Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A nova casa de Cléo

“É muita desgraça pra uma Cléo só. Nós temos que impedir que isso aconteça”

Marcela é ambiciosa e cruel… ela sempre quis roubar a joia que o pai de Cléo deixara como herança para a garota, e enquanto ela não consegue fazer isso – porque o Dr. Saraiva não se lembra de onde a escondeu –, ela decide, por exemplo, se casar com o Coronel Teodorico, um homem dono de terras e que, ainda por cima, é prefeito do Arraial dos Tucanos. Emília até tentou impedir que o casamento acontecesse, trocando o vestido de noiva, mas ela precisava ter feito algo mais grave para que Marcela deixasse de se casar… agora, Marcela está decidida a levar Cléo para morar com ela na casa do Coronel Teodorico, porque ela quer maltratá-la e estar o tempo todo de olho nela. As cenas são bastante difíceis de se assistir, na verdade, porque acompanhamos todo o sofrimento de Cléo, uma adolescente que está sendo maltratada pela madrasta.

O pessoal do Sítio está arrasado… eles querem encontrar uma maneira de salvar a Cléo de qualquer maneira, e Emília vai atrás do João da Luz, perguntando se ele não pode esconder a Cléo na sua casa da árvore, como já fez outra vez, mas não é seguro agora – então ele não vai ajudar. A partida de Cléo é eminente, e Emília diz que “está tão triste que não consegue nem ter uma ideia batatal para ela não ir”. Cléo não está indo para muito longe, porque ela vai morar no Arraial dos Tucanos, mas o problema é ter que dividir uma casa com a Marcela, que certamente vai transformar a vida dela em um contínuo inferno, e com o Angico, que também adora atormentá-la e certamente não a deixará em paz… na verdade, Zequinha é a única pessoa naquela casa que talvez seja um aliado, mas ele não vai poder fazer muita coisa contra o irmão e a Marcela.

Na noite antes da mudança da Cléo, o lobisomem ataca o Sítio do Picapau Amarelo. Ele entra no quarto das meninas, procurando pela Cléo, e Pedrinho se livra dele com uma bodocada, e talvez estejamos um pouco mais perto de ter o segredo do João revelado para todo mundo, porque o Visconde de Sabugosa, na manhã seguinte, resolve “investigar”. Assim, ele descobre uma unha de lobisomem, pela qual Pedrinho e Emília brigam, para a surpresa de Dona Benta, que diz não acreditar que eles estão fazendo isso. Eu adoro o deboche da Emília respondendo: “Grande novidade, né, Dona Benta, a senhora não acredita em nada”. Enquanto isso, o João está no riacho, se lavando, e o Saci o encontra com o nariz e com a unha machucada… parece só uma questão de tempo para que eles juntem essas informações e percebam, finalmente, quem é o lobisomem.

A despedida de Cléo é chorosa, todo mundo está triste, e o Dr. Saraiva ainda se sente culpado, dizendo que ela só está tendo esse destino porque ele não consegue se lembrar onde colocou a joia, o que me parece meio absurdo, porque, de qualquer maneira, eles não podiam entregar a joia à Marcela – eles tinham que denunciá-la e tirar a guarda da Cléo dela. A chegada à nova “casa” já é horrível: Marcela a leva para dentro puxando o cabelo e a agredindo, e então a tranca em um quartinho pequeno, sujo e cheio de coisas – um cativeiro. É exagerado e repugnante, mas a tortura está apenas começando… Marcela está descontrolada, passou completamente de qualquer limite… ela faz uma série de coisas apenas para “se divertir” enquanto tortura a Cléo, como destruir as suas roupas, gritar, obrigá-la a trabalhar… e ela ainda vai dar um jeito de afastá-la de todos.

Quando vai para a escola, Cléo chora ao dizer para César que “não vai aguentar”, que “sua vida lá vai ser um inferno”, e quando o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo aparece para vê-la, Marcela a puxa depressa para dentro e não a deixa falar com eles… agora, ela só pode ir da casa para a escola e da escola para casa, e está proibida de falar com “qualquer pessoa, bicho ou boneca do Sítio” e com “o pobretão do César”. Inclusive, naquela noite, Marcela deixa Cléo sem jantar… felizmente temos o Zequinha, que está disposto a roubar a chave do quartinho de Cléo durante a madrugada para levar comida para ela, mas Marcela é imparável… o tempo todo maltratando e humilhando a Cléo, gritando sem parar, jogando suas roupas no chão enquanto grita descontrolada para que a Cléo as arrume… sério, as coisas são bastante desesperadoras de se assistir.

E o pessoal do Sítio sabe o quanto a Cléo está sofrendo… eles chegam a ir à casa do Coronel Teodorico para visitá-la, mas são colocados para correr pela Marcela, e ainda temos que aturar o chato do Teodorico não acreditando em nada quando a Dona Benta vai conversar com ele, porque, para ele, “a Marcela é um anjo” e “eles não podem interferir na educação que ela está dando à Cléo”. O Dr. Saraiva, então, diz que isso será por pouco tempo, porque ele vai à justiça e vai pedir a guarda da Cléo, e isso é o mais certo a se fazer mesmo, só não sei como ele vai conseguir provar que a Cléo está sendo constantemente maltratada – se a Marcela é desmascarada, isso lhe rende uma cadeia, certamente. Pelo jeito, Saraiva já percebeu que o Zequinha pode ser um importante aliado nessa história toda, e já o recrutou como o seu “agente secreto”.

Vamos torcer.

Desesperada para se livrar da Cléo de uma vez por todas, Teteia chega a incentivar o César a fugir com ela, e ele cogita a possibilidade, e envia um bilhete para Cléo através de Zequinha, mas o bilhete nunca chega até ela porque Marcela o descobre antes, então ela e o Coronel Teodorico vão até a pensão para mandar o César embora da cidade, ou então vão prendê-lo – como se eles tivessem uma acusação séria que pudesse levá-lo à cadeia! Mas é importante que Marcela fique contra o Zequinha, porque ela também chega a maltratá-lo, e embora ele não diga nada ao avô (!), ao menos eu acho que isso + o fato de ele querer ajudar a Cléo de qualquer maneira vão fazer com que ele se junte ao Dr. Saraiva, e ele pode ajudar a derrubar a Marcela. Mas sei lá… ainda faltam muitos capítulos até o fim da temporada, e imagino que Cléo tenha muito sofrimento pela frente.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários