Avataro Sentai DonBrothers, Don 16 – Darkness Switch

O alter ego de Jiro!

Eu já disse hoje que eu AMO “Avataro Sentai DonBrothers”? “Darkness Switch” é mais um excelente episódio da temporada, e a cada semana eu preciso dizer novamente que eu estou amando acompanhar esse Super Sentai! Depois do retorno de Taro Momoi, Jiro Momotani está tentando entender qual é o seu lugar na equipe e, para isso, ele tenta “se mostrar útil”, fazendo uma série de coisas para todos os membros conhecidos dos DonBrothers (eles ainda não sabem a identidade secreta do Inu Brother, embora Jiro encontre uma maneira de “tentar agradá-lo” também)… mas as coisas não saem lá tão bem, porque ele não causa as boas impressões que estava esperando. “DonBrothers” continua desenvolvendo uma trama ao longo de vários episódios, e eu adoro como a série consegue manter-se fiel ao que Super Sentai é há anos, mas também inovar!

“Darkness Switch” prova que Jiro Momotani é um personagem que ainda vai render muita história boa – eu gostei dele desde a sua primeira aparição (mesmo que nunca o tenha querido como um “substituto” do Taro Momoi, e nunca acreditei que ele de fato fosse ser), mas vimos, nesse episódio, que existem mistérios que o envolvem, e vai ser interessante vê-lo desempenhar esse “papel duplo” durante “DonBrothers”, ou pelo menos um tempo da temporada, alternando entre a sua versão mais “sem noção”, o jovem emocionado que quer virar herói e ser aceito pelo grupo, e a sua versão mais violenta, que ataca os seus colegas, tentando se tornar “o maior herói do mundo”. Além disso, ele ganhou a sua primeira Avatar Gear, de “Zyuranger”, que automaticamente assumiu o desenho do DragonRanger, confirmando que ele não será limitado a cores.

Empolgado para ver suas Avatar Changes!!!

Na tentativa de se sentir parte do grupo, Jiro começa a “perseguir” cada membro conhecido da equipe – e por mais inconveniente (e, digamos com todas as letras: chato) que ele tenha sido, ele tinha uma boa intenção… primeiro, Jiro vai atrás de Taro Momoi, imitando todas as suas ações, até que o Taro se canse, depois de um tempo surpreendentemente longo, na verdade; depois, Jiro vai até o Café Donbura para falar com Haruka e mostrar um mangá que desenhou, e fazo comentário mais infeliz que se possa imaginar, por isso ele foi merecidamente “rejeitado”; então, Jiro vai atrás de Shinichi, tentando recitar haicais, só que sem nenhum talento, na verdade; por fim, Jiro vai atrás de Tsuyoshi, e ele chega a interromper uma reunião que era extremamente importante. Jiro até visita um Tsubasa transformado em Inu Brother para oferecer-lhe comida.

Gosto de como “DonBrothers” consegue, em paralelo a uma trama central, desenvolver pequenos pedaços de uma trama maior, que ainda queremos ver concluídas, sem deixar de lado o clássico “monstro da semana”, mas sem precisar, necessariamente, girar em torno disso… a visita de Jiro a Tsuyoshi, por exemplo, o deixa bastante mexido, se perguntando se Miho por acaso quer terminar com ele. Na verdade, talvez Kijino tenha ficado tão mexido com a sugestão de Jiro porque ele mesmo já estava se sentindo muito mal por ter se tornado um Hitotsuki no episódio passado, e ele chega a pensar em “deixar os DonBrothers”, mas descobrimos que eles não têm essa opção… é Kaito quem explica que eles só podem deixar de ser DonBrothers juntando muitos pontos ou, então, terminando a sua missão… o que quer que aconteça primeiro.

Taro Momoi também está brevemente em evidência nesse episódio, seguindo o seu retorno do episódio passado, e é muito legal ver as “transformações” pelas quais ele passou – para a surpresa de todos, Taro está muito mais amigável desde que retornara… ele é capaz de elogiar sinceramente os seus companheiros de equipe ou de pedir desculpas quando é necessário, coisas que ele não conseguia fazer antes. É um bom avanço para o personagem e, acredito, para os DonBrothers como uma equipe. Também tivemos uma breve cena de Taro Momoi e Sonoi (estou amando acompanhar a trama desses dois!), que começa com o eletrizante e corajoso momento em que Taro deixa de ser Don Momotaro para impedir um ataque de Sonoi, e eles conversam brevemente sobre como Taro ficou sabendo que Sonoi “ajudou” os seus companheiros a resgatá-los.

A trama desses dois promete!

De volta a Jiro… depois de ele ter tentado impressionar todos da equipe e não ter conseguido, ele está jantando com Taro Momoi quando pergunta qual é seu lugar no grupo, se não o substituto de Taro, e Taro o chama de “um companheiro”, o que faz com que ele se transforme. Conhecemos, naquele momento, uma “nova versão” de Jiro, e é interessante como o tom de voz e o próprio tom do episódio mudou quando o “novo” Jiro entrou em ação… agora, temos um Jiro perseguindo todos os membros dos DonBrothers, se transformando em Don Doragoku, e roubando os óculos dos seus companheiros de equipe e, consequentemente, os seus poderes… ele consegue os poderes do Inu Brother, do Saru Brother e, por fim, da Oni Sister – e ele chega a usar os três poderes contra Don Momotaro, se “transformando” em cada um deles… um de seus poderes.

Não acho que todos conseguiriam fazer isso…

Eventualmente, Don Doragoku é confrontado por Don Momotaro e Kiji Brother, mas é “vencido” mesmo por um tapa de Haruka, que o traz de volta ao seu juízo perfeito – e eu fiquei com um pouco de pena do Jiro “inocente” que não se lembra de nada do que aconteceu. Vai ser uma trama a ser explorada no futuro de “DonBrothers”, e estou achando legal esse novo conceito de “ranger do mal”, porque Jiro vai alternar entre dois opostos… a série continua sempre empolgante, apresentando um desenvolvimento de roteiro incrível, novidades que são gostosas de acompanhar e pequenos mistérios que nos fazem querer retornar na próxima semana para continuarmos explorando aos poucos. Já disse várias vezes e digo novamente: fazia algum tempo que eu não estava tão empolgado enquanto assistia a um Super Sentai, e isso me deixa muito feliz!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários