BIA – A fase rebelde do Manuel

“¡Y soy rebelde!”

Manuel está revoltado desde que descobriu que algumas pessoas estavam mentindo para ele – ele tem o direito de estar bravo com algumas pessoas e por alguns motivos, mas não tem o direito de estar bravo com outras pessoas, o que quer dizer que Manuel está tanto certo quanto errado, em diferentes situações – mas uma coisa é inquestionável: o quanto o Manuel está BONITO nessa sua fase rebelde. Eu achei que essa fase do Manuel seria mais insuportável e difícil de assistir, mas a verdade é que se ele não estivesse bravo também com a Bia e a culpando de algo que também a fez sofrer e muito (!), eu não estaria contra ele em nenhuma ocasião… estar bravo com António, com Victor ou chantagear António para que ele desista daquele plano ridículo de acabar com o Fundom são coisas que eu acho que o Manuel tinha mais é que fazer mesmo!

Ele confronta o António e diz que tudo o que ele fez na vida foi mentir e fazer as pessoas sofrerem: seus próprios filhos, a Paula, os Urquiza… e Manuel está errado em acusar António disso? Nem um pouco! Então, ele pergunta o que Paula acha disso tudo, e António pede que “ele não comente nada com ela”, mas Manuel está furioso demais para ficar caindo em chantagens emocionais daquele que lhe mentiu e lhe negou a vida inteira, então ele diz que “ele não pode pedir nada depois do que fez”, e que de agora em diante Manuel só vai fazer o que lhe der vontade… quando ele descobre que António e Marcos estão por trás da não renovação do contrato de aluguel do Fundom, Manuel decide ir falar com o “pai” e eu ADOREI vê-lo o ameaçar, dizendo que ou ele abandona agora mesmo esse plano de acabar com o Fundom, ou vai ter problemas.

Sinceramente? QUE DELÍCIA VER O MANUEL ASSIM, SÉRIO! António se acha um máximo, manda Manuel “não se meter no que não lhe convém”, mas Manuel é firmíssimo e inabalável – afinal de contas, o que mais António pode fazer contra ele? Manuel garante que não tem medo, e não nega que aquilo é uma ameaça… e meu coração pulou por Manuel naquele momento. Já que Manuel o intimou a cancelar o plano ou “aguentar as consequências”, António vai falar com Marcos, morrendo de medo, querendo cancelar tudo, mas Marcos diz que é muito tarde. Então, António tenta se explicar a Manuel, tenta dizer que “não há nada que ele possa fazer”, e tenta ameaçar Manuel, mas a verdade é que o Manuel pouco se importa… de verdade. Nem mesmo quando António diz que Paula não pode saber “porque vai sofrer”, Manuel responde que ele devia ter pensado nisso antes então.

E ELE ESTÁ CERTÍSSIMO!

“Não vai me manipular como fez com o Victor. Eu não tenho medo de você”

Manuel só está errado mesmo em ficar bravo com Bia e afastá-la, mais nada… em estar bravo com António, querer romper com a família e usar o que sabe para salvar o Fundom? Corretíssimo – mesmo que haja quem diga o contrário. Esse moralismo irritante das produções da Disney. Em relação à Bia, no entanto, Manuel erra. Ao conversar com Ana, ele desabafa dizendo que “todo mundo mente para ele”, e Ana é extremamente madura ao defender a irmã, ao explicar para Manuel que Bia não errou e só fez o que Victor lhe pedira, e pede que ele se coloque no lugar dela: a sua família sofreu muito, ele tem que tentar entender. No ápice de seu egoísmo, no entanto, Manuel pergunta “quem é que o entende”, e aqui percebemos que a sua dor por todas as outras mentiras é legítima, mas o Manuel acabou por misturar todas as coisas, e não é tudo o mesmo.

Quando Bia conversa com Manuel, ela mesma diz umas verdades para ele também: quantas vezes ela tentou dizer que Victor escondia algo, por exemplo, e ele não quis escutá-la? Como, agora, ele pode cobrá-la por não ter contado isso? Já perdendo a paciência, mas querendo mostrar para Manuel que ele está errado em tratá-la assim, Bia o procura e quando ele quer bancar a vítima e dizer que “o seu mundo desmoronou”, Bia responde o que todos nós queríamos dizer: “SEU mundo desmoronou? E o meu? Sabe o que significou para mim descobrir que não era Helena quem dirigia na hora do acidente? Sabe o choque que foi? Estou me cansando do seu ego, Manuel, então assuma o que passa contigo e pare de culpar as pessoas!” GENTE, BIA MARAVILHOSA, DISSE TUDO QUE PRECISAVA DIZER. Não é só para ele que mentiram… e quem mais sofreu foram os Urquiza.

Bia ainda diz que achou justo deixar que o Victor lhe contasse a verdade, e agora ela está brava porque ao invés de eles estarem juntos lidando com isso, Manuel escolheu estar bravo com ela como se ela fosse a culpada de tudo… antes de ir embora e sem dar a chance de Manuel “tentar se explicar” com qualquer desculpa sem fundamento, Bia diz que está cansada dessa atitude egoísta dele. Mas foi a melhor coisa que ela fez – eu não sei o que o Manuel responderia naquele momento, e talvez não fosse uma resposta madura. Agora, ele tem a chance de processar, sozinho, o que Bia lhe disse, e talvez ele entenda alguma coisa, e chegue a uma mudança de atitude… gosto de ver como o Manuel reproduz parte do discurso, mais tarde, ao falar com o Victor, pouco antes de ele mesmo seguir o conselho que, naquele momento, está dando para o irmão.

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários