Lost 3x14 – Exposé

“Who the hell is Nikki?”

EU ACHEI UM EPISÓDIO TÃO BOM! É claro que “Exposé”, exibido em 28 de março de 2007, é um episódio que não agrega em nada para a história da série, mas é um filler extremamente competente, construindo uma boa história, revisitando eventos com efeitos especiais muito bons, e embora inicialmente eu não entendesse a função do episódio, porque Nikki e Paulo acabam sendo adicionados ao elenco regular da terceira temporada para não entregar nada demais no fim das contas, mas talvez a ideia dos roteiristas fosse justamente nos fazer pensar em quantas histórias não conhecemos desses sobreviventes… afinal de contas, acompanhamos um grupo até grande de personagens, mas seleto, de quem assistimos vários flashbacks, mas quantas pessoas não estão no centro da ação? Quanto paramos para pensar na história dessas pessoas?

O episódio começa com Nikki chegando correndo na praia, tentando dizer alguma coisa para Sawyer e Hurley, e então ela cai, aparentemente morta… e o pessoal precisa começar a investigar o que aconteceu: ela foi assassinada? Ela foi contaminada com alguma coisa na água ou na comida? Ela foi atacada pelo monstro de fumaça? E, quando Sawyer e os demais começam a procurar por pistas que os levem a respostas, eles descobrem que Paulo também está morto no meio da floresta, em uma cena suspeita. Sem entender o que aconteceu, pelo menos inicialmente, o grupo começa a preparar o funeral de Nikki e Paulo, personagens que nós e mesmo os demais sobreviventes pouco conheceram. Enquanto isso, acompanhamos flashbacks que nos levam à história de Nikki e Paulo – e eu preciso dizer, eu adoro ver o Rodrigo Santoro em “Lost”.

Começamos os flashbacks vendo Nikki em Sydney para atuar em uma série chamada “Exposé” – uma série de que Hurley é fã, por sinal. Depois, a encontramos em um “relacionamento” com um homem mais velho e rico, e percebemos depressa que temos mais uma golpista na ilha de “Lost”. Nikki está enganando o homem dormindo com ele, e Paulo está trabalhando como seu cozinheiro, e então os dois o matam de uma maneira discreta, para que fique parecendo um ataque cardíaco, enquanto roubam uma bonequinha de um cofre, que esconde alguma coisa que vale oito milhões de dólares. Depois dessa introdução, os demais flashbacks se passam na ilha, e eu acho que é aqui que “Exposé” se sai melhor, e foi isso que me fez gostar tanto do episódio: a maneira como a série teve todo um cuidado de adicionar Nikki e Paulo nos acontecimentos prévios da ilha.

Afinal de contas, quando eles apareceram, todo mundo ficou com um ponto de interrogação sobre a cabeça – e as piadas de Sawyer sobre “Quem diabos é Nikki?” sempre fizeram muito sentido! A ideia, no entanto, era que Nikki e Paulo sempre estiveram ali, e esse episódio nos leva de volta a cenas importantes da série enquanto eles são adicionados a elas… e eu preciso dizer que OS EFEITOS SÃO INCRÍVEIS! É perfeitamente crível, agora, que Nikki e Paulo estavam lá, só não eram o destaque das cenas… os vemos no dia da queda do avião, por exemplo, com o Locke mandando a Nikki se abaixar pouco antes de um dos sobreviventes ser devorado pela turbina do avião, ou vemos o Boone passar pedindo por uma caneta, a pedido de Jack, ou o Ethan se aproximar deles enquanto Nikki procura, desesperada, pela sua mala que tem um saquinho de diamantes.

Mesmo que em apenas um episódio, “Lost” conseguiu construir a relação de Nikki e Paulo, a ambição e determinação de Nikki versus a insegurança de Paulo, e foi um episódio escrito brilhantemente. Enquanto se encaixam nos eventos da ilha, Paulo acaba descobrindo a mala de Nikki no mesmo lugar em que Kate encontrara a maleta de armas, lá na primeira temporada, no fundo de um lago, mas ele diz a Nikki que “não tem nada lá”, porque ele teme que, uma vez que ela tenha encontrado os diamantes, ela “não precise mais dele”. E, então, ele consegue convencê-la a “parar de procurar pela mala”, o que parece funcionar por algum tempo… os diamantes ficam escondidos por Paulo em uma descarga na Estação Pérola, que ele e Nikki encontraram em suas andanças pela ilha em busca da mala, e, inclusive, Paulo presencia uma conversa de Juliet e Ben sobre como vão “recrutar” Jack.

EU ADOREI ACOMPANHAR TODOS ESSES DETALHES.

“Exposé” é um episódio independente, mas conduzido de maneira incrível, além de servir para “relembrar” uma série de acontecimentos interessantes e mostrar pequenos bastidores de momentos, como o Ben planejando usar Michael para levar Jack e os demais até ele e, então, convencer Jack a fazer a sua cirurgia, explorando o que importa para ele emocionalmente. Aos poucos, tudo vai vindo à tona enquanto, no presente, o funeral deles é preparado e uma cova é cavada – as cenas do presente também trazem uma coisa importante: Charlie contando para Sun que foi ele quem a sequestrou, naquela ocasião em que ela pensara que tinha sido atacada pelos Outros… e que a ideia foi de Sawyer. É importante que Charlie tenha contado isso para Sun, de certa maneira, mas também dá a sensação de que o roteiro está tentando “fechar o ciclo” para Charlie.

E é exatamente o que eles estão fazendo… Desmond já nos avisou.

O mais surpreendente do episódio foi o interessante plot twist de quando chegamos ao dia da morte de Nikki e Paulo, apenas algumas horas antes do funeral que está acontecendo na praia, quando descobrimos como eles morreram… e, pior: quando descobrimos que eles não morreram de fato. Nikki, depois de descobrir que Paulo mentira para ela e já tinha encontrado os diamantes, usa uma aranha do Dr. Arzt para paralisá-lo e, então, encontrar os diamantes que ele deve ter escondido com ele, mas o que Nikki não imaginava, é claro, é que ela também acabaria sendo picada por uma aranha cujo efeito do veneno é similar ao da Medusa, paralisando as pessoas por umas oito horas aproximadamente… então, quando Hurley e Sawyer “encontram” Nikki, ela não está morta de verdade, apenas paralisada e com os batimentos muito baixos…

Parecendo morta.

Achei um dos finais mais macabros e angustiantes da série – mas também é uma espécie de “castigo”, porque Nikki chega correndo na praia tentando dizer “Paralyzed”, e por poucos segundos não consegue terminar o que queria dizer… se ela não tivesse parado para enterrar os diamantes antes de correr para a praia e pedir ajuda, ela não teria sido ENTERRADA VIVA. No fim, é exatamente o que acontece, com Nikki e Paulo sendo enterrados vivos, e Nikki ainda abrindo o olho quando já é tarde demais. Deve ter sido uma das mortes mais dolorosas da história de “Lost”, de verdade, e eu adoro a brilhante ironia do roteiro por colocar o Sawyer jogando os diamantes sobre o corpo deles antes de enterrá-los: afinal de contas, os diamantes não valem nada ali, mas eles morreram por eles. Ainda mais irônica que tenha sido o Sawyer a fazer isso…

Quanto ele cresceu desde o início da série, não?

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários