Lost 3x12 – Par Avion

“I’m your father, Claire”

Um dos plot twists mais legais de “Lost”, embora eu não seja lá muito fã do Jack… “Par Avion”, exibido em 14 de março de 2007, traz um flashback revelador de Claire, enquanto, na ilha, a história se divide em dois núcleos – de um lado, acompanhamos o grupo formado por Kate para resgatar o Jack, que, em sua cabeça, “está sofrendo aprisionado pelos Outros”; de outro lado, vemos Claire tendo uma esperança de resgate, o primeiro plano concreto em muito tempo, enquanto o Desmond tenta impedir Charlie de ajudá-la, por causa das visões que ele tem do Charlie morrendo… não é um episódio tão bom quanto o episódio do flashback do Desmond, por exemplo, mas é um episódio interessante e que tem alguns momentos memoráveis, como a aparição de Christian, e, é claro, aquela última cena que faz todo mundo assistir de sobrancelha levantada.

Assim como Kate e os demais

O episódio começa quando Claire está observando alguns pássaros que voam por ali e tem a impressão de ver o sol se refletir em alguma coisa – ela acredita, então, que aquelas são aves marcadas e que podem ser usadas para entregar uma mensagem fora da ilha: se eles capturarem uma delas, podem escrever algo e colocar em sua pata, na esperança de que alguém, em algum lugar, a encontre, já que as aves são rastreadas… talvez seja o caminho deles para fora da Ilha. Então, Claire pede a ajuda de Sun e de Jin, já que Jin é pescador e pode ajudar com a rede… e é bom vê-los se distraindo com alguma coisa, mesmo que seja uma esperança que parece tão distante. Também gostei de ver um pouquinho da Sun com o Aaron e o Jin olhando – afinal de contas, a Sun está grávida! E eu adoro a Sun e o Jin, qualquer cena deles me deixa feliz.

Enquanto Claire tenta capturar uma das aves, Desmond parece bastante descontente com tudo aquilo – e nós sabemos por quê: ele deve ter visto o Charlie morrer novamente. É a terceira vez, então, que ele o salva! Primeiro, ele o convence a não participar do plano de Claire, dizendo que seria mais seguro “se ele fosse caçar na mata com ele”, mas como Claire e os demais continuam insistindo em capturar uma ave, e atirar para espantá-las não é o suficiente para fazê-los desistir, Desmond resolve pegar uma ave ele mesmo: assim, ele pode dar a Claire o que ela quer e impedir Charlie de, sei lá, escorregar das pedras, cair no mar e quebrar o pescoço quando as ondas o jogarem de volta contra as pedras… porque é o que ele viu acontecer. E, agora, Claire também está sabendo de tudo, e ela diz a Charlie que ele não está sozinho. Mas até quando Desmond vai conseguir protegê-lo?

Nos flashbacks do episódio, voltamos a uma história de Claire na qual ela acabou de sofrer um acidente de carro com a mãe e, depois disso, a mãe fica em coma e é incerto se ela um dia vai conseguir acordar… é uma trama típica na qual Claire se sente culpada porque, pouco antes do acidente, ela e a mãe estavam tendo uma discussão, mas fica interessante quando Christian Shephard aparece, depois de ter pago todas as contas do hospital, e Claire exige saber quem ele é, já que ele parece conhecer a mãe e a tia, e a tia não parece gostar nada dele. E então, mesmo sem a permissão da tia de Claire, Christian diz a verdade: ELE É SEU PAI – uma trama que foi brevemente apresentada há muito tempo, em um flashback do Jack, quando ele descobriu que tinha uma irmã que nunca conheceu… “Lost” colocou aquela cena naquela época, mas sabia o que estava fazendo!

Em paralelo, acompanhamos o grupo formado por Kate, Sayid, Locke e Danielle, enquanto eles tentam chegar até onde acreditam que o Jack está sendo mantido prisioneiro, e é muito legal ver a mitologia da ilha se expandindo – se chegamos a ver o “vilarejo” no qual os Outros moram lá no início da temporada, agora ele é situado dentro da ilha e descobrimos aquelas torres de proteção montadas para protegê-lo, aquela que os sobreviventes precisam encontrar uma maneira de atravessar com segurança, já que Mikhail morre assim que é jogado através dela por Locke, para “verificar se elas ainda estão funcionando”. É toda uma nova era de “Lost” que está se iniciando, e que eu adoro! Inclusive, mesmo protagonizada por Jack, eu adoro essa última cena na qual Kate e os demais acham que finalmente chegaram para salvar o Jack, e ele está lá, todo feliz e se divertindo com os Outros.

O TOM IRÔNICO DESSA CENA, EU AMO!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários