Além da Ilusão – Joaquim e Rafael salvam Isadora

O fim da rebeldia!

Andando com Nelsinho e sua turma, Isadora está quase “irreconhecível”. Ela chegou a ser presa por estourar a vidraça de uma sorveteria e roubar sorvete, e Rafael nem pode ir à delegacia para vê-la e falar com ela, porque teme ser reconhecido pelo delegado – ironicamente, quem vai é o Joaquim, e ele se senta bem em frente a um cartaz de “Procurado” com a foto de Davi, mas não chega a olhar para trás para descobri-lo… felizmente, mesmo sem a presença de Rafael, Isadora tem várias pessoas preocupadas – mas que também não podem fazer muita coisa. Violeta e Heloísa aparecem, por exemplo, e Isadora abraça a mãe desesperada, achando que “ela veio buscá-la”, mas Violeta não vai poder levá-la embora: o delegado quer recolher o depoimento de todo mundo e esperar a chegada do dono da sorveteria… ela vai ter, no mínimo, que passar a noite ali.

E, dependendo de como as coisas evoluírem, ela pode passar de 1 a 6 meses presa.

Infelizmente, eu preciso dizer que A ISADORA ESTAVA IRRITANTE DEMAIS nessa trama toda. De mau-humor e respondona, como se não fosse ela mesma que causou aquela situação (difícil lidar com as consequências, né?), ela trata a Violeta mal, se recusando a ver que errou e, com essa última situação e com essa atitude ainda rebelde, Julinha diz que não pode continuar com a Isadora em sua casa, porque “não tem como colocar cabresto em filho dos outros” – e eu apoio a sua decisão. Revoltada, Isadora diz que para casa ela não volta, então ela foge e faz o quê? Vai atrás do Nelsinho. De todas as pessoas, ela vai justamente atrás do Nelsinho, claramente ainda sem ter aprendido o que todo mundo está tentando lhe dizer… Heloísa, então, diz que a única pessoa que talvez a faça ouvir é Rafael, e Violeta pede a ajuda do rapaz, para que converse com Isadora.

Rafael descobre, com Arminda, o paradeiro de Isadora, e a procura, sério, dizendo que eles precisam conversar – mas Isadora, irritante como está, bufa, fica furiosa com Arminda dizendo que “ela não tinha o direito de ter contado nada” (mais tarde ela busca Arminda para dizer que ela a traiu e coisas assim), mas Rafael é extremamente racional, tentando fazê-la enxergar seus erros… quando Isadora se vangloria de estar no hotel da família de Nelsinho de graça, “desfrutando a vida”, Rafael diz que uma hora essa conta vai chegar, e tudo o que ela faz é rir na cara dela, como se ele não estivesse dizendo coisa com coisa, e novamente dizendo que “não é uma palerma como eles pensam”. Matías errou muito em trancar Isadora no quarto, e ela tem o direito de estar brava com isso, mas esse foi o único erro… Violeta e Heloísa não erraram em momento nenhum.

Elas poderiam protegê-la.

Heloísa é a próxima a ir falar com a sobrinha, tentando colocar algum juízo em sua cabeça, e ela é uma ótima pessoa para isso, porque ela é alguém que Isadora respeita e escuta, e ela fala sobre como concorda que ela não devia ter sido trancada, mas promete que não vai deixar Matías chegar perto dela se ela voltar para a fazenda, e diz que ela chegou a passar a noite no xilindró, e esse caminho que está escolhendo pode ser um caminho sem volta – Isadora até a escuta, chega a chorar, mas ela se recusa a voltar para casa, e uma coisa que ela diz faz muito sentido: ela diz que o pai está cada vez pior, e a verdade é que Heloísa nem ninguém pode com ele. Então como prometer a ela que não será mais trancada? Então, Isadora continua no hotel da família do Nelsinho, e ele tem planos criminosos de dopá-la – felizmente, Rafael o vê agindo de forma suspeita.

Quando Rafael vê Nelsinho conversando com um traficante, ele se aproxima, depois, dizendo que “veio buscar a mesma coisa que o Nelsinho”, e então descobre que ele acabou de comprar um sonífero para dar a Isadora… agora, ele tem que correr para descobrir onde ela está e salvá-la, e ele convoca a ajuda de Joaquim – a segurança de Isadora está acima de qualquer coisa. É uma desesperadora corrida contra o tempo que se resolve surpreendentemente com a ajuda de Mariana (!), e é um alívio ver o Joaquim e o Rafael chegando ao quarto a tempo de salvar Isadora antes que Nelsinho consiga concluir o plano; é um abuso, de todo modo, e Isadora vai ficar traumatizada com isso, porque se lembrará do que aconteceu, mas felizmente Nelsinho não conseguiu ir até o fim, e podemos ver Rafael dando um soco na cara de Nelsinho, o que é satisfatório.

Esperamos muito por isso.

Quando Joaquim vai ver como Isadora está, Rafael pede que ele chame o delegado, para ver a cena do crime, e quando Joaquim sai para fazer isso, Rafael prende Nelsinho à cama com uma algema, dá um último soco nele que o faz desmaiar, e coloca o vidro de sonífero na mesa de cabeceira, para que o delegado encontre tudo quando chegar… antes de o delegado aparecer, no entanto, ele sabe que precisa sumir, o que não passa despercebido pelo Joaquim: o fato de Rafael ter ido embora é suspeito, muito suspeito… de todo modo, Isadora está à salvo e, finalmente, entendeu que todos que a amam só estavam tentando protegê-la e avisá-la do perigo que Nelsinho representava. Chorando com a mãe, ela diz que vai para casa e que “eles sempre tiveram razão”, então pede desculpas, se sentindo estúpida… finalmente, essa trama chegou ao fim.

Mas não o sofrimento de Isadora… agora, ela terá que enfrentar a malária.

Isadora está pálida e fraca quando dá um depoimento ao delegado contra o Nelsinho, e correr atrás de Isadora até o hospital seria a desculpa perfeita para Rafael fugir de dar o seu próprio depoimento, mas ele não tem tempo disso: o delegado entra em seu escritório e tudo o que ele pode fazer é cobrir metade do rosto com um saco de gelo, dizendo que o soco que Nelsinho lhe dera ainda estava doendo… Rafael tem uma história boa para justificar ele ter “desaparecido da cena do crime”, dizendo que era noite de Ano Novo e que ele tinha que buscar o filho, que ficara com uns vizinhos, mas o delegado, “bom de fisionomia”, diz ter certeza de que o conhece de algum lugar, e que “ainda vai se lembrar de onde”, o que parece uma ameaça… e deixa o Rafael morrendo de medo. Agora, no entanto, ele só quer se preocupar com Isadora, que está muito mal no hospital…

E que, delirando de febre, chama o seu nome e quer a sua companhia.

Será a chance de eles se acertarem?

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários