[Series Finale] Universos Paralelos (Parallèles) 1x06 – H-4

Plano final.

QUE SÉRIE MAIS GOSTOSA DE SE ASSITIR! Que felicidade a Disney+ ter me recomendado “Parallèles”, porque é justamente o tipo de série que eu adoro: com uma pitada de ficção científica e um estilo que me fez o tempo todo pensar em “Dark” e “Awake”, embora seja em uma proposta mais leve e, talvez, mais simples que ambas, “Universos Paralelos” é interessante, inteligente, envolvente e consegue entregar tudo aquilo a que se propõe… e faz com que nos apaixonemos por personagens como o Bilal e a Sofia – para mim, claramente os dois protagonistas da série, poderia continuar os acompanhando para sempre (fora que a relação deles me faz pensar muito na minha relação com a minha mãe). “H-4”, o episódio final de “Universos Paralelos”, entrega bastante drama, uma sequência aterradora, uma conclusão emocionante e uma cena final de arrepiar

Tudo o que eu esperava, depois de ter curtido tanto a série!

No fim do episódio passado, Sofia resolveu levar Bilal para um lugar onde suas memórias pudessem ser “estimuladas”: ele vem de um mundo no qual apenas ele e Romane sobraram, e estava no bunker justamente porque acreditava que tinha descoberto algo que podia ajudá-los a voltar no tempo, para antes da realidade se partir durante aquele experimento da ERN – para o seu aniversário com os amigos no bunker. Então, essas memórias precisam voltar a ele para que ele e Sofia possam trabalhar em uma alternativa para o plano original que não deu muito certo, como a Sofia de 2035 contou em uma mensagem que conseguiu enviar para o passado… as cenas de Sofia e Bilal são sempre incríveis: leves, saudáveis, e até os momentos de apreensão, como quando ele se passa por outra pessoa e precisa saber o nome da tese desse cara, são uma delícia de se acompanhar.

Enquanto Bilal está trabalhando ferozmente, com as memórias voltando aos poucos conforme ele vai digitando códigos e tudo o mais, as coisas não saem muito como o planejado no que tange ao Victor – e vemos o Victor atingir o ápice de sua “loucura” em uma sequência na qual ele se tornou um “vilão” completo e poderoso… é bem difícil gostar dessa “versão” do Victor, mas, ao mesmo tempo, eu sinto pena dele: Victor está há anos sofrendo, sendo tratado diferente pelos pais, sendo comparado com o irmão e acusado de tudo o que dá errado na vida da família, sendo mal-interpretado, nunca ouvido, nunca entendido… passar quatro anos naquela realidade em que o Sam desaparecera o tornara ainda mais traumatizado, o que é compreensível: ele estava sozinho em um internato, sem a companhia dos amigos, e com os pais constantemente o acusando pelo desaparecimento do irmão…

Não foi fácil para ele… e, agora, isso tudo vem à tona em uma sequência complicada na qual as coisas podem dar errado como já deram uma vez, culminando na morte de Sam. Victor literalmente sequestra Sam e chama os pais, para uma discussão acalorada, mas na qual coisas que precisavam ser ditas finalmente são ditas… Victor está descontrolado, mas ele precisava ouvir o que ele ouve, e são três momentos importantes: 1) quando a mãe reconhece que, de fato, ela e o marido erraram com ele como pais, e sempre o castigaram porque era mais fácil do que tentar entendê-lo; 2) quando Bilal conta o que aconteceu em sua realidade, mas também diz que está ali por ele, não só por Sam, e que nunca mentiu para ele; 3) quando Romane usa o seu poder para parar o tempo e abraçar um Victor cada vez mais atormentado, e isso o acalma definitivamente.

Pode parecer quase deslocado, quase inesperado, pelo nível de descontrole que Victor acabara de atingir, mas aquela cena do abraço de Victor, Romane, Bilal e Sam funciona muito bem dentro da proposta da série, porque nos remete a uma cena parecidíssima no primeiro episódio, como é brevemente vista mais uma vez, inclusive: os amigos sempre estiveram ali por Victor, sempre o acalmaram, quando ele estava preocupado por causa da escola e tudo o mais, por exemplo. Esse grupo tem uma amizade muito bonita, como eu comentei no primeiro episódio, e é justamente a falta dessas pessoas em sua vida, junto com todo o resto, que transformou o Victor no que o vemos quatro anos no futuro. Agora, talvez ele esteja de volta… e talvez eles possam correr para chegar ao bunker a tempo do próximo experimento da ERN e, com sorte, voltar à sua vida normal.

E eles conseguem.

É quase utópico, mas eu fico satisfeito com esse final feliz para “Parallèles”. Foi bonito ver o grupo de amigos retornar para a noite em que tudo começou, ver que eles estão bem, que a vida vai seguir – e ficamos nos perguntando o quanto eles se lembram e se, por não lembrarem, as coisas não vão acabar ficando ruins novamente… mas não é exatamente o caso. Podemos ver que, lembrando conscientemente ou não, resquícios do que aconteceu permanece com cada um deles, porque Sam já foi acusado de “nunca defender o irmão”, por exemplo, e enquanto os pais gritam com Victor por sair escondido durante a noite em uma cena revoltante (como se o Sam não tivesse ido também!), Sam acaba descendo as escadas e ficando para defender o irmão… o que é ótimo! Naquele momento, temos certeza de que as coisas não serão tão ruins quanto antes.

Para finalizar, temos dois momentos LINDOS no fim da série. Primeiro, quando Bilal desperta no dia seguinte e descobre uma cápsula endereçada para Sofia, e então vemos uma “Sofia do futuro” (apenas três dias no futuro, em outra realidade) contando para aquela Sofia tudo o que acabou de acontecer… o que, é claro, é algo bastante impactante. Depois, aquele momento PERFEITO no qual Romane, Victor e Sam estão na casa de Bilal para celebrar o seu aniversário, entregando presentes, e Sofia traz o presente que comprara para ele e que chegara naquela manhã: aquele momento, aquele presente, é um gatilho para que as memórias retornem, como já fomos informados de que pode acontecer… foi uma cena de arrepiar o momento em que percebemos o que está por acontecer e, enquanto abre o pacote, aquela cena linda do carro retorna para Bilal e todos os demais…

Eles se lembram de tudo. Que final perfeito, emocionante.

Terminei com lágrimas nos olhos… adorei acompanhar essa série!

 

Para mais postagens de Universos Paralelos (Parallèles), clique aqui.

 

Comentários