BIA – Victor conta a verdade a Manuel

Manuel acredita que o mundo gira em torno dele…

Sempre elogiei a maturidade do casal formado por Bia e Manuel – agora, a apenas 10 capítulos do fim da segunda temporada, no entanto, eles precisam sucumbir a equívocos que vão manchar a história do casal… e, com muito pesar, eu preciso dizer que o Manuel está totalmente errado nessa história. Bia e Manuel são completamente apaixonados um pelo outro, mas eles também sabem que o relacionamento deles, por causa da briga entre as famílias Urquiza e Gutiérrez, é bastante complicado, e agora eles precisam enfrentar uma verdadeira prova de fogo quando Bia sabe algo e não conta para Manuel… na verdade, no entanto, eu acho que Bia foi extremamente respeitosa com Victor durante todo o processo, e eu lhe dou infinitos créditos por isso, porque eu jamais conseguiria fazer o que ela fez, e Manuel está observando tudo de uma ótica bastante equivocada…

…e egoísta.

Bia descobriu, recentemente, que não era Helena quem estava dirigindo na época do acidente, há 10 anos. Ela e Manuel combinaram que não esconderiam nada mais um do outro e, por isso, Bia foi conversar com Victor para dizer que Manuel precisava dizer a verdade e que ela não podia esconder isso dele, mas Victor lhe pediu “um tempo”, alegando que devia ser ele a dizer a verdade a Manuel… a verdade é que Bia não tinha que fazer isso, mas ela fez e resolveu dar a Victor o tempo que ele pediu, o que eu achei extremamente honrado da parte dela. Bia estava respeitando a relação dos irmãos e mostrando a Victor um respeito que ele certamente não demonstrara com a sua família quando mentiu por 10 anos acusando a sua irmã de ter causado o acidente que custou a vida de Lucas. Mas o problema é que Victor está enrolando demais para dizer a verdade.

E nós sabemos que isso vai dar problema ainda.

Quando Victor finalmente toma coragem para dizer a Manuel a verdade, ele acaba não conseguindo… ele começa a falar, diz que Manuel vai odiá-lo quando souber, e então começa a passar mal, uma espécie de crise de ansiedade, e ele acaba com febre, de cama, balbuciando coisas sem sentido sobre o acidente, e ele tem pesadelos com a voz de Helena lhe dizendo que “ele a traiu”. Victor fica transtornado e sofrendo, e ele quase conta a verdade para a mãe, mas o pai aparece bem na hora para impedi-lo, como ele tem feito desde sempre… falei mais sobre isso no último texto, mas resumindo: o Victor já devia ter contado essa verdade há muito tempo; ele também é uma vítima de António Gutiérrez, sem dúvida, mas ele também foi um agente do sofrimento dos Urquiza durante todo esse tempo, e já passou a hora de falar a verdade sobre o acidente.

Eventualmente, quando melhora, Victor chama Manuel para conversar novamente e, dessa vez, ele consegue contar a verdade. Ele começa dizendo que mentiu para ele e que mentiu para todo mundo e que o acidente não aconteceu como todos pensam – então ele conta que quem estava dirigindo era Lucas, e não Helena, e Manuel chora quando a verdade vem à tona, e o meu primeiro instinto foi de ficar com pena dele… afinal de contas, ele passou por bastante coisa recentemente, e é natural que ele fique triste e se sinta traído porque ele confiava muito em Victor e acabou de descobrir que ele mentiu para ele, mas, logo depois, Manuel age de todas as maneiras erradas, e é lamentável – e meio que uma forçação do roteiro. Bia acaba chegando logo que Victor diz a verdade a Manuel, e então Manuel faz um drama dizendo que “Bia também mentiu para ele”.

AH, EU FIQUEI MUITO BRAVO.

Porque eu defendo a Bia nessa história, e vou defender até o fim, e por dois motivos muito fortes. O primeiro deles se refere ao fato de que Bia não mentiu de verdade para Manuel, ela apenas respeitou Victor o suficiente para dar a ele a oportunidade de dizer a verdade a Manuel, como Victor pedira, e essa foi uma atitude muito honesta e bonita de sua parte – o segredo não era dela, afinal de contas. O segundo motivo, a meu ver, é ainda mais forte: Manuel está dizendo que Bia mentiu, está dizendo que não pode confiar nem nela e nem em Victor, mas ele está revertendo a situação de uma forma injusta, fazendo parecer que ele é a grande vítima dessa mentira quando, na verdade, a principal vítima é a Bia e toda a família dela… e Manuel parece convenientemente ter se esquecido disso tudo, e agora ele age de uma maneira bastante egoísta.

Aparentemente, todo mundo errou ao mentir para o “alecrim dourado” – mas eu acho profundamente revoltante que Manuel se ache no direito de ficar bravo com a Bia, COM A BIA (!), quando quem teve a irmã e a família difamada foi ela. Agora subitamente ela é a vilã dessa história porque descobriu a verdade e não contou ao Victor? Achei exagerado, dramático e desnecessário o Manuel começar a apagar do celular as fotos com Bia ou com o Victor, e mudar a sua maneira de agir, seu jeito de se vestir, isso tudo… sempre gostei muito do Manuel, sempre disse que ele e Bia formavam um casal lindo e maduro, mas não tem como defendê-lo em uma situação na qual, sim, mentiram para ele, mas que não lhe diz respeito diretamente – o mundo não gira ao seu redor, mas parece que ele acredita que sim. Nem por um segundo ele parou e pensar o que a mentira de Victor fez com Bia e com a família dela.

Falhou… falhou feio.

Aqui, não dá para te defender, Manuel. Sinto muito.

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários