Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A fuga de Cléo

Um dia no Sítio.

Cléo está vivendo um inferno desde que Marcela se casou com Teodorico e a obrigou a se mudar para lá – como se não bastasse o fato de a Marcela ser um monstro, o Teodorico é um inútil insuportável e o Angico é um babaca. Cléo está mesmo ferrada. Felizmente, Cléo tem uma pequena ajuda de Zequinha, que não pode fazer muita coisa, mas que é um apoio que ocasionalmente se mostra bastante bem-vindo. Como quando Marcela e Teodorico decidem mandar o César sair do Arraial, ameaçando levar o seu bilhete no qual convida Cléo para fugir com ele para a polícia… parece um pouco forçado, mas Teodorico constantemente abusa do poder e manda para a cadeia quem ele quiser, como um ditador (que é o que ele é), então César sabe que ele vai realmente fazer isso e começa a arrumar suas malas para ir embora. Cecéu, então, pede a ajuda do Dr. Saraiva.

Afinal de contas, ele é um advogado.

O Dr. Saraiva já convocou a ajuda de Zequinha recentemente, então ele decide que o neto do corrupto Coronel/Prefeito Teodorico pode ajudar Cléo a pegar o bilhete de Marcela e, sem prova alguma contra César, eles não poderão expulsá-lo do Arraial dos Tucanos. Teteia também ajuda no plano, porque não lhe interessa que César vá embora e “deixe a Cléo livre”, então ela vai falar com Marcela, eu está a cada dia mais descontrolada. Ela expulsa Teteia, mas não é apenas a grosseria que chama a atenção, mas o fato de Marcela literalmente agredir a Teteia puxando o seu cabelo e dizendo que ela não pode ver o Zequinha, mas, felizmente, o Zequinha aparece todo decidido e diz que “até onde ele sabe, a Marcela não tem o direito de decidir com quem ele fala ou deixa de falar”, e eu adoro ver ele tomar essa atitude. Acho que eles conseguiram um bom aliado.

Zequinha arma um plano razoavelmente simples, mas que envolve ele fingir que se engasgou durante o jantar e cuspir todo o seu suco sobre a Marcela – e essa já é uma cena satisfatório de se assistir. Acontece que Marcela está guardando o bilhete de César no sutiã, para que ninguém tente pegá-lo, e isso a obriga a ir para o quarto trocar de roupa, enquanto a Cléo, escondida embaixo da cama, toma o bilhete dela… as coisas ficam bem pesadas quando Marcela a descobre escondida lá embaixo e, agressivamente, a puxa para fora pelo cabelo – a violência é um tanto chocante, acho que não passaria atualmente em um programa voltado para o público infantil. Marcela exige o bilhete de volta, mas, felizmente, isso também foi coberto pelo plano, já que Cléo diz que “não pegou nada”, e Marcela fica contente em ver que continua em posse de um bilhete

Ela nem verifica para perceber que é um bilhete falso.

Com raiva da atitude de Cléo, Marcela proíbe Cléo de sair de casa, inclusive para ir para a escola, e leva o bilhete direto para a delegacia – felizmente, o bilhete é o poema da batatinha quando nasce, o que a faz passar um papelão na frente do policial… então, ela exige que Teodorico expulse o César da cidade de qualquer maneira, e como o bilhete original já chegou até ele, César ri na cara deles dizendo que eles não tem esse poder e vão ter que engoli-lo. Sério, tem como não amar o César? Mas também valorizemos o Zequinha, que pensou em tudo e fez o plano funcionar, e ainda consegue levar a Tambelina e a Emília, disfarçadas de amigas roqueiras da cidade, para visitar a Cléo, depois de tirar o Angico de casa dizendo que “a Teteia está esperando por ele”. O Zequinha é um amigão, e ainda fica na porta cuidando para que ninguém apareça.

Emília decide que Cléo precisa voltar para o Sítio com eles, e é tudo o que Cléo mais quer, para fugir do inferno que é viver naquela casa, mas Zequinha diz que vai ajudar o Dr. Saraiva a juntar provas contra a Marcela para que ela possa se livrar das garras maldosas da madrasta, mas é preciso ter paciência, e Tambelina o apoia, dizendo que não é sábio fugir agora, como a Emília sugere, porque eles não sabem o que a Marcela seria capaz de fazer quando descobrisse, e isso pode atrapalhar os planos de Saraiva no fim das contas… mesmo assim, Emília acaba convencendo a Cléo e ela foge de casa, de volta para o Sítio do Picapau Amarelo, para um lugar onde ela não é constantemente maltratada e onde as pessoas de fato se preocupam com ela. Cléo deixa tudo preparado para que Marcela pense que ela está dormindo, um plano que não pode durar para sempre, mas lhe ganha um tempo.

Quando Marcela finalmente descobre a fuga de Cléo, só no fim do dia, ela imediatamente surta e se volta contra o Zequinha, dizendo que sabe que ele a ajudou, e é impressionante como o babaca do Angico fica a favor da Marcela, que chega a agredir seu irmão (!), dizendo que “é bom para o Zequinha aprender a não se meter em coisa que não tem nada a ver com ele”. Enquanto isso, Cléo curte uns poucos momentos de paz no Sítio, enquanto o Dr. Saraiva promete que vai ajudá-la, e também garante que Marcela não vai impedi-la de ir à escola, porque a lei garante esse direito a Cléo e, se Marcela fizer isso, é o suficiente para que ela perca a guarda da menina. Quando Marcela aparece no Sítio para buscar a Cléo, Saraiva a adverte do lance da escola (não sei se ele devia ter falado, podia ser uma denúncia que salvaria a Cléo já) e Dona Benta tem palpitações de nervoso…

Naquela noite, Cléo dorme no Sítio, mas é levada de volta ao Arraial na manhã seguinte.

De volta ao inferno com a Marcela, o Teodorico e o Angico.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários