Love, Victor 3x05 – Lucas and Diego

“You’re not good for him, Victor”

Sendo bem direto: eu achei muito ruim. Não gostar de Benji torna episódios como esse bem difíceis de se assistir, mas “Lucas and Diego” faz escolhas péssimas e, a meu ver, só reforça as críticas que eu já fazia durante a segunda temporada de “Love, Victor” a respeito do relacionamento de Victor e Benji, que já expirou… eles precisavam de uma conclusão e seguir em frente. Infelizmente, a última temporada de “Love, Victor” não está sendo uma temporada que me empolga e que eu assisto com prazer, ou que me deixe feliz ou angustiado da maneira correta – antes, eu sentia verdade nas histórias contadas… agora, tudo parece um pouco (ou muito) forçado, como todo o flashback do Benji, o “encontro” péssimo dos dois e a própria conclusão do episódio, embora, nesse caso, o idiota do pai de Benji só quer encontrar quem culpar para aliviar a própria culpa.

Vou ser um disco riscado defendendo o Rahim? Não me importo… não estou nem falando de ele ficar ou não com Victor, porque já estou conformado com qualquer final que a série escolher, mas falo sobre como Rahim é um bom personagem e como Anthony Keyvan atua bem e, por isso, merecia todo o destaque que pudessem lhe dar… a única cena que, para mim, funciona muito bem é aquela cena de Rahim, Victor e Andrew (inusitado, mas muito legal!) na cafeteria, e é uma pena que seja uma cena tão curta que já tínhamos visto quase que na íntegra no trailer da temporada… a série poderia se beneficiar de cenas como essa, mas é só um caminho para que Rahim e Andrew ajudem Victor a melhorar o seu perfil no aplicativo que baixou no episódio passado e, quem sabe, encontrar alguém com quem possa sair e se divertir, nem que seja por uma noite.

Ironicamente (e perversamente, a meu ver, porque foi uma tortura assistir à conclusão dessa história), Victor, com o nome de “Diego”, conversa com um tal de “Lucas”, que acaba sendo o próprio Benji… me encolhi de vergonha alheia e desconforto quando eles se encontraram em frente ao bingo de drag queens, sinceramente. Foi brega, foi forçado e me fez perceber, de uma vez por todas, que o roteiro quer mesmo que eles terminem juntos – o que, naturalmente, eu já sabia, mas tinha esperanças… sabe o Spock dividido entre a sua natureza vulcana e sua natureza humana? Entre lógica e emoção? Minha parte lógica sabia que “Love, Victor” queria que Victor terminasse com Benji… minha parte emotiva se permitiu esperanças, mesmo que talvez eu não tenha notado com clareza. Bom que, agora, eu já me conformo… o que não quer dizer que eu goste.

Ah, e o bingo de drag queens? Victor teria se divertido muito mais com o Rahim!

Teria sido uma cena deliciosa de se assistir…

Victor precisa amadurecer, precisa de um tempo sozinho, precisa se conhecer e o que o faz feliz. E quando eu digo isso, eu não estou querendo dizer “para que ele seja um bom namorado para o Benji”. A verdade que muita gente não quis ver durante a segunda temporada (mas que parecem estar vendo com mais clareza na terceira) é que o Benji é um péssimo namorado e o relacionamento deles era tóxico… mas não por causa do Victor. Os diálogos reforçam a ideia de que “o Victor é ruim para o Benji”, de que “o Victor faz mal para o Benji”, e eu acho isso um tanto patético… Benji parece acreditar que Victor tem culpa nos seus problemas, e colocar isso sobre Victor é uma irresponsabilidade que mostra como ele nunca foi um bom namorado para ele. Infelizmente, para mim não existe mais espaço para a série me convencer e gostar de um final no qual eles terminam juntos.

De quebra, o episódio traz flashbacks do Benji sobre o início do seu problema com bebida e o dia em que ele bateu o carro do pai porque estava dirigindo bêbado… e aquilo mostra claramente que os problemas de Benji começaram muito antes de Victor aparecer – jogar isso sobre ele é injusto e imoral. Tanto da parte de Benji quanto, obviamente, da parte do pai dele, que tem aquela cena revoltante na qual vai à casa de Victor dizer que “ele não é bom para o Benji” e que não devia mais vê-lo, colocando sobre ele uma culpa que é muito mais dele próprio. Afinal de contas, temos duas sequências chocantes e nojentas nos flashbacks que mostram o pai sendo horrível e uma das principais causas dos problemas de Benji: primeiro quando supõe que ele pode ser gay e age daquela maneira; depois quando fala que ele é gay, mal aluno e tem problemas com bebida, “nada como o filho que ele queria ter”.

Sério, a gravidade disso… o pai de Benji é a pessoa mais desprezível que vemos nesse episódio, sim, e tem muita coisa a ser resolvida ali, muita responsabilidade para ser assumida, mas isso não isenta Benji de todas suas atitudes tóxicas que vem apresentando desde a temporada passada – e com tudo o que Benji passou com o pai, ele ainda assim foi incapaz de entender o que Victor estava passando com a mãe na temporada passada e agiu como um babaca em relação a isso, o que ainda pesa muito para mim. Acredito, no entanto, que “Love, Victor” vai fantasiar isso tudo, vai culpar o pai de Benji por muita coisa para inocentar o Benji e tentar vender a ideia de que ele e Victor são “perfeitos um para o outro”. De todo modo, tudo o que eu peço no momento é: nos entreguem um episódio focado em Rahim. Ele certamente tem boas histórias pra contar, lá com o tal tio dele.

 

Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.

 

Comentários