Além da Ilusão – O romance proibido de Olivia

“Eu sou o pai da menina que ninguém queria”

Olivia está apaixonada pelo Padre Tenório mais ou menos desde que ele chegara à vila operária. Com pensamentos parecidos, os dois trabalharam juntos várias vezes e se aproximaram aos poucos, e a moça não conseguiu impedir que o sentimento tomasse conta dela – na verdade, Tenório tampouco. Depois de beijá-la durante um delírio de febre causado pela malária, Tenório resolve se afastar por uns dias, tendo que confrontar seus próprios sentimentos e dúvidas, e ele está vivendo um verdadeiro martírio sobre o qual se confessa com um colega padre que é muito legal com ele: ele o acolhe, o aconselha, e fala sobre haver outras maneiras de servir a Deus… se ele ama tanto essa garota a ponto de pensar em formar uma família com ela, então talvez seja o que ele deve fazer, porque uma coisa não anula a outra… ele também estará amando a Deus, sobre todas as coisas.

Achei bem bonito o diálogo do outro padre com Tenório, então ele toma uma decisão: TENÓRIO VAI ABANDONAR O SACERDÓCIO. É tudo um pouquinho rápido, mas já vimos acompanhando o sofrimento e a dúvida de Tenório há algum tempo… agora, ele apenas a oficializou para si mesmo e, ao fazê-lo, tomou uma decisão. Então, ele retorna à cidade com roupas normais, uma malinha e um olhar apaixonado, e Olivia se emociona ao vê-lo, e anda depressa em sua direção, e é uma das cenas mais bonitas de “Além da Ilusão” até o momento, porque, durante a caminhada e quando eles finalmente estão próximos um do outro, eles têm uma conversa imensa sem nenhuma palavra… apenas com o olhar, ele conta tudo, ela entende, então ele a beija, com amor, alívio e, dessa vez, sem culpa… é um beijo lindo, romântico, repleto de cuidado e alegria.

Não esperava gostar tanto assim dessa sequência, mas me surpreendi positivamente – até porque a Olivia é uma das personagens de que mais gosto na novela, talvez por causa da Heloísa, em parte. Tenório vai até a casa de Olivia para conversar com Benê e Fátima, para explicar sobre a sua decisão, sua renúncia e sobre como agora só precisam esperar a aprovação do papa, e então eles poderão se casar… Fátima adverte Olivia de que a vida deles vai ser um inferno, que ela vai ser chamada de “mulher do padre”, que as beatas não vão perdoar, mas ela também sabe que não pode impedir esse romance… e nem quer, é a felicidade de sua filha em jogo. Quando Tenório oficialmente pede a mão de Olivia em casamento e a benção de seus pais, ambos a concedem, até mesmo Benê, que diz que, se não o fizer, “vai matar essa menina do coração”.

Eles vão sofrer… mas o amor vale a pena.

Em paralelo, acompanhamos uma sequência fortíssima com Heloísa, Matías e Leônidas. Leônidas está convidando Heloísa para o cinema, o que deixa o Matías enlouquecido, e então ele surta, dizendo a Leônidas que não quer que ele vá, que é lá que “Heloísa vai engambelá-lo, assim como fez com ele para se deitar com ele na primeira chance que teve”, e então Matías acaba contando a verdade sobre a Clarinha… “Eu sou o pai da menina que ninguém queria”. Leônidas fica agitado, atordoado, a cena é forte, Matías está ensandecido, ele está sem saber direito como reagir, e tudo o que faz é pedir para conversar com Heloísa: ela é quem pode lhe dizer a verdade: “Ele me falou que é o pai da sua Clarinha. Isso é verdade? Ele é o pai da sua filha?” Também atordoada, Heloísa passa alguns longos segundos em silêncio, sem saber o que responder…

Então, ela diz que não acredita que ele teve coragem… de inventar uma calúnia dessas. Heloísa nega veementemente que Matías seja o pai de sua filha, e implora para que Leônidas acredite nela, que essa é só mais uma loucura do Matías, e pede que ele nunca mais repita essa história, porque Violeta não pode ouvir algo assim… Leônidas diz que acredita nela, para que ela se acalme, e garante que a história morre com ele – mas não sei se ele acreditou mesmo… e, agora, ele vai investigar. Enquanto isso, Heloísa vai falar com Matías, perguntar o que ele quer contando isso a Leônidas, e é claro que Matías aproveita para lhe falar um monte de coisas, para falar atrocidades e para chamá-la de vários nomes, mas eu gosto do fato de Heloísa saber exatamente como virar o jogo toda vez: ela também sabe como atingir o Matías quando ele diz essas coisas…

Ela só precisa lembrá-lo de que ele matou a própria filha e culpou um inocente – isso sempre o atormenta, isso sempre faz com que ele tenha um surto, que ele “se esconda”, então Heloísa tem certeza de que o que ela diz é verdade: Matías matou mesmo Elisa… “Eu sei que você é o verdadeiro assassino da Elisa!” Heloísa é forte e incrível toda vez que joga isso na cara de Matías (a atuação de Paloma Duarte sempre impecável, um grande prazer assisti-la!), e isso vai ser extremamente importante para o futuro da trama de “Além da Ilusão”, porque parece que Heloísa vai ser a próxima pessoa a descobrir a identidade de “Rafael” e, sabendo que não foi o mágico quem matou a Elisa, ela vai poder, quem sabe, ajudá-lo a provar a sua inocência. Mal posso esperar para ver Heloísa se unir a “Rafael”… ela é, certamente, a aliada de que ele precisa agora.

Especialmente se o verdadeiro Rafael Antunes despertar.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários