Stranger Things 4x03 – Chapter Three: The Monster and the Superhero

Max.

ESTOU COMEÇANDO A FICAR TENSO DE VERDADE! A quarta temporada de “Stranger Things” está construindo sua trama, e eu gostei de “The Monster and the Superhero” fugir da fórmula dos dois primeiros episódios e não mostrar mais um assassinato cometido pelo Vecna – ao mesmo tempo, isso me enche de tensão, porque agora Vecna pode estar indo atrás de sua vítima principal na temporada, e eu não quero acreditar que podemos estar prestes a perder uma personagem querida… com bastante tensão, investigação e a sempre incrível dinâmica entre os personagens, “Stranger Things” continua empolgando, nos prendendo em frente à televisão e nos fazendo ansiar pelo próximo episódio – e, agora, estamos ansiosos para ver o grupo reunido… afinal de contas, eles vão precisar da ajuda da “super-heroína” deles para salvar Hawkins, não?

Eleven, no entanto, não tem certeza de que é uma super-heroína… até porque Mike está agindo como um idiota. Eleven ficou visivelmente incomodada quando Mike lhe perguntou, depois de ela ter merecidamente quebrado o nariz de Angela, “o que ela tinha feito” – até porque isso a faz lembrar de quando ela supostamente causou um massacre no laboratório em que foi numerada como 011. Agora, lembrando-se da pergunta de Mike e de como ele olhou para ela como se tivesse medo dela, Eleven não pode deixar de pensar que talvez ela seja um monstro. O que nós sabemos que não é o caso porque, mesmo tentando ser contra a violência, é impossível defender a Angela – e eu também preciso dizer que foi UMA PAZ assistir a um episódio em que não temos que suportar a intragável da Angela fazendo aqueles comentários maldosos.

O que não quer dizer que Eleven não sofra de qualquer maneira por causa dela… afinal de contas, Eleven ESTÁ SENDO PRESA por ter agredido a garota com um patins – e, infelizmente, parece que ninguém estará disponível para ajudá-la, porque Joyce foi para o Alasca com Murray, para tentar resgatar o Hopper, e Jonathan e Will, embora sejam oficialmente irmãos de Eleven (ou Jane Hopper), também não têm nenhuma autoridade… nem mesmo podem visitá-la quando ela é levada para um reformatório! Felizmente, a injusta prisão de Eleven acaba chamando a atenção de alguém que pode ajudá-la – alguém que já a ajudou no passado, e que agora sabe sobre o perigo que se anuncia em Hawkins, e que oferece a Eleven a chance de voltar a ser a super-heroína de que a cidade e os seus amigos precisam… ele pode ajudá-la a recuperar seus poderes.

Mal posso esperar para ver a El poderosa de novo!

Enquanto isso, em Hawkins, tudo continua tenso – e foi uma delícia acompanhar a narrativa na cidade. O assassinato de Chrissy é, agora, seguido pelo assassinato de Fred, e a polícia não entende bem o que está acontecendo, embora estejam inclinados a acreditar que Eddie é o assassino… então, enquanto uma caça ao Eddie se inicia (felizmente, Lucas consegue não nos decepcionar, como parecia que ele estava fazendo), Dustin e os demais sabem que precisam encontrar uma maneira de achar o Vecna e derrotá-lo, antes que ele continue matando mais adolescentes ou que Eddie seja morto injustamente por algum justiceiro – como o namorado de Chrissy. Vecna, por sua vez, tem sequências interessantes no pavoroso Mundo Invertido, no qual ele observa as pessoas que considera mais “frágeis” em Hawkins, em busca de sua próxima vítima.

Adoro acompanhar os diferentes núcleos de Hawkins. Dustin e Steve são sempre maravilhosos de se assistir, e eles têm uma série de cenas interessantes durante esse episódio – e eu gosto de como a amizade deles nasceu e de como ela funciona com tanta naturalidade, e como ela nos convence em pequenos momentos como quando o Steve manda o Dustin limpar o pé para entrar no carro e, para provocar, o Dustin limpa o pé dentro do carro do Steve. São pequenos momentos assim que fazem com que a amizade pareça tão verdadeira! Dustin e Steve são dois dos meus personagens favoritos em “Stranger Things”, e toda vez que eu os vejo contracenar eu não posso deixar de pensar em como eu poderia assistir a um episódio inteiro só com os dois e amar a série. O diálogo do carro também é bem bacana e acredito que introduza algo importante para o futuro da temporada.

Em paralelo, também acompanhamos uma “nova” dupla se formando: Nancy e Robin. Aparentemente, o romance de Nancy com Jonathan não vai durar muito – e também não é um dos pontos fortes de “Stranger Things”, de qualquer maneira… mas Steve parece ainda ter algum sentimento por Nancy, e Robin faz questão de esclarecer para Nancy que não existe nada entre ela e o Steve. De qualquer maneira, Nancy e Robin é uma dupla promissora e, durante “The Monster and the Superhero”, as duas trabalham juntas investigando o suposto assassino da década de 1950 que matou e arrancou os olhos de pessoas, exatamente como agora aconteceu com Chrissy… então, elas chegam, inesperadamente, a uma matéria antiga que fala sobre como o assassino alega que a casa era mal-assombrada e que a sua família tinha sido assassinada por um demônio.

Os primeiros assassinatos de Vecna?

Max, por sua vez, está incrível… como ela sempre é. Gostei de como, assim como Dustin, ela é uma líder do grupo – e de como ela e Dustin funcionam como líderes, tendo em vista que eles são tão diferentes um do outro. Max é prática e durona, e ela está disposta a entender não apenas o que aconteceu, mas qual era a relação entre Fred e Chrissy… por que o Vecna escolheu os dois como suas vítimas? Para isso, ela pensa em descobrir se Chrissy tinha visto algo que pudesse dar uma dica de quem estava vindo atrás dela, e resolve conversar com a terapeuta da escola a respeito disso: afinal de contas, Chrissy provavelmente não falaria sobre um “monstro”/“demônio” para a polícia, mas talvez falasse sobre isso para a terapeuta na escola… ela só precisa voltar lá e fingir que está interessada em se abrir e, quem sabe, arrancar informações.

O que não funciona… e aqui é que “Stranger Things” introduz a sua trama mais angustiante da temporada: quando ligamos os pontos e percebemos como Vecna está escolhendo suas vítimas e quem pode ser a próxima. Max repara similaridades nos relatórios sobre Chrissy e Fred, falando sobre dores de cabeça constantes, ocasionais sangramentos no nariz, pesadelos recorrentes e histórico de trauma – tudo o que se aplica a ela. Então, assim como aconteceu aos outros dois, Max vê o relógio que avisa que Vecna está vindo e o ouve chamar o seu nome. Agora, eu não sei nem o que pensar, mas espero sinceramente que não vejamos a morte de Max! Ou a série está nos enganando e quer que acreditemos que Max morrerá, para nos surpreender no fim, ou então a quarta temporada foi pensada inteira como uma despedida dela…

Espero que seja a primeira opção.

 

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.

 

Comentários