A Favorita – Lara desconfia de Donatela

“Bem se vê de quem você é filha”

Como as coisas podem ser COMPLICADAS, não? Lara cresceu ao lado de Donatela, a amando como sua mãe, mas o retorno de Flora acaba colocando dúvidas em sua cabeça… temos duas histórias trabalhando simultaneamente para que Lara se volte contra Donatela, culminando em uma cena fortíssima na qual Lara diz coisas pesadas e se arrepende quase instantaneamente, mas já é tarde demais – é uma cena tão forte que chega a ser difícil de se assistir, com Cláudia Raia e Mariana Ximenes ARRASANDO na atuação. Uma das histórias que levam a isso é a do homem que Donatela supostamente pagou para acusar Flora de assassinato; a segunda é a de como Donatela supostamente pagou Céu para separar Lara de Cassiano. Ambas levam a confrontos diretos de Lara com Donatela, até que elas cheguem a um ponto insustentável da relação delas.

Depois que Flora é solta da cadeia por ser acusada de atacar um homem, ela leve esse cara para ver Lara e contar para ela que foi um homem à mando de Donatela que lhe pagou 3000 reais para fazer um corte na própria cara e acusar Flora… inicialmente, Lara não acredita, e é realmente estranho que seja a própria Flora levando o homem para lhe dizer isso, mas é aquela história da semente da dúvida: uma vez plantada, não há o que fazer. Lara diz à Flora que não pode saber se não é ela que pagou o homem para vir lhe dizer isso, então a manda deixá-la em paz e vai embora, mas chega em casa confrontando a Donatela, perguntando se é verdade que ela pagou para um homem se cortar e colocar a culpa na Flora, e ela só quer uma resposta: sim ou não. Donatela acaba, então, hesitando e contando que foi o Silveirinha, e diz que ela só ficou sabendo disso depois, mas isso não é o suficiente para isentá-la.

Lara diz que o que mais a espanta é a facilidade de Donatela para mentir, e se pergunta com quantas mais mentiras ela já a enrolou… ela está decepcionada, enojada, e a Donatela fica chorando, desesperada, dizendo que foi o Silveirinha quem planejou tudo, que ela não tem nada a ver com isso, mas é tarde… Lara grita, manda ela parar com essa história, dizendo que não é mais criança e não acredita nisso. É uma cena forte, que termina com a Lara indo embora, e com o Zé Bob abraçando a Donatela e a acolhendo apenas parcialmente, porque ele diz que “ela não devia ter feito as coisas desse jeito”, como se também não acreditasse na história de Donatela de que foi o Silveirinha quem planejou tudo… mas isso é importante para a trama da novela, porque não é de hoje que Zé Bob está desconfiando de Silveirinha, e ele está prestes a descobrir algo…

A segunda trama acontece também por intermédio de Flora, mas dessa vez ela não se mostra a Lara: ela procura Céu para dizer à Lara que ela a separou de Cassiano a mando de Donatela. Lara está arrasada com o fim do seu namoro com Cassiano, e então ela confronta a mãe quando Donatela retorna, feliz, de um fim de semana no Guarujá com o Zé Bob – mas Donatela também tem um timing péssimo, porque ela comenta que está feliz com Zé Bob e que perdeu muito tempo com Dodi, e completa dizendo que “é bom que Lara tenha se separado do Cassiano a tempo”. Naturalmente, isso faz com que Lara exploda. Lara a enfrenta, a acusa de ter separado ela de Cassiano, fala do brinco que ela deu como pagamento, e Donatela nega tudo, procura desesperadamente pelo brinco a que Lara se refere, mas é claro que ele não está ali… mas, naquele momento (e até aquele momento apenas), eu infelizmente também ficaria contra Donatela.

É muito fácil acreditar que ela gostaria de separar Lara de Cassiano… ela sempre falou mal dele, ela já tentou subornar a família, e agora mesmo ela fizera um comentário sobre como “era bom que eles não estivessem mais juntos”. As circunstâncias não jogam a seu favor. Quando Donatela diz que “nunca faria nada para separá-los”, inclusive, Lara resgata a história do suborno e é então que as coisas começam a ficar cada vez mais pesadas, em um crescente de emoção que gera um suspense terrível e no qual nos encolhemos a cada fala, porque sabemos que as coisas sairão de controle e que algumas palavras serão ditas e nunca mais poderão ser retiradas… é impressionante a força dessa cena e a entrega das atrizes, com a emoção das personagens à flor da pele, e um diálogo muito bem escrito por João Emanuel Carneiro. Aquilo me arrepia, me angustia e traz lágrimas aos meus olhos.

O diálogo começa a ficar sério aqui:

 

“Você não confia em mim”

“Não. Eu não confio mais em você”

“Eu tenho que dar o mérito à Flora. Ela realmente conseguiu te envenenar contra mim”

 

Mas isso seria fichinha perto do que vem a seguir. Lara anuncia que está voltando para o rancho, enquanto Donatela diz que ela precisa acreditar nela e não naquela assassina, e então Lara diz algo pelo qual vai se arrepender o resto da vida: Será que ela é mesmo uma assassina? Será que a Flora não tá falando a verdade esse tempo todo? será que não foi você que matou o meu pai? Sentimos o impacto daqui com essa fala, e é um misto confuso de emoções, mas acho que predominou o nervosismo… aquilo doeu em mim, sinceramente, e acho que Donatela tinha TODA A RAZÃO para esbravejar, para surtar, para ficar brava… então, ela expulsa a Lara de casa, e diz coisas igualmente fortes… fala de tudo o que ela fez por ela esses anos todos, sobre como deu todo o amor à filha de uma assassina que matou o homem que ela amava, como se fosse sua filha…

E ela retribui assim… “Bem se vê de quem você é filha. Sangue ruim.

A cada momento nos envolvíamos mais e sentíamos mais as dores daquela cena. Assim que as palavras mais graves foram ditas por Lara ela se arrependeu, é notável, mas não havia o que ela pudesse fazer. De cabeça baixa, sem coragem para olhar para a Donatela, chorando, ela tenta chamá-la de “mãe”, mas Donatela não vai ouvi-la, não vai deixá-la falar… Donatela grita feito louca, manda Lara sair dali, e abre a porta para jogar a mala dela no corredor e para pegar a Lara e empurrá-la para fora também, gritando coisas como Sai daqui! Sai daqui, sua desgraçada! Sai! É uma das cenas mais fortes da novela inteira, certamente, e, naquele momento, eu estava 100% ao lado de Donatela, entendendo a sua dor… Lara mereceu tudo aquilo, e eu não sei o que eu faria no lugar, mas certamente algo parecido ou pior. Mas não vou dizer que a cena não me chocou.

Como não amar “A Favorita”?

Isso tudo ainda ajuda Zé Bob a matar a charada sobre o Silveirinha… ele está desconfiado desde que Donatela contou sobre o dia em que Flora estava no seu prédio e disse que “a única pessoa que sabia que ela ia para lá era o Silveirinha”, e agora outras coisas suspeitas aconteceram, por isso Zé Bob precisa bancar o jornalista investigativo e ir atrás de provas… quando ele consegue tirar o Silveirinha de casa com uma desculpa qualquer, ele aproveita para checar as ligações no telefone de Silveirinha e compara o número com o seu próprio celular, e descobre: SILVEIRINHA ESTÁ CONVERSANDO CONSTANTEMENTE COM FLORA. Então, ele conta para Donatela, que o chama de desgraçado e traidor, e eu devo dizer que eu fiquei com pena da Donatela naquele momento, porque ela devia estar se sentindo horrível… depois da filha desconfiar dela daquela maneira, ela ainda descobre que Silveirinha, a pessoa em quem ela mais confiava no mundo, a odeia.

Agora, o que ela vai fazer com essa informação?

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários