Além da Ilusão – A humilhação de Dorinha

Fofocas e julgamento.

Isadora está sofrendo mais do que nunca – e olha que ela ainda nem descobriu que o cara por quem está apaixonada é o Davi, o homem acusado de ter matado a irmã, ou que foi o pai quem matou a Elisa, na verdade. Quando Isadora e Davi tentam se casar (um casamento que, de qualquer maneira, não teria valido nada legalmente, já que ele estava se casando com um nome falso, “Rafael Antunes”), Joaquim consegue armar para interromper a cerimônia, trazendo a Iolanda de volta para contar, na frente de todo mundo, que o Rafael transou com ela… atordoada, Isadora corre por horas sem fim e acaba caindo na água… e é resgatada por Joaquim, exatamente como acontecera anos antes, quando ela quase se afogou tentando salvar o Danado. Agora, Joaquim vai se aproximar sendo “a solução de todos os seus problemas”… Isadora está ferrada.

Isadora ainda tem que aguentar provocações e problemas de todos os lados… tem o Joaquim dizendo a ela que o Rafael não vale nada, tem o Matías dizendo que ela precisa se casar de qualquer jeito, se não com o Rafael, com alguém, para “limpar a sua honra”, e a Iolanda, que aparece na casa para “devolver uma camisola” e provocá-la. Sinceramente, eu dei uma passada de pano para a Dorinha batendo na Iolanda naquela cena. O pior, no entanto, ainda está por vir, com uma cartada certeira e cruel de Joaquim: ele envia para o programa de fofocas da Mariana a informação de que Isadora foi flagrada na cama com o Rafael pelo pai, e Mariana anuncia isso para todos ouvirem… e o pior é que a história é tão específica que não fica no anonimato, como a maioria das fofocas que Mariana conta diariamente no seu programa, em um programa que conseguiu com chantagens.

Confesso que achei bastante incômodo assistir àquilo tudo e a repercussão da fofoca vazada. Isadora estava no bar com as amigas quando o programa foi ao ar no rádio, e é uma tremenda humilhação – com direito a uma série de reações que nos mostram que Isadora ainda vai sofrer muito por causa disso… e, enquanto isso, Joaquim ouve o rádio e sorri satisfeito, porque conseguiu exatamente o que queria. Devastada, humilhada e com raiva, Isadora sai do bar e vai imediatamente à casa de Rafael para bater nele, o acusando de ter contado para Iolanda e ela ter vazado a informação pra rádio, mas até a própria Iolanda diz que Rafael não lhe dissera nada, e Arminda tenta acalmar Isadora dizendo que “o mexerico pode ter saído de qualquer lugar”. No fundo, tanto Rafael quanto Arminda sabem que isso só pode ser coisa de Joaquim… mas não podem provar.

E traçar a origem do telegrama não vai levar a lugar nenhum.

Quando chega em casa, Isadora ainda tem que lidar com o Matías, que tem muito a dizer e gritar sobre o que ouvira na rádio e, felizmente, Violeta sai em defesa da filha, gritando com ele e mandando ele parar imediatamente de falar aquelas coisas, “ou então vai mandá-lo para um sanatório” – é claro que Heloísa não perde a oportunidade de dizer que ela já devia ter feito isso. Mas, infelizmente, a sociedade preconceituosa e que adora apontar o dedo para os outros de 1945 (e que, infelizmente, pouco mudou, porque o que as pessoas mais fazem hoje em dia ainda é julgar os outros) pensa exatamente como Matías: Isadora é, por exemplo, “desconvidada” da festa de aniversário de Ritinha, porque os pais da garota a proibiram de ser amigas de Isadora, já que ela “é uma má influência”. Felizmente, Isadora tem Arminda ao seu lado, que fala um monte e as expulsa dali.

Reproduzindo um discurso parecido com o de Matías, as garotas falam sobre “um casamento que conserta os erros do passado”, e é exatamente isso o que Joaquim quer: a oportunidade de se casar com Isadora. Quando ele aparece na casa para mostrar-se preocupado com ela (!), Matías pergunta se ele ainda ama a Isadora, e como sua resposta é positiva, Matías diz que, então, eles vão se casar… feliz, Joaquim diz que “seria o homem mais feliz do mundo”, e a pede em casamento, mas Isadora sai da mesa bufando, furiosa, dizendo que “vão se casar uma pinoia”. Úrsula faz um discurso machista insuportável sobre como Joaquim “ama Isadora demais” e sobre como “está disposto a dar a ela o seu sobrenome, mesmo depois de tudo”, e fala sobre como ela “deveria valorizar esse sacrifício”. E sabemos que Isadora ainda vai mudar de ideia.

Até porque as humilhações não param… ela recebe comentários maldosos, acusações, perde uma cliente, e é “heroicamente defendida por Joaquim”, que, na verdade, encenou aquilo tudo pagando as mulheres para dizerem horrores a Isadora e ele poder passar de bom moço, protetor… Heloísa, sempre esperta, até desconfia dessa história toda, dizendo que “é muito conveniente que ele estivesse lá na hora certa”, e Isadora começa a esbanjar sua estupidez, defendendo o Joaquim e dizendo que ela não o ama, mas Joaquim é uma boa pessoa e nunca faria algo assim. Me causa bastante desconforto os discursos ingênuos de protagonistas assim. Preocupada com a sobrinha, Heloísa pede, por favor, que ela não esteja cogitando aceitar o pedido de casamento de Joaquim, mas embora Isadora não fale ainda sobre isso abertamente, ela está.

E um dos motivos finais é o casamento de Rafael com Iolanda. Isadora sai de casa furiosa, disposta a fazer um escândalo, acabar com o casamento, bater na Iolanda e eu confesso que parte de mim queria que Isadora fizesse isso mesmo… seria justo. Mas ela não o faz, e assiste enquanto Rafael assina os papeis. Então, com o coração partido e as humilhações que está sofrendo na rua, Isadora procura Joaquim para dizer que aceita se casar com ele – deixa claro que não o ama e que “aceita seu pedido em um momento de puro egoísmo para limpar a sua reputação”, mas Joaquim está radiante, o que é meio patético… mas, é claro, ele considera isso uma grande vitória. Desesperado, Rafael tenta contar para Isadora sobre a conversa que ouvira entre Joaquim e Úrsula, sobre como ele só quer se casar com ela por causa da sua herança e vai mandar matá-la, mas Isadora não acredita.

Agora, essa história deve enrolar um tempo.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários