HIStory: Right or Wrong – Part 1

Traumas e omissões.

QUE ESTREIA INCRÍVEL. É a primeira vez que eu estou assistindo “HIStory”, um dos nomes mais famosos do BL e que, a cada temporada, conta diferentes histórias… como são independentes umas das outras, escolhi começar por “Right or Wrong” e, nesse momento, eu me encontro completamente apaixonado por esses personagens e curioso para ver o desenvolvimento deles. Eu não sabia muito da trama antes de começar o primeiro episódio, e estou feliz com a maturidade do roteiro, com os temas abordados, e com o tom e o ritmo do primeiro episódio, que faz um belo trabalho apresentando os personagens, seus problemas e motivações. É um primeiro episódio curioso e emocionante, e é interessante ver a maneira como diferentes pessoas são marcadas por diferentes histórias no passado que, de um jeito ou de outro, conduzem suas ações no presente.

O episódio começa apresentando Fei Sheng Zhe, um universitário que está gravando um projeto de vídeo quando é abordado por uma garotinha assustada que está fugindo “de um homem estranho”, e então ele acaba assumindo um papel protetor em relação a Yo Yo, quando é contratado como sua “babá” pelo pai da garota, e o vemos se importar cada vez mais com ela, de uma maneira fofa… em paralelo, conhecemos também Shi Yi Jie, o pai negligente de Yo Yo que, depois de pagar para que alguém cuide dela, acredita que nunca mais precisa aparecer em casa ou algo assim. E, coincidentemente, Yi Jie é o novo professor substituto na sala de Sheng Zhe, o que pega o garoto de surpresa – até porque o professor “repaginado” que aparece para dar aula naquele dia não se parece muito com o pai negligente e desorientado que ele conhecera pouco antes.

Sheng Zhe e Yi Jie parecem dois opostos. Yi Jie é responsável com o trabalho, mas não tanto como pai, frio e ausente. Sheng Zhe, por sua vez, é amoroso e divertido, e é uma delícia acompanhar as suas cenas com Yo Yo conforme, com o passar dos dias, ele vai conseguindo se aproximar dela e quebrar algumas barreiras que fazem com que ela faça birra para comer, por exemplo… as coisas estão indo razoavelmente bem em casa, até que Yo Yo tenha uma dor fortíssima no estômago e Sheng Zhe, desesperado e com medo, a leva correndo para o hospital, fazendo de tudo para tentar avisar Yi Jie, mas ele não atende ao telefone porque “está ocupado trabalhando”. Quando Yi Jie finalmente aparece no hospital para ver a filha, instantaneamente preocupado quando fica sabendo, Sheng Zhe está com tanta raiva e tão frustrado que o recebe com um soco.

O estabelecimento da “relação” deles é interessante, porque a primeira impressão de Sheng Zhe em relação a Yi Jie é péssima… mas ambos precisam aprender a entender um ao outro. E é a mãe de Sheng Zhe, que coincidentemente conhece Yi Jie há uns 10 anos, que ajuda a mediar esses primeiros contatos turbulentos. Com Yi Jie, ela conversa a respeito de Sheng Zhe e como ela mesma fora uma mãe ausente porque estava sempre trabalhando, e como isso sempre mexeu muito com ele e, por isso, ele está transferindo tudo tão intensamente para a história de Yo Yo, e então ela o aconselha quando ele fala algo sobre “não saber ser pai”; com o filho, ela fala sobre a história de Yi Jie, suas inseguranças e seu bom coração, e conta que ele cresceu em um orfanato, o que, de certa maneira, faz com que Sheng Zhe comece a olhar para Yi Jie com outros olhos.

A verdade é que Yi Jie não é uma má pessoa – negligente sim, e nada justifica isso, mas eu gosto de como “HIStory: Right or Wrong” não traz um roteiro que julga o personagem, mas que o humaniza, porque não sabemos tudo o que Yi Jie sofreu para que ele chegasse naquela situação da qual ele mesmo não gosta, na qual a filha sente sua falta. É legal como tudo é construído de maneira inteligente e convincente. As conversas do hospital se conectam a um confronto de Sheng Zhe com Yi Jie no corredor da faculdade, uma conversa forte que fica na mente de ambos: Yi Jie não pode deixar de pensar no que Sheng Zhe pensara, sobre sua filha querer e precisar de sua presença, e depois de conhecer a história de Sheng Zhe, isso ganha ainda mais força na mente de Yi Jie. Então, ele percebe o que está fazendo de errado, e que não pode seguir dessa maneira…

Depois de a filha ficar doente, então, Yi Jie acaba mudando de atitude – e é adorável. Mostrando que sabe ser presente e carinhoso com a filha, Yi Jie volta para casa, e ganhamos uma sequência de cenas deliciosas de se acompanhar… inclusive quando Sheng Zhe aparece, hesitando para bater à porta, sabendo que Yi Jie talvez não vá recebê-lo assim tão bem depois de ele o ter enfrentado na faculdade e ter dado um soco nele no hospital, mas Yi Jie é maduro o suficiente para entendê-lo e não guarda rancor. Gosto muito de ver os dois começando a se aproximar depois que a gastrite de Yo Yo dá um chacoalhão em Yi Jie, porque Sheng Zhe fica para fazer comida, a comida de que Yo Yo tanto gosta, e Yi Jie o convida para ficar e jantar com ele, e então os dois acabam tendo um diálogo bastante sincero e bastante aberto que permite que eles vão se conhecendo aos poucos.

Com o passar dos dias, as coisas vão ficando muito bonitas – E EU ESTOU ADORANDO ACOMPANHAR ESSA FAMÍLIA! Sheng Zhe continua trabalhando na casa como babá de Yo Yo, mas Yi Jie parou de desaparecer, o que deixa Yo Yo feliz (tão bom vê-la abrir um sorriso quando acorda e percebe que o pai está em casa e “não sumiu”, por exemplo), e o trio vai estabelecendo uma relação bonita de que gosto bastante… a atitude de Sheng Zhe vai mudando em relação a Yi Jie, o que sua amiga não deixa de perceber durante as interações deles no fim da aula, e Sheng Zhe explica que Yi Jie está sendo muito mais legal desde que a filha ficara doente… parece-me que temos uma história excelente em mãos, e estou curioso para ver esse romance entre Sheng Zhe e Yi Jie florescer, com o adicional de eles já estarem “brincando de ser uma família feliz”.

A trama é bem apresentada, os personagens são imperfeitos, o que os torna mais reais, e “HIStory: Right or Wrong” parece ter a intenção de tratar uns assuntos sérios, como a própria questão ali dos traumas, das relações familiares e da negligência, bem como situações como o desesperador flashback no fim do episódio mostra para a época em que Sheng Zhe estava na faculdade: depois de se assumir gay, Sheng Zhe sofre um bullying horroroso e desesperador, e eu sofri assistindo às coisas que lhe diziam, o cara que o negava, a maneira como ele era usado e como não tinha forças para lutar… inclusive, vemos Yi Jie “fazer uma participação” no flashback de Sheng Zhe, o salvando de ser abusado quando ele estava drogado em um beco, uma cena fortíssima, e fico me perguntando: será que eles se lembram da primeira vez em que se viram?

Sheng Zhe estava drogado… talvez não se lembre. Mas acho que Yi Jie se lembraria, não?

O episódio é mesmo MUITO BOM! Uma excelente estreia, com ótima trama, ótimos personagens que gostamos de acompanhar e que queremos encontrar novamente, e um futuro promissor!

 

Para mais BLs, clique aqui.

 

Comentários