Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Teteia descobre o segredo de João

“Por que você me trata assim, João?”

O lobisomem está apavorando os moradores do Arraial dos Tucanos e das redondezas desde que fizera sua primeira aparição arranhando a porta da Pensão Pão-Doce dia desses. Quando o César e a Cléo decidem trazer o Saci para dar uma entrevista na rádio, ele acaba falando sobre a criatura que está amedrontando até as criaturas da mata e sobre como eles devem ter cuidado, e então o pânico começa a se espalhar pelo Arraial, até porque, como o Saci diz na rádio, o lobisomem pode ser qualquer um deles – durante um dia, ele é apenas um homem normal. É divertido como os moradores do Arraial começam a apontar dedos e levantar suspeitos, mas os adultos mais céticos começam a desmentir toda a história, dizendo que isso é “invencionice de criança” e que não deve ser levada a sério… mas já tem uma galera que está sabendo sobre o monstro.

É uma pena que o João da Luz tenha se tornado o lobisomem em uma hora tão inoportuna – não que exista alguma hora que seja “oportuna” para ser amaldiçoado como ele foi pela Cuca, mas ainda assim! A Dona Benta fica toda feliz ao receber uma ligação do seu advogado informando que ele localizou os pais do João e, portanto, ela já pode ficar com a sua guarda, e pede que Cléo dê um jeito de contar isso para o João, porque sabe que, apesar de não contarem, eles sabem onde ele está se escondendo… Cléo está feliz quando vai contar para o João que ele já pode ser adotado, mas é justamente no momento em que o João decidiu se isolar de todo mundo. Então, quando ela conta para ele, João diz que não quer mais ser adotado e a manda ir embora, e ela fica toda confusa, pergunta o que aconteceu, mas ele diz que cansou de esperar e pede que ela não o procure mais…

Além disso, Cléo ainda tem que aturar a Teteia a incomodando e dizendo que ela e o João estão namorando (Teteia ainda tem a cara-de-pau de pedir que ela lhe dê os parabéns: “Eu tava doida pra contar pr’ocê, amiga”), e Teteia está em um momento no qual sua vida está prestes a correr perigo – tudo graças à sua obsessão pelo João da Luz! Ela lhe dá uma foto de presente, e é expulsa pela milionésima vez, mas a foto fica na casinha da árvore e, naquela noite, quando o João se transforma em lobisomem, ele acaba no Arraial dos Tucanos procurando por ela… os uivos assustam a todos, dando início à onda de pavor que rapidamente toma conta dos moradores, e ele volta para casa machucado depois de mais uma noite difícil. No dia seguinte, Teteia se apressa a ir até ele no capoeirão, e se assusta ao ver o machucado (“João, o que aconteceu? O lobisomem!”), achando que ele foi atacado pelo monstro.

Teteia, então, o ajuda, cuida dele, ajuda-o a lavar o machucado, mas quando diz que vai ficar ali com ele, João a manda ir embora – é porque ele se transformou em um monstro e não quer machucar ninguém, mas, ainda assim, parece um pouco cruel, depois de a Teteia tê-lo ajudado e tudo o mais, e me julguem o quanto quiser, mas apesar de tudo o que a Teteia já fez de errado até aqui (e foram várias coisas), eu fiquei com pena dela quando ela chorou perguntando por que ele a trata assim se ela gosta tanto dele… ela chega a se declarar para ele, dizendo que o ama de verdade, e diz que se um dia ele mudar de ideia, ela vai estar esperando por ele, e por um momento parece até que ele fica mexido com aquilo – ou ele só fica com pena da Teteia, porque sabe que nunca vai poder corresponder aos seus sentimentos, principalmente agora que é um lobisomem.

No dia do casamento de Marcela e do Coronel Teodorico, João da Luz está pelo Arraial, e quando o pessoal do Sítio o vê e vai conversar com ele, Dona Benta também o vê, e conta animada sobre os seus pais e pede que ele volte para o Sítio com eles, mas ele diz o que dissera para Cléo antes: que não quer mais ser adotado. É uma cena bem triste, até porque todo mundo parece gostar muito do João ali… Dona Benta fala com ele com carinho, o Pedrinho oferece o quarto para que eles dividam, como se fossem irmãos, e a Narizinho até fala que se ele não quer voltar com eles para o Sítio por causa da Cléo, ela não vai mais morar lá, mas nada o faz mudar de ideia. Emília chega a dizer que ele é muito teimoso e “até parece ela”. Fiquei triste pela Dona Benta quando ela diz que no mínimo merece uma explicação e que “ele está sendo ingrato”, mas ele agradece por tudo o que ela fez até agora e vai embora…

Naquela noite, Teteia volta a procurar o João, tentando arrancar dele uma explicação de por que ele não pode ficar com ninguém, e ele a manda embora repetidamente, porque embora a lua esteja encoberta, as nuvens podem sumir a qualquer momento e então ela estará em perigo, mas Teteia é teimosa. Quando a lua aparece e o João se transforma no lobisomem, Teteia descobre o segredo de João. Sua expressão é uma mistura de medo e de preocupação, e eu confesso que fiquei desesperado com o choro de Teteia e sofri com ela, senti pena dela enquanto implorava para que o lobisomem não a atacasse, porque “ele sabia quem ela era”, mas o lobisomem ataca de qualquer maneira e ela precisa fugir. No fim, ela é atacada, desmaia e o Máscara Verde aparece para espantar o lobisomem e levar a Teteia, arranhada, de volta para a pensão…

Com o arranhão no rosto, Cecéu levanta a possibilidade de ela virar uma “lobisoma”.

Será?

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários