Lost 3x15 – Left Behind

Juliet e Kate!

COMO EU AMO A JULIET! “Left Behind”, exibido em 04 de abril de 2007, é um episódio interessantíssimo e importante para o futuro de “Lost”, quando os Outros decidem se mudar para outro lugar (e John Locke vai com eles!), e Juliet é deixada para trás… Juliet é a melhor adição da terceira temporada da série, e ela nos rende um episódio EXCELENTE com Kate, e eu adoro o fato de o episódio, antes de tudo o que está por vir, mostrar a Juliet trazendo comida para Kate e sofrendo uma tentativa de ataque, da qual ela se sai incrivelmente bem – é irônico que essa cena esteja ali e que se ressalte o fato de que a Kate provavelmente detesta a Juliet, pouco antes de a Kate perceber que os Outros estão se preparando para ir embora e, quando se dá conta, ela desperta na floresta, longe de onde estava originalmente, algemada a ninguém menos que Juliet.

Para onde os Outros foram, por enquanto é um mistério… e vamos ter que aguardar para vê-los novamente, assim como para entender como o pai de Locke está na Ilha, e por que ele decidiu ir embora com eles – apesar de que isso é até fácil de entender, tendo em vista que Locke nunca quis ir embora, então ele tem muito mais a ver com os Outros do que com os sobreviventes do Oceanic 815. Quando vemos os Outros arrumarem as coisas para ir embora, colocarem máscaras de gás e soltarem algo no lugar onde Kate está presa, sabemos que, quando retornarmos a esse vilarejo, ele estará abandonado como se nunca tivesse sido habitado antes… e ficamos intrigados com o fato de que Kate aparece algemada a Juliet na floresta, porque quem foi que a tirou de lá e a arrastou até a floresta? Inicialmente, achei que seria a Rousseau a salvá-la.

A dinâmica de Kate e Juliet é interessante – elas nunca serão melhores amigas, mas elas precisam aprender a “conviver” o suficiente para andarem juntas presas por uma algema… o que elas não fazem lá com tanta maestria, já que elas discordam de tudo e Kate adora jogar na cara de Juliet que ela estava com os Outros e que a prendeu em uma jaula ou a assistiu quebrar pedras o dia inteiro, por exemplo. Juliet, por sua vez, também tem umas coisas para dizer a Kate, e ela a acusa de ser a responsável por ela continuar presa àquela ilha, já que ela tinha uma passagem para fora e teria conseguido sair, junto com o Jack, se Kate não tivesse voltado, como ele pediu que ela não fizesse, e trazido o Locke com ela. Adoro que, no meio da discussão, Juliet conta que Jack a viu com Sawyer e ficou “magoado” (o Jack é bem patético, né?), e as duas brigam feio…

Mas elas precisam parar de brigar quando elas são atacadas pelo Monstro de Fumaça – ou quase. Eu adoro o fato de o Monstro de Fumaça estar aparecendo com mais frequência nessa temporada, e eu amo o mistério que o cerca. São dois momentos em que Juliet e Kate são perseguidas… na primeira, elas se escondem e parecem ser encontradas, mas o monstro vai embora depois de alguns flashes estranhos; na segunda vez, Juliet as guia até aquelas torres que circundam o vilarejo dos Outros, e aqui temos um dos momentos mais legais do episódio: quando Kate se recusa a passar pelas torres, com medo de morrer como Mikhail, Juliet diz que elas estão desligadas, mas como Kate não se move, ela tira uma chave do bolso e simplesmente abre a algema, passando para o lado de lá sem a Kate, e só então a convencendo a vir com ela também.

Então, ela liga as torres e as torres param o Monstro!

O fato de que Juliet manipulou toda essa situação (não a do Monstro, mas o lance da algema e das duas presas na floresta) é uma das minhas partes favoritas de “Left Behind” – e mesmo que eu ame a Juliet (e eu amo a Juliet!), temos que admitir que ela é bastante manipuladora… bem, ela passou três anos com os Outros, ela aprendeu algumas coisas! O seu plano era até inteligente: deixada para trás pelos Outros, ela tentou criar um vínculo com Kate, achou que, se elas fossem obrigadas a ficar juntas, talvez Kate passasse a se importar com ela e “ela não seria abandonada novamente”. Agora, em segurança contra o Monstro, elas buscam Jack e Sayid no vilarejo, e o grupo se prepara para retornar para a praia… ou pra ficar lá ou, quem sabe, para poder vir morar ali. Afinal de contas, não parece que eles serão resgatados tão cedo de qualquer maneira.

Mas Sayid não confia em Juliet… E SAYID SABE LER AS PESSOAS, HEIN?!

Em paralelo, acompanhamos um flashback de Kate que, de certa maneira, se conecta ao passado de Sawyer – a vemos conhecer Cassidy tentando dar um golpe em um posto de gasolina e ela a ajuda, com medo de que um cara chame a polícia, e uma inusitada amizade nasce entre elas… e funciona muito bem! Cassidy acaba ajudando Kate a falar com a mãe, porque Kate quer entender por que a mãe a denunciou para a polícia, e são cenas bastante dolorosas, na verdade, porque eu não sei se alguém consegue ficar do lado da mãe de Kate, sinceramente… pelo menos parece que esse flashback consegue, de certa maneira, encerrar a trama de Kate no passado, e percebemos que é exatamente isso que a série está tentando fazer – quem já assistiu “Lost” sabe o porquê. Gostei da última cena delas, conversando sobre o Sawyer, sem citar seu nome, e a Kate dizendo seu nome real a Cassidy…

Por fim, temos uma sequência BRILHANTE da praia, protagonizada por Hurley e Sawyer – e eles sempre são uma dupla excelente. Hurley diz a Sawyer que o pessoal está organizando uma votação para decidir se eles devem bani-lo ou não, e sugere que ele comece a “compensar tudo o que fez”, se quiser conquistar votos a seu favor, e embora inicialmente Sawyer não lhe dê muita importância, ele acaba se desesperando quando vê que Sun está ainda muito brava com ele e que ele não sabe se virar sozinho se for mesmo banido… então, ele aceita a ajuda de Hurley para “se tornar uma pessoa melhor”, e começa a tentar conquistar as pessoas da praia, em cenas divertidas, como quando ele se desculpa com Hurley pelos apelidos, vai conversar com Claire sobre o Aaron (embora o roteiro pareça ter esquecido que o Sawyer ajudou muito com o Aaron antes, porque o bebê só se acalmava com a sua voz!) e ajuda o Desmond a caçar.

Eu adoro o Sawyer, não tem muito o que fazer… e o Hurley acaba conseguindo despertar o melhor lado dele, o que é muito legal! É BOM ver esse Sawyer mais prestativo – a verdade é que descobrimos há muito tempo que o Sawyer se importa muito mais do que quer deixar transparecer, e o seu medo de ser banido o faz baixar um pouco essa guarda, e é uma delícia vê-lo trazendo um javali para alegrar o pessoal da praia, no fim. É em uma conversa com Charlie que Sawyer percebe que foi enganado, e a conversa que ele tem com Hurley depois É UM MÁXIMO, porque o Hurley o faz ver tudo o que ele fez pelas pessoas naquele dia, como ele as deixou felizes, e Sawyer não pode negar isso… além disso, Hurley parece esperar (e talvez mais pessoas esperem) que Sawyer assuma a liderança, agora que Jack, Locke, Sayid e Kate não estão mais ali.

Eu voto SIM para o Sawyer líder!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários