A Favorita – O sequestro de Flora

“Você esteve com a Flora? Ela está em São Paulo?”

Gonzalo está exausto de Flora rondando a sua família e, mais ainda, da Irene a defendendo como se ela fosse inocente e Donatela fosse a verdadeira assassina de Marcelo… para Gonzalo, não existe dúvidas de que o julgamento foi justo, Flora foi condenada com razão e Donatela é parte da família; para Irene, essas certezas nunca existiram, e quando Flora saiu da cadeia e a procurou, ela não demorou para pender para o seu lado. Agora, Lara também está envolvida em toda essa confusão, Irene acha que Flora tem o direito de tentar se aproximar de sua filha, e Gonzalo resolve fazer alguma coisa para acabar com toda essa história de uma vez por todas – é interessante como João Emanuel Carneiro brincou com coisas estabelecidas em novelas ao longo de anos e, independentemente de quem estivesse dizendo a verdade, qualquer lado que se diz “bom” faz coisas condenáveis.

Quando Gonzalo vai atrás de Flora para ameaçá-la, ela se defende dizendo que pagou sua pena integralmente e não deve nada à justiça; vive uma vida direita, não tem medo de nada, mas Gonzalo a ameaça, diz que, com as suas posses, o que pode fazer contra ela é ilimitado… por isso, ele diz que vai acabar com ela se ela voltar a se aproximar de sua família. Irene, por sua vez, continua se encontrando às escondidas com Flora, e Gonzalo as segue em um desses encontros. O confronto é intenso, Gonzalo diz à esposa que ela tem que fazer um novo tratamento psiquiátrico, enquanto Irene, exaltada, diz que quem matou o Marcelo foi a Donatela… para Flora, Gonzalo dá 24 horas para ela sumir da cidade, ou “acaba com ela”. Passado o prazo, Gonzalo a encontra na faculdade de Lara, e quando ela diz que não foi embora e que tampouco vai, Gonzalo a ameaça mais uma vez e, dessa vez, ele vai fazer algo

Assim, Gonzalo encomenda o SEQUESTRO de Flora, e tudo começa com um “serviço de quarto” que droga Flora… eu gosto de como a novela continuamente nos dá motivos para detestar quem é que esteja contra Flora, e imagino o quanto João Emanuel Carneiro se divertiu pensando nisso tudo e na revelação do futuro! Flora desperta zonza, vendo embaralhado e com uma mensagem pichada na parede à sua frente: “Da próxima vez, você não vai acordar”. Ela está presa em um mausoléu (por algum motivo, isso tudo me lembrou “O Fantasma da Ópera”), uma situação bastante dramática e eu tenho que dizer que eu amei toda a sequência, o cenário, o drama… ela acaba se salvando quando uma procissão funerária chega ao cemitério, e então ela liga para Lara, dizendo que “quer entregar uma carta que o pai escreveu para ela”, mas Lara diz que não vai encontrá-la…

Donatela a ouve gritando no telefone, só não sabe que é com Flora.

Mesmo assim, Donatela resolve seguir a filha, e é assim que ELA VÊ FLORA ENTRANDO NO CARRO DE LARA, e eu só posso imaginar o desespero e o desconcerto. Donatela tenta perseguir o carro de Lara, mas acaba sofrendo um acidente ao “enfiar o carro em uma cabine de polícia”, e é o Zé Bob quem consegue livrar Donatela de ir diretamente para a delegacia naquele momento… de qualquer maneira, ela terá que depor. Assustada com o que viu, Donatela diz que não quer ir para casa, e acaba na casa de Zé Bob, que lhe oferece uma água com açúcar, enquanto escuta a perua desabafar sobre como o seu mundo está desmoronando, sobre como ninguém gosta dela de verdade, e sobre como foi traída até pelas pessoas que ela amava… Zé Bob até a convida a ficar mais tempo, mas ela agradece a água com açúcar, o carinho, e diz que precisa ir embora.

Afinal de contas, ela vai querer fazer algo!

Flora aproveita que Lara foi encontrá-la depois do telefonema e conta que Donatela e Gonzalo a sequestraram e, por isso, ela precisa desaparecer por um tempo, e Lara finge que não se importa com isso, diz que não vai sentir sua falta… antes de ir, Flora deixa para Lara uma carta de Marcelo e uma foto dos três, dizendo que voltará a procurá-la quando estiver de volta em São Paulo. Levemente transtornada, Lara volta para casa e confronta o avô, perguntando se é verdade que ele sequestrou Flora, e ele nem faz questão de mentir: “Você esteve com a Flora? Ela está em São Paulo? Como você sabe disso?” Quando ele tenta negar, já é tarde demais, e eu ADOREI a Lara dando uma lição no avô, dizendo que a partir do momento em que ele faz uma barbaridade dessas, ela é obrigada a dar razão à Flora… a impressão que dá é que ela está mesmo certa, que é a vítima.

Lara diz que, dessa vez, o avô foi longe demais… e é assim que eles jogam Lara nos braços de Flora!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários