”. Obi-Wan não demora para entender (embora Reva diga isso com todas as letras, eventualmente) que, diferente do que ele acreditou nesses últimos 10 anos, Anakin Skywalker ainda está vivo… estou curioso para saber os rumos que “Obi-Wan Kenobi” tomará, mas feliz pela agilidade do roteiro, porque eu acreditei que esse sequestro da Princesa Leia duraria mais, e estou satisfeito em perceber que essa era apenas uma estratégia do roteiro para mostrar um pouco mais do Obi-Wan e de Reva, enquanto introduzia a verdadeira história da série: o novo confronto entre Obi-Wan e Anakin… ou melhor, Obi-Wan e Darth Vader.

ANSIOSO POR ESSE MOMENTO!

 

Para mais postagens de “Star Wars: Obi-Wan Kenobi”, clique aqui.

 

Comentários