Além da Ilusão – “Fale agora ou cale-se para sempre”

A corrida de Isadora. E ela correu.

Casamento em novela é sempre um momento emocionante… se for no último capítulo, talvez signifique o “felizes para sempre” do casal principal; se for meses antes do fim da novela, certamente é o prenúncio de que algo vai dar errado – possivelmente na própria cerimônia e, se for o caso, certamente durante o “Fale agora ou cale-se para sempre”. Isadora e Rafael, depois de terem sido flagrados na cama por Matías, estão planejando às pressas um casamento, mas estão felizes com isso, porque queriam mesmo se casar – mesmo que, sei lá, casar-se com a identidade de outra pessoa seja UM CRIME, né, Davi? Mesmo com um zilhão de coisas que podem dar errado, “Rafael” está tão confiante de que o destino está sorrindo para ele que, enquanto ele e Isadora arrumam a casa para morarem juntos, ele diz que “nada pode dar errado”.

Ha. Algo que não se diz na ficção.

Inclusive, o maior segredo de Davi está ameaçado. Heloísa, em sua incessante busca por informações a respeito de sua filha, vai à cidade com Leônidas, para visitar um orfanato e, então, ela se depara com um cartaz de “Procurado” com a foto de Davi Jardim… no fundo, nós sabíamos que aquilo não daria em nada, porque Heloísa sempre acreditou que o mágico era inocente e que Matías tinha matado a própria filha, mas, ainda assim, a trilha sonora de suspense e a atuação sempre IMPECÁVEL de Paloma Duarte tornam a cena impactante. E, confusa e atordoada, Heloísa retorna para Campos levando o cartaz consigo, pronta para confrontar o Davi/Rafael imediatamente: “O que você tem pra me dizer a respeito disso, Rafael? Ou seria melhor eu te chamar de Davi?” Esperei muito tempo para ver a Heloísa descobrindo toda a verdade…

Infelizmente, e já comentei isso em outras ocasiões, tenho alguns problemas com “Além da Ilusão”, apesar de gostar da novela como um todo – e um dos meus principais problemas é justamente com o Davi, que é um personagem forçado e favorecido pelo roteiro de uma maneira absurda que é desgastante para quem está assistindo… Heloísa, no entanto, a melhor personagem dessa novela, consegue fazer com que as cenas sejam fortes, intensas e deliciosas de se assistir! Ela pergunta a Davi se ele está atrás de vingança, e ele diz que está atrás de justiça, porque quem matou a Elisa foi o pai dela… então, Heloísa se dispõe a escutar, porque acredita nisso e acha que ele merece esse benefício da dúvida. Então, ele conta toda a história, ela promete que não vai contar para ninguém, e Davi ganha uma nova poderosa aliada, que o acolhe em sua família… com dez anos de atraso.

Amo a Heloísa, então as cenas são lindas. E, como aliada, ela é quem dá sonífero para o Matías não ir ao casamento, por exemplo, achando que isso é o suficiente para que tudo ocorra bem…o que eles não imaginam, é claro, é que Joaquim foi até São Paulo atrás de Iolanda, para trazer a vedete e acabar com o casamento. A cerimônia já começa pelo “Fale agora ou cale-se para sempre”, então Iolanda tem a sua deixa para entrar na igreja, com o Toninho no colo, dizendo que o “Rafael” tem que se casar com ela, e não com Isadora… em seu discurso, ela diz que achou que não tinha mais nenhuma chance com ele, mas saber do seu casamento a deixou mal, e ela mudou de ideia, sobretudo depois que, nas suas palavras, “eles tiveram uma linda noite de amor”. E isso é o suficiente para pegar a Isadora, pelo jeito… é sempre um passo para frente e dois para trás.

Sei lá, talvez esse drama todo já não esteja me empolgando tanto, e eu até entendo a Isadora ficar brava ao saber que Rafael transou com Iolanda, mas tudo me pareceu levemente exagerado de todo modo. Ela diz que “está com nojo dele” e sai correndo, da maneira mais dramática possível, chorando e chegando a tropeçar e cair na rua – e as coisas vão piorar. No fim, achei tudo extremamente cômico, até porque muita coisa acontece depois que Isadora sai correndo: Violeta e Heloísa vão falar com Rafael, Augusta fala com Davi, atrasa o próprio casamento, se casa depois, Matías e Leônidas comem o bolo de casamento e quando voltamos para Isadora… bem, ela ainda está correndo, e tudo o que eu podia pensar era: por quantas horas ela correu? Simplesmente não consegui levar nada a sério… agora, ela passa mal na beira do lago, cai e vai ser resgatada por Joaquim.

A história se repete. Literalmente. Estamos andando em círculos.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários