A Favorita – Lara descobre quem é Flora

“Eu não matei o seu pai! Quem matou o seu pai foi a Donatela!”

Não dá para julgar Lara por sua curiosidade… desde que Flora saiu da cadeia, por mais que ela diga que não quer saber nada “da mulher que matou o seu pai”, Lara está curiosa, se perguntando se Flora vai ter coragem de procurá-la, por exemplo – e, a meu ver, Donatela acaba “incentivando” essa curiosidade pela maneira como constantemente fala de Flora e como parece desesperada para tirar Lara do país o mais rápido possível. De que Donatela tem tanto medo? É um arco interessantíssimo de “A Favorita”, e que não demora muito a se desenvolver, o que eu acho incrível: a agilidade do roteiro é uma das melhores coisas dessa novela. Irene acaba entregando a Lara cartas que Flora escreveu para ela quando estava na cadeia, e essa é a gota d’água, é o que faz com que Lara não possa mais ignorar a curiosidade mórbida que sente dentro de si.

Ela precisa descobrir quem é a Flora.

Seu primeiro impulso é ir atrás de uma foto qualquer, para dar um rosto à pessoa que escreveu aquelas cartas… naturalmente, não existe nenhuma foto de Flora na casa, Donatela se assegurou de que todas fossem destruídas, por isso Lara vai atrás de matérias de jornais da época do assassinato do pai, com a ajuda de Cassiano… embora eles encontrem matérias, eles não encontram uma foto de Flora em lugar: a única que apareceu em um jornal, Flora estava com as mãos na frente do rosto. Então, Lara e Cassiano vão à delegacia, dizendo que é uma pesquisa para a monografia, o que provavelmente não teria funcionado na realidade, porque eles não tinham nenhum documento da faculdade, por exemplo, mas Lara e Cassiano conseguem entrar, e por um momento eu achei que não daria em nada, porque as fichas eram todas em papel e fora de ordem.

Mas Lara e Cassiano encontram a ficha de Flora… E UMA FOTO DELA. “Não é possível. É a Sandra Maia! A Sandra Maia é a Flora. Elas são a mesma pessoa. Então eu já conheço a minha mãe. Eu caí numa armadilha”. Só podemos imaginar como Lara ficou depois de descobrir isso tudo, depois de descobrir que Flora é a mesma mulher com quem ela já está convivendo há algum tempo… sem fôlego, atormentada, com a cabeça girando, Mariana Ximenes entrega uma atuação brilhante passando toda a dor e confusão da personagem em um momento tão intenso… então, ela começa a se lembrar de tudo o que aconteceu até então, de como Donatela falava de Flora, de como a Dona Irene a apresentou a “Sandra Maia”, como ela mesma falou para “Sandra” sobre a conexão que sentia com ela “como se a conhecesse da vida toda”. É bem forte.

Então, Lara vai atrás da avó, para saber por que ela deixou Flora se apresentar a ela com outro nome, dizendo que ela a enganou, a deixou ser confidente da mulher que matou seu pai, e diz que ela não podia ter feito uma coisa dessas – ela está se sentindo traída, e eu AMO a resposta que ela dá à avó quando Irene tenta argumentar dizendo que Flora tinha o direito de conhecê-la: “O direito? Ah, meu Deus do céu, não estou entendendo você, vó. Você tá defendendo a mulher que matou o meu pai, que matou o seu filho! Meu Deus do céu, o que aconteceu com você? Você pirou?” Lara está furiosa e enojada, e tem o direito de estar, e as lágrimas de Irene não a comovem… Lara ainda diz que Flora está abusando da sua boa-fé, mas Irene continua do lado de Flora: pede que Lara não conte nada à Donatela (ela não promete), e corre para contar tudo a Flora.

Flora fica desesperada, pergunta a Irene como Lara descobriu, mas isso não é o que importa no momento… Irene diz que Lara está se sentindo enganada, e teria sido melhor que a própria Flora lhe tivesse dito a verdade, como Irene a aconselhou a fazer. Angustiada, Flora pensa no que acontecerá se Lara contar a Donatela, e diz que é muito cedo para abrir uma guerra contra ela: ela precisa juntar provas de sua inocência antes. Então, ela resolve ir procurar Lara, falar com ela, e a encontra na faculdade. Essa é uma das cenas mais aguardadas e mais intensas de “A Favorita”, o momento em que mãe e filha não apenas se encontram, mas se confrontam… Lara a manda embora, diz que está “vacinada” contra ela e que ela deve ter vindo com um discurso decorado e ensaiado, mas não vai adiantar: “Nada do que você possa dizer vai mudar o que eu sinto ou penso de você”.

Mas Flora não se abala, não a deixa sair e então começa a falar sem parar… inicialmente, Lara está muito mais brava do que curiosa e, por isso, não a escuta, diz que tudo o que ela fez foi calculado milimetricamente para conquistar a sua confiança, que tudo até ali foi encenação, e então ela chama Donatela de “mãe”, o que incomoda Flora, que dispara dizendo que Donatela não é sua mãe – Lara responde dizendo que Donatela é a mãe que a criou, que a educou… “a mãe que ela ama”, e Flora não é nada para ela. “Não fala assim, filha”. Lara grita, diz que não quer que Flora a chame de “filha”, e Flora apela para o sentimentalismo, fala do vazio que sente dentro dela, de como não tinha um dia ou uma hora na cadeia em que não pensava nela, e que foi isso que a manteve viva durante esses 18 anos que passou presa injustamente: a vontade de vê-la novamente.

“Foi o meu amor por você que me manteve viva. E é em nome desse amor que eu tô aqui hoje pra te pedir uma chance”

Lara pergunta se Flora quer dinheiro (é uma cena interessante, porque Flora diz que “Donatela a ensinou bem”, aparentemente), depois a chama de dissimulada e diz que não a surpreende que ela tenha enganado Irene. Lara a chama de assassina, e os nervos vão ficando cada vez mais inflamados… “Eu não matei o seu pai! Quem matou o seu pai foi a Donatela!” Flora conta a sua versão da história, o que deixa Lara ainda mais brava, gritando para mandá-la calar a boca, dizendo que ela é ainda pior do que imaginava, que ela é um monstro… de todo modo, por mais que Lara esteja furiosa e não queira acreditar, e não acredite, por enquanto, Flora está plantando uma sementinha… a partir do momento que a dúvida se instala, é impossível ignorá-la. Flora é convincente em sua história, mas Lara se apega ao amor que sente por Donatela para, por ora, não acreditar em nada.

Mas só penso na confusão na cabeça dessa garota… se eu estava tenso e angustiado assistindo!

Flora diz que Donatela colocou coisas na cabeça de Lara, e diz coisas que fazem muito sentido e é o que vai ficar ecoando na cabeça de Lara: ela diz que não queria o dinheiro de Marcelo, por exemplo, mas ainda que quisesse, ela tinha uma filha com ele, o que quer dizer que ia ficar com o dinheiro dele de qualquer modo, então que razão ela teria para matá-lo? Mexida, Lara vai embora gritando, dizendo que não é sua filha e que não vai deixar mais que ela se aproxime, e Flora a segue, falando de como saiu de dentro da sua barriga, de como se sentiu quando Lara nasceu, de como deu o seu nome em homenagem à avó e como era amamentá-la naqueles primeiros tempos… antes que Lara vá realmente embora, Flora pede que ela não conte nada a Donatela, mas Lara diz que vai contar, sim, porque não esconde nada de sua mãe. A novela pegando fogo!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários