BIA – O medo de Victor

Um Gutiérrez é sempre um Gutiérrez?

Olha, não era para eu estar sentindo a raiva que estou sentindo do Victor, mas vocês devem ter percebido o quanto eu ignoro os vilões de “Bia” durante os meus textos – sinceramente, eu acho personagens como Alex, Mara e Marcos Golden tão incrivelmente estereotipados que eu não consigo nem levar a sério… “Bia” acertou em muita coisa, mas errou com os vilões que são caricaturados até quando deixam de ser vilões, como a Carmín que agora precisa rir (literalmente RIR) no fim de cada frase para demonstrar que é “uma boa pessoa”. Por isso, de tão escrachados que eles são, nem sei se consigo de fato sentir raiva deles… vou falar, hoje, de Victor, um personagem mais realista que não chega a ser um vilão, nem de longe, mas que tem umas atitudes questionáveis e que conseguem me fazer passar raiva – o que, no caso, seria o papel dos vilões.

Victor é uma vítima de António Gutiérrez como toda a família Urquiza – o fato de ele ser uma vítima do pai, no entanto, não o isenta da responsabilidade pelo sofrimento da família de Bia e pelo silêncio que guardou nos últimos 10 anos, mesmo sabendo que estava errado. Movido sempre pelo medo e pela insegurança, a verdade é que Victor foi covarde durante todo esse tempo, independente das pessoas que estivesse machucando enquanto não dizia o que de fato tinha acontecido no acidente. Agora, no entanto, as coisas estão começando a vir à tona, porque Bia, sabendo que Victor estava escondendo alguma coisa, acabou investigando por conta própria e chegando a uma verdade aterradora: que não era mesmo Helena Urquiza quem estava dirigindo na hora do acidente. E isso, na verdade, muda tudo o que eles acreditavam sobre o acidente até então.

O principal problema atual do silêncio de Victor, a meu ver, é no romance de Bia e Manuel. Existe todo o dano que ele causou prolongadamente aos Urquiza, com certeza, mas nesse momento ele está cobrando de Bia algo que ele não tem o direito de fazer. Bia e Manuel estão lutando para estar juntos há muito tempo, e sempre parece que alguma coisa está entre eles… recentemente, por exemplo, foi postado na internet um vídeo sugerindo que Carmín estivesse atrás de Manuel, e é verdade que eles não têm nada e que Bia sabe disso, mas é só mais um lembrete de que, para eles, as coisas nunca são fáceis. Quando Carmín mostra a Manuel o vídeo, ele vai falar com Bia, para poder “explicar” para ela que não existe nada entre ele e Carmín, mas Bia diz que sabe disso – mas não deixa de falar sobre o seu sentimento de que sempre há algo entre eles.

Nesse momento, ela está falando sobre a verdade do acidente – ela descobriu, ela conversou com Victor, mas ele não teve coragem de contar nada a Manuel. Bia sabe que Manuel tem o direito de saber a verdade, mas quando Victor lhe pediu que ela esperasse porque ele mesmo tinha que contar isso ao irmão, Bia respeitou seu espaço… afinal de contas, esse é um segredo de Victor, e cabe a ele dizer a verdade. Mas ele não conta nada a Manuel e, ainda por cima, fica se esquivando de falar com Bia, fugindo da responsabilidade de seus atos. Como Victor parece relutante em atender os seus telefonemas, Bia acaba indo pessoalmente até a casa dos Gutiérrez para falar com ele, e ela diz que não pode continuar escondendo isso do Manuel. Victor lhe pede “tempo”, e então ela responde da melhor maneira possível: “Quanto tempo quer? Um dia? Uma semana? Mais 10 anos?”

BIA MARAVILHOSA.

Muita gente não vai concordar comigo, mas a verdade é que as atitudes de Victor são tão ruins quanto as dos demais Gutiérrez – as motivações são diferentes e as formas de se portar também, mas as consequências são muito parecidas: pessoas sofrendo por causa de uma verdade não dita. Naquele momento, eu mal conseguia controlar a raiva que estava sentindo de Victor, que estava sendo um babaca como qualquer Gutiérrez… Bia tinha todo o direito de cobrar que ele dissesse a verdade, porque ela o respeitara o suficiente para deixar que ele contasse isso a Manuel, mas se Victor não planeja fazer isso agora, ela também está em seu direito de contar a verdade ela mesma a Manuel, porque ela não quer continuar mentindo para ele. Sinceramente, eu não teria a mesma atitude de Bia, porque é necessário bastante sangue frio para conter isso tudo.

Em paralelo, Mariano também confronta António, porque agora que a verdade veio à tona, os Urquiza precisam no mínimo enfrentar os Gutiérrez – eu queria um grande escândalo, uma retratação pública, qualquer coisa que, eu sei, não traria a Helena de volta, mas era uma resposta aos anos de humilhação injusta que os Gutiérrez impuseram sobre eles. António, é claro, age como se fosse o dono da razão e o homem mais correto do mundo, então Mariano diz, espumando, que sabe que era Lucas quem estava dirigindo o carro na hora do acidente, e que António manipulou Victor para que ele escondesse a verdade… se fosse uma novela de qualquer canal que não o Disney Channel, António teria levado um soco do Mariano naquele momento, e o que eu posso dizer: COMO EU QUERIA QUE NÃO FOSSE DO DISNEY CHANNEL NESSE MOMENTO.

Mas tudo bem… as verdades estão vindo à tona.

“Bia” entra em sua reta final.

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários