¿Quién es Quién? – “Tienes que regresar, Leo”

“Nosotros sí somos tu familia. Tú eres Leonardo Fuentemayor”

LEONARDO FUENTEMAYOR NUNCA ESTEVE TÃO MAL – como a novela está chegando ao fim e Chamoy e Ignácio querem impedir a todo custo que as verdades venham à tona, Leonardo é quem está pagando o pato… cada vez mais enlouquecido e dopado, ele não tem forças para reagir e protagoniza algumas cenas muito tristes. Acredito que, dessa vez, no entanto, ao despertar, ele terá uma ideia muito diferente de tudo o que está acontecendo, e fará de tudo para retornar para o lugar que sabe que veio: a casa dos Fuentemayor. E eu não sei qual será sua opinião a respeito de Inês e o restante de sua família, porque ele está inclinado a pensar que fora abandonado quando bebê, e ele ainda vai precisar relembrar tudo o que passou nesses meses com eles e tudo o que descobriu sobre a história da família, para ser capaz de perdoá-los.

Tudo está muito difícil e pesado para Leonardo. A começar por Paloma, que depois de finalmente começar a acreditar nele e chamá-lo de “Leonardo”, foi falar com Ignácio e volta a duvidar da história de “Perico”, e o Sebastián, que está adorando toda essa trama para colocá-lo para baixo… em um momento, Leonardo e Sebastián se enfrentam e Sebastián é um verdadeiro nojento e babaca. Ele se acha um máximo, só porque é médico e “rico”, e diz que “tem condições de dar uma boa vida a Paloma”, mas existem duas coisas que ele não sabe: 1) que o amor e o cuidado são muito mais importantes do que o dinheiro, e isso Leonardo tem de sobra; 2) e se o caso for mesmo o dinheiro, GARANTO que Leonardo tem muito mais que Sebastián. Então, de qualquer modo, Sebastián sai perdendo, e ele precisa abaixar logo essa bola.

O confronto de Sebastián e Leonardo é intenso, porque Sebastián se acha no direito de pedir que ele se afaste de Paloma, e ainda tenta jogar com ele, dizendo que “se a ama tanto”, a deixaria em paz, mas Leonardo responde à altura e diz que está ali para consertar todos os anos de sofrimento que ELE infligiu a Paloma. A briga é intensa, Sebastián o trata com condescendência e como se ele fosse um viciado em drogas, e, quando o manda para a reabilitação, diz que não se importa se ele quiser fazer sua família sofrer, mas não vai deixar que se aproxime da “dele”. Como se Paloma e Cachito fossem sua família… aqueles dois que ele abandonou por ANOS e com quem nunca se importou. Sebastián não entende o conceito de “família”, que é muito mais do que laços sanguíneos. Leonardo quase bate em Sebastián por causa de todo o descaramento, mas Inês e Paloma chegam a tempo de impedir.

Infelizmente.

Leonardo está no limite, mais que nunca, e ouvir Paloma o chamando de “Pedro” é a gota d’água, então ele pede que ela, também, vá embora. Durante dias, Leonardo fica trancado no seu quarto, sozinho, se recusando a falar com qualquer pessoa… e me incomoda muito que Paloma tenha dado ouvidos a Ignácio, porque é uma decepção sem tamanho! E ela provavelmente só “acreditou” por causa da história de “Pedro” ter uma amante: Fernanda. Mas Leonardo está MARAVILHOSO DEMAIS em toda essa sequência, e embora esteja levemente descontrolado, ele está dizendo verdades que precisam ser ditas, com uma eloquência perfeita. Primeiro, ele diz a Paloma que não é possível que, depois de tudo, ela esteja acreditando mais em Ignácio do que nele, e quando Paloma diz que o ama com todo o coração, mas “a situação é difícil”, ele responde:

 

“Está dizendo que me ama, mas não é capaz de confiar em mim. Se dá conta que isso é uma contradição?”

 

Leonardo <3

Enquanto Leonardo se fecha, então, Paloma se desespera, porque quer acreditar nele, mas acha a situação toda complicada demais, e tudo se intensifica quando Inês conta o que descobriu, quando conheceu Humberto Fuentemayor, que tem um filho chamado “Leonardo”, e diz que isso tudo não pode ser coincidência… seu filho não pode estar inventando aquilo tudo se existem tantas informações verdadeiras no meio. E eu ADORO como Inês defende o filho, seja ele “Perico” ou “Leonardo”, PORQUE MÃE É MÃE. Ela deu um show de amor em Paloma, sinceramente – ela diz a Paloma que se Ignácio mentiu sobre tanta coisa, certamente também está mentindo sobre isso, e ela sabe que seu filho é BOM e nunca seria capaz de extorquir alguém. Enquanto isso, Chamoy aproveita a reclusão de Leonardo para dopá-lo ainda mais, com a ajuda de Sara.

Chamoy entrega à mãe uns chazinhos, dizendo que “são para o bem de ‘Perico’”, e infelizmente a tapada da Sara acredita nele. Novamente, então, Leonardo é atormentado por pesadelos em um sono inquieto enquanto se revira na cama e sua doentiamente, revivendo memórias traumáticas recentes e as pessoas dizendo que ele está louco. Quando ele desperta, ele está fraco, distante, ainda dopado, mal conseguindo levantar a cabeça… Inês o descreve como um “zumbi”. Inês e Paloma eventualmente descobrem as ervas e ficam bravas com Sara, a repreendendo, e param de administrá-las imediatamente. O efeito, no entanto, ainda continua por um tempo no corpo de Leonardo, e durante os mais recentes sonhos, ele acaba se lembrando o endereço de sua verdadeira casa, número 3468, enquanto tem uma espécie de “alucinação”.

No seu último sonho, Nora aparece para ele na frente de casa, dizendo que está feliz em vê-lo, perguntando onde ele esteve, e dizendo que todos sentiram sua falta. Então, Nora diz a Leonardo que “ele tem que voltar”, e lhe mostra a casa, dizendo que ali estão todos que o amam, como ela e Humberto… ouvimos a voz de Leonardo perguntando por sua “mãe Inês”, mas Nora diz que eles não estão ali, porque eles o abandonaram quando ele ainda era um bebê: “Nosotros sí somos tu familia. Tú eres Leonardo Fuentemayor. Y esta es tu verdadera casa. Tienes que regresar, Leo. Tienes que regresar”. Finalmente, agora, acredito que as memórias estão completas, e Leonardo pode voltar para tentar reaver a vida que lhe foi roubada… isso quando ele tiver forças o suficiente para não mais parecer um zumbi, ou alguém que “está no mundo das nuvens”.

Leonardo está voltando.

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários