A Favorita – A armação de Silveirinha

Flora vai para a cadeia novamente!

Eu não elogiei o texto de João Emanuel Carneiro hoje ainda não, né? Então vamos lá: MAS QUE NOVELA BEM ESCRITA, MINHA NOSSA! “A Favorita” é uma das minhas novelas favoritas (ah, droga, não foi intencional) de todos os tempos, e eu adoro como a separação entre “mocinho” e “vilão” é tênue. É algo tão forte em novelas, mas que o autor conseguiu mexer com cuidado, tanto antes quanto depois da revelação da verdadeira assassina… já comentei anteriormente sobre como ambos os lados, independentemente de quem está dizendo a verdade e quem está mentindo (lembrando que, em 2008, quando assistimos à novela pela primeira vez, nós NÃO sabíamos… tínhamos teorias e torcidas, que podiam mudar a cada capítulo, mas não sabíamos de fato), fazem coisas condenáveis – coisas que, em novelas mais antigas, não fariam parte das ações de “mocinhos”.

E eu adoro isso!

Nessa parte da trama, o personagem de Cauã Reymond, Halley, ganha um destaque interessante – Halley é filho de Silveirinha e Cilene (a principal testemunha de Donatela), e Cilene quer colocá-lo para trabalhar… chega dos golpes e mentiras de Halley. Então, Gonzalo acaba o contratando para ser uma espécie de “segurança” de Lara, mas sem que ela saiba disso. A função de Halley é segui-la constantemente, frequentar a mesma faculdade, mesma academia, mesmos bares e shows… e, é claro, ele terá uma ajuda de custo para isso tudo além do seu salário, o que eu devo dizer que se mostra um excelente emprego, não? Agora, Halley só precisa se aproximar de Lara e ganhar a sua confiança… e o pior é que o namoro de Lara e Cassiano está todo balançado por causa da Céu, o que quer dizer que está muito fácil para Halley se aproximar dela nesse momento.

Quando Halley e Lara estão juntos, quase nos esquecemos do fato de que é tudo encenado e de que Lara ama Cassiano e deveria ficar com ele – porque o Cassiano é um fofo. Mas também devo admitir que gostei das primeiras interações de Lara com Halley, numa aula de natação que termina com os dois na piscina à noite, pulando de um trampolim altíssimo… os dois acabam se divertindo e compartilhando algo, que é o caminho para uma primeira conexão. Em uma outra ocasião, eles “se esbarram” na faculdade, trocam sorrisos e quem sabe até um clima, mas nos lembramos depressa que Halley está ali à trabalho e à mando de Gonzalo, quando Flora aparece para conversar com Lara e ele liga para Gonzalo avisando… Gonzalo, por sua vez, avisa Donatela sobre a visita de Flora. E Flora está ali para mostrar um extrato bancário de Donatela, com 22 milhões de dólares em uma conta na Suíça!

Suspeito…

Enquanto Lara e Flora estão conversando na lanchonete vazia da faculdade, um homem enlouquecido entra gritando e acusando Flora de um monte de coisas, e então vai para cima dela, enquanto Flora pede que Lara busque ajuda… antes de Lara voltar, o homem já usou a faca para cortar o próprio rosto, e agora ele grita que ela é uma assassina, que o atacou, que tentou matá-lo, e Lara fica assustadíssima… o que é um jogo muito baixo e, naquele momento, eu consegui ter pena de Flora acusada injustamente. Quando a polícia chega, Flora acaba fugindo, com medo de ir para a cadeia novamente, enquanto Lara, transtornada, é levada para depor, e Halley a acompanha – destaque para o momento em que o policial pergunta quem era aquela mulher que fugiu e Lara responde com a primeira coisa que lhe vem à cabeça: “Era minha mãe”. Acho que é a primeira vez que ela a chama assim!

Lara dá seu depoimento, diz que não viu Flora esfaquear o homem, e ainda diz que Flora parecia muito assustada… enquanto isso, Flora chega furiosa em casa, contando tudo para Silveirinha, quando, satisfeito, ele diz que a ideia foi dele – e explica que isso tudo ainda vai reverter a seu favor. Não posso negar que o plano é bom, de algum modo, embora arriscado… e o mais bizarro é ver o Silveirinha jogando para os dois lados, porque ele também conta para Donatela o que aconteceu, e ela acha que ele exagerou um pouco, mas ela tampouco tem a coragem de contar para a filha a verdade… e quando Lara chega em casa do seu depoimento, dizendo que “está se sentindo suja”, Donatela percebe como aquilo joga a seu favor, e abraça a filha dizendo que “ela precisou ver com os próprios olhos para acreditar em quem a Flora é”. Assim, ela usa o plano de Silveirinha a seu favor.

Flora acaba sendo presa por tentativa de homicídio e, naquele momento, EU FIQUEI COM MUITA RAIVA DO SILVEIRINHA E DA DONATELA, não vou negar. Mas, é claro, isso nos proporciona mais um daqueles emblemáticos confrontos entre Flora e Donatela, quando Donatela vai visitá-la: “É claro que você não ia perder a oportunidade de me ver aqui”. Confiante, Flora diz que não vai ficar ali por muito tempo, e diz que sabe que foi ela quem pagou o cara para fazer todo aquele espetáculo, e eu estou adorando essa faceta DEBOCHADA da Flora, como quando ela provoca a Donatela dizendo que ela deve ter pago muito pouco, porque “se pagasse mais ele teria tirado um dedo”. Os confrontos já não acontecem mais como aconteciam no início da novela, e percebemos “A Favorita” caminhar para um lugar em que não tenhamos mais dúvida de quem é inocente e quem é culpada…

 

“Olha só você. Você mal tá conseguindo fingir essa força, essa segurança. No fundo, você sabe que o seu castelinho de areia está indo para o ralo, não sabe? A sua casa tá caindo e você tá dentro dela, Donatela”

 

WOW.

Flora diz à Donatela que está indo embora em breve, mas Donatela pode ir se preparando para vir no seu lugar, porque é ali que ela vai passar o resto da sua vida… presa, sozinha, sem ninguém que queira saber dela, então ela apodrecerá ali, com os ratos. É impressionante como a Flora a atinge com essa fala, como Donatela vai embora sem dizer nada… talvez pela primeira vez. E Flora tinha razão… não tarda muito para que Irene pague a fiança e Flora seja liberada, e ela ainda diz que elas vão virar o jogo, porque eles puxaram a ficha do cara, Antônio Pereira, que a acusou, e ela é extensa. O advogado de Flora vai à casa de Antônio Pereira, expondo seu esquema de pirataria (!), dizendo que ele está em condicional e, se for denunciado, não apenas ele voltará para a cadeia, como terá sua pena aumentada… por isso, ele quer que Antônio vá à delegacia retirar sua queixa e contar a verdade.

Essa história ainda vai dar o que falar!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários