Além da Ilusão – Matías prende Isadora

A história se repete.

Joaquim e Rafael estão em uma aparente “trégua”, para proteger Isadora de Nelsinho, mas eles têm ideias muito diferentes do que precisa ser feito para isso – o que é importante, porque mantém a inimizade dos dois intacta. Com Isadora rebelde e sem querer escutar ninguém (Violeta tenta colocar algum juízo na cabeça outrora tão no lugar de Isadora, sem sucesso), Joaquim acaba apelando para Matías, e, enlouquecido, Matías vai até o bar no qual Isadora está jogando sinuca e mascando chiclete (!) para buscá-la, e a cena é inusitadamente boa, até porque, como eu sempre comento, a atuação de Antonio Calloni é brilhante. O que Matías está fazendo não é certo, e remonta a algo que causou uma tragédia na família no passado, mas, em termos de teledramaturgia, a sequência é incrível! Matías está furioso, manda Isadora cuspir o chiclete, a pega pelo braço com força, diz que “ela desobedeceu a mãe”.

É interessante o toque estranho de “lucidez” que existe nas ações de Matías, mesmo quando ele parece mais descontrolado – foi assim com o sequestro recente de Violeta, no qual ele “interpretou” um juiz, e agora quando ele busca Isadora e diz que “já perdeu uma filha e não vai perder outra”. Então, Matías leva Isadora para casa, a joga dentro do quarto e tranca a cena, em uma reprodução da cena do início da novela, na qual ele fez o mesmo com Elisa para que ela não saísse para encontrar o mágico… Isadora está desesperada, Matías está descontrolado e Violeta está confusa, tentando racionalizar com Matías, sem nenhum tipo de sucesso, porque ele está fora de si… ele se planta na frente da porta e diz que não vai mais sair dali, o que quer dizer que não adianta ninguém falar nada, porque nada vai fazê-lo mudar de ideia e soltar a filha.

Posso dizer o que eu sempre digo? EU AMO A HELOÍSA COM TODAS AS MINHAS FORÇAS! E ela é a única sensata ali… maravilhosa como sempre, e furiosa com toda a situação, ela diz umas verdades cheias de raiva, porque Leônidas parece querer esperar até o dia seguinte, e Violeta não quer fazer nada porque “prometeu ao Matías que não o internaria” e coisas assim, e Heloísa enfrenta os dois, grita com eles, e diz que o Matías “vai acabar matando alguém e acabar os dias dele em um manicômio judiciário, e os dois vão ser cúmplices de um assassinato”. Sério, O TEXTO DA HELOÍSA É PERFEITO DEMAIS, E A ISSO SE JUNTA A ATUAÇÃO IMPECÁVEL DE PALOMA DUARTE – como não amar essa personagem? Para mim, poderíamos ter apenas a Heloísa em “Além da Ilusão” que a novela valeria 100% a pena. E eu adoro que Heloísa diz as verdades e sai…

No dia seguinte, Isadora está em um estado deplorável, e Violeta tenta intervir por ela, porque prometera que o castigo terminaria naquele dia, mas Matías não permite, diz que “não vai perder outra filha”, e Isadora solta um “Eu não sou a Elisa!”, introduzindo outra cena fortíssima e traumatizante, quando Matías responde: “Cala a boca! Não fala da sua irmã! Se ela tivesse ficado trancada como eu deixei, ela não tinha morrido. Foi porque você me desobedeceu, foi porque você abriu a porta que o mágico acabou com a vida dela”. São momentos como esse em que eu sou lembrado de que a Isadora tem, sim, seus motivos para rebeldia: eu imagino o tamanho do TRAUMA com que essa garota cresceu, porque não basta ter perdido a irmã de maneira trágica e, de certa maneira, o pai, ela ainda precisa ficar ouvindo que “tem culpa pela morte de Elisa”.

Isso atormenta qualquer um

Violeta se revolta como se revoltara antigamente, dizendo que não admite que Matías a acuse de ter “ajudado a matar a Elisa”, mas Violeta não consegue fazer nada para soltar Isadora, que continua trancada no quarto, com Matías plantado do lado de fora da porta – por isso, eu realmente acho que fazia sentido a Isadora escapar… e ela escapa com a ajuda de Rafael, quando Joaquim conta satisfeitíssimo o que fez e diz que “Matías trancou a Isadora no quarto”. Inconformado e achando um absurdo que Matías tenha feito isso, Rafael vai escondido até a fazenda, abre a janela pelo lado de fora e ajuda Isadora a fugir – e Isadora acaba indo para um lugar seguro, porque ela se refugia com Arminda e Julinha, que chegam a avisar Violeta sobre o paradeiro de Isadora, para que não se preocupe, e Violeta só pede que elas cuidem de Isadora até ela querer voltar.

Mas Isadora garante que para casa ela não volta.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários