Álbum “BIA”: GRITA

“Do teu lado eu me sinto bem!”

Levando o nome da melhor música da temporada, “Grita” é o terceiro álbum de “Bia”, e o único da segunda temporada, com 12 músicas e aproximadamente 40 minutos de duração. O álbum foi lançado em 06 de março de 2020, pouco antes da estreia da temporada, e trouxe como singles as músicas “¿Cuándo Pasó?”, “Sentirse Bien” e “Grita”. É um ótimo álbum, que mistura gêneros como o pop, as deliciosas baladas românticas, um pouco de ritmo mais latino como o reggaeton e, é claro, aquilo que já me encantou nos primeiros álbuns de “Bia”: o fato de termos o português e o espanhol dividindo espaço nas canções. Dessa vez, no entanto, não ganhamos nenhuma música completa em português, algo que foi bem forte na primeira temporada (!), mas preciso elogiar o álbum por focar em intérpretes de que gosto mais e deixando mais de lado cantores cujos personagens são insignificantes na trama e que o Disney Channel só tentava promover musicalmente.

É um álbum curto – para uma temporada completa, eu esperava mais, mas isso é um reflexo de uma segunda temporada bem menos musical do que a primeira. Ao mesmo tempo em que eu celebrei a diminuição nos solos de Jandino, por exemplo, eu fiquei triste porque não tivemos, por exemplo, nenhuma música interpretada por Rhener Freitas, e eu adoraria ouvi-lo cantar mais depois de “Déjame Decirte” na primeira temporada (embora ele regrave uma música que é originalmente de Guido Messina para o especial “BIA: Un Mundo al Revés”). Visualmente, o álbum é tão simples quanto o primeiro álbum de “Bia”, “Así Yo Soy”, talvez um pouco mais vivo, mas ainda quase que inteiramente preso à mesma paleta de cores, e é impossível não lembrar, para quem acompanha as novelas/séries do Disney Channel há mais tempo, da capa de “Modo Amar”, o quarto álbum de “Soy Luna”, porque elas são muito parecidas – foi a primeira coisa em que pensei quando “Grita” foi anunciado.

Mas falemos um pouco mais sobre o álbum, as músicas, os intérpretes…

 

SINGLES

 

Como eu já comentei em outras ocasiões, “Grita” É a melhor música desse álbum… eu sempre me encanto por músicas grupais, e adoro ver as vozes do elenco se intercalando. Se a capa de “Grita” me faz pensar em “Modo Amar”, a concepção de ambas canções também são a mesma, e as duas são incríveis – “Grita” é uma música dançante, feliz, com uma ponte e um refrão contagiantes, que sempre me fazem ter vontade de dançar com os personagens e me coloca um sorriso no rosto… não tem como não amar essa música, essa energia, esse povo talentoso que se une para entregar algo que realmente nos instiga a assistir à segunda temporada, nos faz ter saudade dos personagens, do universo. O clipe que foi lançado com o single também é o que chamarei, daqui a alguns textos, de “o melhor clipe de Bia”. Só tenho elogios a “Grita”, não tem como.

 

“Baila, baila y que salga el sol

Baila, báilate esta canción

Muévete y siéntelo

Vívelo con amor

 

Baila, baila y que salga el sol

Baila, báilate esta canción

Muévete y siéntelo

Vívelo con amor”

 

O álbum segue então para um solo de Isabela Souza, e eu aproveito a oportunidade para ELOGIÁ-LA. Eu fico tão feliz em ver uma novela/série do Disney Channel América Latina protagonizada por uma brasileira, fazendo tanto sucesso, ela merece! Isabela Souza é talentosa, é linda e extremamente carismática! E isso se transmite em suas músicas, como em “Sentirse Bien”, a música que mescla o espanhol e o português durante os versos (“Entrar no mar me faz lembrar de você / Eu sei que vou ficar bem”), e que é marcado pelo ukulele da personagem, pelo embalo gostosinho, envolvente… completamente diferente de “Grita”, “Sentirse Bien” é uma música com um resultado, para mim, muito parecido ao da música anterior, porque também coloca um sorriso no meu rosto e faz justamente o que a música promete: ela faz com que eu me sinta bem! A música traduz uma sensação alegre, viva, ensolarada.

 

“Para que te sientas libre sin pena

Baila, fluye y siéntete bien

Entrar no mar me faz lembrar de você

Eu sei que vou ficar bem

 

Eres tú, siempre tú

Eu preciso da sua luz

Quiero ser, hoy seré mejor

 

Eres tú, siempre tú

Com esforço vou triunfar

A tu lado me siento bien”

 

Por fim, encerrando os deliciosos singles desse terceiro álbum de “Bia”, temos a lindíssima “¿Cuándo Pasó?”, que foi a primeira música divulgada da segunda temporada – com um clipe (parcialmente um “Lyric Video”) romântico, apaixonado e apaixonante. Isabela Souza e Julio Peña são intérpretes incríveis, suas vozes se unem perfeitamente, e aqui eles entregam uma balada romântica lindíssima que, não me julguem, mas é muito melhor que “Cuéntales”. É exatamente o que esperamos de uma balada romântica como em grandes filmes que fizeram parte de nossa história, eu sou apaixonado por essa música. Essa música é incrível, e é tudo o que o casal merece, porque seus personagens, Bia e Manuel, são possivelmente o melhor casal das novelas do Disney Channel. Romântica e suave – a representação em música do que é o famoso “Binuel”.

 

“Eres todo lo que quiero, mi único deseo

Yo sin ti no puedo más

Dime cuándo fue que te empecé a amar

 

¿Cuándo pasó?

¿Cuándo me quedé perdido en tu voz?

Y yo, que tanto le advertí al corazón

Que huyera porque eres perfecta y pasó

 

Caí directo en tu mirada y ya no

No hay vuelta atrás cuando se trata de amor

Dime si sientes lo mismo que yo

Dime, ¿cuándo pasó?”

 

“DAME UN BESO”

 

Okay, vamos lá: só eu que acho “Dame Un Beso” extremamente injustiçada? Eu amo a voz de Julio Peña (embora ainda não esteja abaixo de Ruggero Pasquarelli, Jorge Blanco e Agustín Bernasconi, depois que ele se juntou a Max e formou MYA no meu ranking), e “La Última Parada” foi a minha música favorita no álbum anterior – e se “La Última Parada” não teve tanto destaque assim nos capítulos da primeira temporada, ao menos ela ganhou um rápido e ótimo (!) clipe, mas o mesmo não acontece com “Dame Un Beso”. E ESSA MÚSICA É TÃO INCRÍVEL! Muito moderna, dançante e com influências do reggaeton lento (que é uma delícia e está muito em alta), a música é uma das melhores coisas desse álbum e como não houve um texto dedicado a ela durante meus textos da segunda temporada, abro esse espaço nesse texto para dizer: ESSA MÚSICA É INCRÍVEL.

[E merecia um clipe.]

Esse refrão é tão dançante, feliz (essa é a vibe do álbum mesmo, né?), e a voz do Julio Peña está suave como sempre, meio rouca, daquele jeito que a gente adora… poderia continuar o ouvindo cantar por horas.

 

“Baby, bésame

Y deja que los besos hablen

Dejemos que todo esto fluya

Mientras bailamos aquí

Así, así

 

Baby, dame un beso

Baby, dame un beso”

 

DEMAIS MÚSICAS

 

Isabela Souza volta a brilhar em outras músicas do álbum, seja como solista, ou com as outras meninas… “Voy”, por exemplo, é uma música forte, essa menos intimista e com uma pegada mais eletrônica. O ukulele fica para trás e dá espaço à guitarra e à bateria, e é uma música libertadora. Sobre “Voy Por Lo Que Quiero”, eu preciso dizer: por que ela não é apresentada inteira na novela? Descobri aquela parte rapidíssima depois do refrão só quando ouvi ao álbum e, bem, é a minha parte favorita da música toda – e me faz pensar em “Cómo Quieres”, de “Violetta”. Devia ter sido mais valorizada! Por fim, o segundo solo de Isabela Souza, que é “Una Vez Más”, também é uma música mais eletrônica, bastante diferente de “Sentirse Bien”, e ela é brilhante, em qualquer um dos dois estilos. Ela consegue ARRASAR e ser INCRÍVEL em ambas as propostas!

 

“Sé qué quiero, cómo quiero

Cuando quiero y si te quiero

Es porque quiero lo que quiero

Como quiero, cuando quiero”

 

O álbum faz umas escolhas estranhas ao organizar suas faixas, colocando “Aquí Me Encontrarás” como a quarta música, por exemplo. Se “Grita” é a primeira música do álbum, eu acho que combinaria “Aquí Me Encontrarás” para fechar o álbum, porque é novamente uma música grupal, com vários personagens intercalando suas vozes, e tem uma mensagem e um estilo muito bacanas que, em parte, me fazem pensar em produções da Televisa Niños, como minha amada “Cómplices al Rescate”. Ao invés de guardar a empolgante e bonita “Aquí Me Encontrarás” para o fim do álbum (era muito música de encerramento de álbum!), no entanto, a gravadora escolheu deixar as músicas de Jandino, Mara e Carmín para o final e, sinceramente, se não fosse por “Karma”, da Andrea de Alba, eu provavelmente nem escutaria o álbum até o final

 

“No importa la distancia

Aquí me encontrarás

Siempre que haya magia

Aquí me encontrarás

 

No importa en qué galaxia

Aquí me encontrarás

Sincero, valiente

Un amigo que siente”

 

Julia Argüelles tem uma música extremamente escrachada, que é “Harta de Ti”, e sei lá – não é uma música ruim, mas às vezes me incomoda que ela seja tão exagerada, porque faria sentido em um musical onde as músicas estão ali exclusivamente para mostrar os pensamentos e sentimentos dos personagens, mas não é o conceito escolhido em “Bia” na maior parte do tempo. Aproveito para lamentar que Mara não vingou como uma boa vilã: exagerada, com pouco propósito e sem carisma, eu esperava mais dela quando ela começou a ascender durante a primeira temporada, mas agora foi toda trabalhada no exagero e o resultado não é lá dos melhores, infelizmente. Jandino também tem um solo nesse terceiro álbum de “Bia”, e “Déjate Amar”, e eu nunca escondi que ele não é dos meus intérpretes favoritos. Normalmente pulo ao ouvir o álbum.

Se Mara e Jandino não figuram, de modo algum, entre meus personagens ou intérpretes favoritos, a Álex e Carmín vou dar os créditos pelas ótimas músicas. “Los Besos Que Te Dí”, do Guido Messina, é uma música deliciosa… romântica, suave, com o violão, um refrão contagiante e fofo – mas as composições para o Álex sempre parecem destoar do personagem que vemos nos capítulos! Acho que a ideia aqui é associar a música ao que ele supostamente sente por Carmín, mas enfim. Carmín, por sua vez, está em um processo de redenção, está deixando o papel de vilã para ser uma das mocinhas de “Bia”, e sua música tem muito a ver com isso, mas sem ser escrachada como a música de Mara, ou mesmo como a música da própria Carmín na temporada anterior, por isso “Karma” é uma excelente música. Ritmo tranquilo, suave… e Andrea de Alba arrasa.

 

“Me siento mejor

Voy a ser quién soy

Ya fuerte para enfrentar la realidad

Yo ya pagué mi karma

 

Hoy sale otro sol

Mi cambio llegó

No voy a desperdiciar esta oportunidad

Yo ya pagué, yo ya pagué mi karma”

 

No fim, percebi principalmente ao escrever esse texto qual é a proposta desse álbum: ele é feliz, pra cima, transmite uma sensação muito boa… ele foi composto para mesclar gêneros e nos fazer sorrir, porque a maior parte das músicas nos contagia, nos faz pensar que queríamos ser parte disso tudo.

É um álbum alegre, dançante e colorido. Adorei.

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários