Power Rangers Dino Thunder – Power Rangers Dino Trovão

“With the force of ages, of centuries gone by”

DE VOLTA À TEMÁTICA DE DINOSSAUROS! “Mighty Morphin Power Rangers” estreou em 1993, adaptando um tokusatsu de muito sucesso no Japão, o Super Sentai, e deu início a uma franquia de sucesso que continua muito forte até hoje! Onze anos depois de sua estreia, “Power Rangers” estreia “Dino Thunder” (“Dino Trovão”, na versão brasileira), uma temporada promissora que traz algumas semelhanças a “Mighty Morphin”, dentre elas a temática, o cenário e um dos personagens mais icônicos da franquia de volta (embora nunca tenha sido o meu favorito), e algumas novidades, como a abordagem do tema em si… “Power Rangers Dino Trovão”, a 12ª temporada da franquia, ficou no ar entre 14 de fevereiro e 20 de novembro de 2004, num total de 38 episódios, que utilizam algumas filmagens da versão japonesa original, “Bakuryuu Sentai Abaranger”.

Uma das coisas de que mais gosto em “Power Rangers Dino Trovão” é a retomada da temática de dinossauros – atualmente, talvez essa seja considerada uma temática “batida” (tivemos outras temporadas no tema, como “Dino Charge” e a atual “Dino Fury”), mas que ainda faz muito sucesso, mas, na época, era um tema que não era usado desde “Mighty Morphin”. A abordagem do tema me interessa porque, diferente de “Mighty Morphin”, que tinha os dinossauros mencionados na morfagem e eram a base dos zords dos Power Rangers, “Dino Thunder” tenta trazer toda a questão dos dinossauros mais à tona durante a trama central da temporada, com um professor que é paleontólogo, por exemplo, e um vilão que é meio humano meio dinossauro e que quer transformar todos em “dinossauros” como ele – inclusive, Mesogog é um ótimo vilão na franquia!

Ao mesmo tempo em que tenta uma nova abordagem para a temática dos dinossauros, “Dino Thunder” também retorna a um cenário que tinha sido deixado de lado há algum tempo na franquia e que tem tudo a ver com como tudo começou, lá em “Mighty Morphin”: a escola. Temos uma imagem de “Power Rangers” muito associada ao cenário escolar (pelo menos eu tenho), talvez por várias temporadas terem tratado disso, mas, parando para pensar agora, antes de “Dino Thunder”, a última temporada que usara o cenário como algo regular na trama fora “Turbo” – de “In Space” a “Ninja Storm”, tivemos outros cenários para os Rangers. E é ali no Ensino Médio que conhecemos o trio protagonista formado por três Rangers de cores primárias: Conner McKnight, o Ranger Vermelho; Ethan James, o Ranger Azul; e Kira Ford, a Ranger Amarela.

Gosto do trio principal de “Dino Thunder” – embora o Conner constantemente me irrite por seu temperamento meio explosivo. Interpretados por James Napier, Kevin Duhaney e Emma Lahana, o trio tem uma boa química, e eu tendo a gostar de temporadas que começam com menos Rangers e sabem explorá-los. Mesmo assim, o maior destaque para mim na temporada, em questão de personagem, fica para Trent Fernandez, interpretado por Jeffrey Parazzo, porque ele é o último Ranger a se unir à equipe e tem uma história interessante como o Ranger Branco e, também, como filho de Anton Mercer. Todos os Rangers da temporada ganham seus poderes através de Dino Pedras, que além de serem a base que os transforma em Power Rangers, também dão os Rangers alguns “poderes extras” que podem ser usados mesmo quando estão em suas formas civis.

Por fim, não tem como falar de “Dino Thunder” e não falar de Tommy Oliver – um dos Rangers mais famosos e queridos da franquia, que surgiu como o Ranger extra de “Mighty Morphin” e rapidamente roubou o protagonismo, e que retorna agora como o “Dr. Oliver”, formado em paleontologia e professor do trio principal na escola. Tommy funciona como uma espécie de mentor da equipe e, também, como um dos Rangers extras, o Ranger Preto. Acho interessante que um dos plots principais de “Dino Thunder” seja justamente o do “Ranger Branco do Mal”, porque Tommy também foi apresentado como um “Ranger do Mal”, criado por Rita Repulsa, no arco “Green with Evil” – no entanto, devo dizer que eu gosto mais da trajetória de Trent de Ranger do Mal até parte da equipe do que da de Tommy, mas porque a história é trabalhada ao longo de mais tempo mesmo…

Minha opinião geral? “Power Rangers Dino Thunder” é uma boa temporada. Não figura entre as minhas favoritas, até porque eu sou apaixonado por “Ninja Storm” e tudo o que ela apresenta (os personagens, os visuais, a temática, a história!), e também gosto muito de “S.P.D.”, e “Dino Thunder” acaba ficando ali no meio… acho que pode ser facilmente a queridinha de quem sempre gostou muito de Tommy, que nunca foi o meu caso. Também acho que “Dino Thunder” tem uma Finale bastante decepcionante, que foi difícil de reassistir recentemente e perceber que havia muito potencial não utilizado… de todo modo, a temporada traz bons personagens, vários episódios muito bons e um visual bacana. Acredito que é um momento muito importante para “Power Rangers” como franquia, e vejo que ainda é relembrada com muito carinho por muitos fãs.

 

Para mais postagens de Power Rangers Dino Thunder, clique aqui.

 

Comentários