HIStory: Right or Wrong – Part 2

“Acho que estou apaixonado pelo Shi Yi Jie”

EU ESTOU APAIXONADO POR TUDO NESSE BL! “Right or Wrong”, a primeira história da segunda temporada de “HIStory”, conta a história do romance entre um jovem universitário com sentimentos muito ruins em relação a si mesmo, e um professor rigoroso e aparentemente negligente com a filha, mas que se mostra muito mais gentil e atencioso do que podíamos imaginar quando o conhecemos – e, agora, um está interferindo na vida do outro. Sheng Zhe está fazendo com que Yi Jie dê atenção à filha e volte a sorrir, enquanto Yi Jie pode ajudar Sheng Zhe a parar de reproduzir falas que se enraizaram dentro dele por ele sofrer preconceito por ser quem é. O que mais me chama a atenção em “HIStory: Right or Wrong” são os temas abordados, e a maneira como a trama está sendo conduzida, porque envolve seriedade e, ao mesmo tempo, delicadeza.

É impossível, para mim, não se encantar pelos personagens e não torcer por eles – e cada um à sua maneira especial. Os diálogos são envolventes, o ritmo é excelente, e nos vemos conectados à trama de Sheng Zhe e Yi Jie com facilidade, enquanto a história toca em feridas como toda a história de Sheng Zhe. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo no qual o jovem LGBTQIA+ se sente “diferente” e continuamente julgado por isso… evoluímos muito, em termos de história, nos últimos 20 anos, é verdade, mas, como um homem gay, eu posso dizer que ainda não é fácil, e ver um jovem como o Sheng Zhe reproduzir discursos que foram repetidos para ele por uma série de pessoas que não o aceitam e que o maltratam é bastante doloroso. Por isso, é tão impactante ver a maneira como Yi Jie, mesmo não o conhecendo direito, faz de tudo para que ele se sinta melhor.

O fim do episódio anterior nos mostrou que os dois se conheceram em algum momento do passado – há uns 3 anos, quando Sheng Zhe ainda estava na escola, e Yi Jie o salvou de um cara que estava prestes a abusar dele em um beco… a conversa de Yi Jie e Sheng Zhe depois é fortíssima, e me dói ver o Sheng Zhe chorar e vê-lo achar que “está tudo bem”, e que “ele merece isso” porque “é diferente” – ou, pior, porque é “errado”. Podemos ver o quanto Yi Jie se importa de verdade com o que Sheng Zhe está dizendo, e como pergunta quem é que lhe diz isso: se é ele mesmo ou se são as pessoas que fizeram bullying com ele ou o cara que o rejeitou depois de usá-lo? E eu gosto de como, três anos depois, isso ainda é muito forte em Sheng Zhe, como ele ainda se lembra daquela conversa e do homem que o apoiou… mas ele acredita que Yi Jie não se lembra dele.

Mas Yi Jie se lembra sim.

“HIStory: Right or Wrong” consegue equilibrar a seriedade de discussões pertinentes com momentos que prenunciam um romance, ou apenas momentos leves e fofos nos quais Yi Jie, Sheng Zhe e Yo Yo parecem uma família unida e feliz – sem nunca perder o tom, sem nunca parecer forçado… está se tornando um dos BLs que eu mais gostei de assistir, rapidamente! Os momentos em família do trio são incríveis, e é uma delícia ver cada cena que eles compartilham… cada pequeno sorriso, cada atenção dispensada um ao outro, seja com o Sheng Zhe se preocupando em fazer o almoço para Yi Jie levar para o trabalho no dia seguinte, ou então o Yi Jie o contratando para limpar e organizar o seu escritório, e largando tudo o que está fazendo para correr até ele e segurá-lo antes que ele caia no chão por causa de uma caixa pesada ou algo assim.

A química dos dois é palpável… delicioso de se assistir. E os dois já estão, sabendo ou não, apaixonados um pelo outro – Sheng Zhe não gosta de ouvir as garotas da faculdade falando sobre como o Professor Yi Jie é bonito ou coisas assim, por exemplo (embora eu as entenda perfeitamente, porque eu também estou caidinho pelo Yi Jie, de verdade), sem perceber que o que está sentindo, na verdade, é ciúme. Yi Jie também gosta de ver Sheng Zhe interagir com a filha (vê-lo sorrir realmente me balançou, perdi todas as estruturas naquela cena), e também sente ciúmes de Sheng Zhe, embora também talvez ainda não entenda direito… quando Sheng Zhe está prestes a gravar uma cena de beijo com a amiga, por exemplo, parte de Yi Jie fica tão desesperada que ele acaba gritando “Corta!”, mesmo que ele não seja o diretor do projeto nem nada.

E eu confesso: achei fofo.

E os dois no balanço depois?

“HIStory: Right or Wrong” está sendo brilhantemente construída em detalhes… pequenas cenas que tornam a história que está sendo contada muito mais real. São momentos de interação orgânicas que funcionam incrivelmente bem, seja pelo roteiro bem escrito ou pela boa atuação de seus dois protagonistas… a química faz com que eu me envolva e com que eu acredite naquilo tudo, e adoro o cuidado aos detalhes ao contar a história, como quando Yi Jie se aproxima de Sheng Zhe para tirar uma folha do seu cabelo ou qualquer outra coisa assim e podemos quase ver o coração de Sheng Zhe disparar, sem saber como reagir, ou a maneira como Yi Jie olha para Sheng Zhe enquanto ele está dormindo, e conseguimos entender que tem uma série de sentimentos confusos passando por ele naquele momento, e ele não sabe bem como organizá-los e classificá-los.

Um dos momentos mais fortes do episódio acontece depois de um dia de esportes na escola de Yo Yo (cenas lindas do trio!), quando os três saem para comer em um restaurante e uma dupla bastante inconveniente de outra mesa tira uma foto deles para dizer que “os apoia” e que “amor é amor” ou qualquer coisa assim – bacana que elas não tenham preconceito e tudo o mais, mas elas foram bastante desnecessárias invadindo a privacidade deles daquela maneira. Yi Jie parece não se abalar muito… Sheng Zhe não sabe que ele também é gay, mas, de qualquer maneira, Yi Jie é um homem de 31 anos que aprendeu a não se importar mais com o que as pessoas estão comentando (é tão bom chegar a essa fase da vida). Sheng Zhe, por sua vez, fica bastante incomodado e acaba indo embora sem Yi Jie e Yo Yo, bastante atordoado, confuso, sentindo-se mal…

E, então, Sheng Zhe e Yi Jie têm mais uma conversa importantíssima e muito bem escrita. Remontando à conversa que tiveram há 3 anos, percebemos que Sheng Zhe continua bastante inseguro, se sentindo inferior, e ele diz a Yi Jie que “gosta de homens” e, por isso, é melhor ele se afastar, porque Yi Jie não vai querê-lo perto de Yo Yo, porque “é uma má influência”. É claro que Sheng Zhe está errado, e Yi Jie diz isso a ele, mas dizer essas coisas nos faz pensar no quanto de preconceito que Sheng Zhe, assim como muitas pessoas como ele, enfrentou em sua vida… e isso me machuca de verdade. Me doeu, particularmente, ouvi-lo dizer que “não é normal” e que “é indecente”, porque são os comentários mais comuns que recebemos de pessoas intolerantes… e “HIStory: Right or Wrong” traz isso tudo à tona de uma maneira tão realista que nos impacta.

Yi Jie é um amor, diz que não sabe pelo que ele passou para que se sentisse tão inseguro assim, mas que, enquanto estivesse ali, ele podia ficar tranquilo, e toda essa sequência final fez com que EU ME APAIXONASSE AINDA MAIS pela série e pelos personagens. A força e a sinceridade com que está sendo conduzida! Sheng Zhe acaba indo embora, talvez não de maneira definitiva, mas ele precisa de um tempo sozinho, ele precisa de um tempo para pensar… então, enquanto Yi Jie olha pela sacada para ver onde ele está indo e se lembra do encontro deles há 3 anos (é claro que ele se lembra daquela noite), Sheng Zhe liga para a melhor amiga para dizer que está com um “problema”: “Acho que estou apaixonado pelo Shi Yi Jie”. Eu torço MUITO pela felicidade desses dois, e estou apaixonado por esse BL… mas já sofrendo, por antecipação, por ele ser tão curto.

Vai deixar saudade, mas entrega muito em poucos episódios. Estou fascinado!

 

Para mais postagens de “HIStory: Right or Wrong”, clique aqui.

 

Comentários