A Favorita – O presente ao Dr. Salvattore

A parceria de Flora e Silveirinha.

Flora vai jogar com todas as cartas que tem… ela quer provar que é inocente, que foi presa injustamente há 18 anos, e que Donatela sempre quis tudo que era seu – a começar pelo pai, lá na infância das duas. Lara ainda está dizendo a Flora que não acredita nela, mas Flora sabe que, no fundo, ela já tem um pouquinho de dúvida a respeito de quem está dizendo a verdade e, por isso, pediu que ela investigasse… agora, Flora só precisa dar um jeito de Lara se inteirar das coisas mais suspeitas que envolvem a morte de Marcelo e o julgamento de Flora. Para isso, ela convoca uma nova ajuda, que certamente vai ser muito útil para ela: o Silveirinha. “Você sabia que mais cedo ou mais tarde eu viria. Posso te dar um abraço, meu amigo?” É interessante conhecermos o Silveirinha como amigo de Flora, porque, até então, o tínhamos visto ao lado de Donatela, devoto a ela… era tudo falsidade?

Aparentemente, sim.

Silveirinha ama Flora, confia nela, e é muito bom como a novela mostra esse primeiro encontro dos dois desde que ela saiu da cadeia, e de como ela é esperta ao garantir que ele estará do seu lado e não no da Donatela, jogando, por exemplo, comentários a respeito de como Donatela “não podia tê-lo colocado como seu empregado” o que, independente de qualquer coisa que venha no futuro, eu acho que Flora tem razão – Donatela colocou Silveirinha como seu subordinado e adora lembrá-lo de “seu lugar”. Eu não sei, eu não gosto de como Donatela trata o Silveirinha, de como ela adora posar de sua amiga, adora fazê-lo de seu confidente, mas, ao mesmo tempo, faz comentários extremamente nojentos sobre como “ele precisa se levantar e fingir que estava servindo seu chá caso alguém chegue”, quando os dois estão tomando chá juntos, por exemplo.

É humilhante.

Por isso, não me importo de ver Silveirinha ao lado de Flora… por mais que Donatela vá se sentir traída: ela que não soube conquistá-lo nos 18 anos que teve para isso. Inicialmente, Silveirinha fala para Flora que não pode ajudá-la porque tem medo, ele precisa desse emprego e “a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco”, por isso não quer se meter na confusão delas, mas Flora diz que sabe que ele odeia a Donatela tanto quanto ela a odeia, e essa é a chance que eles têm de acabar com ela… assim, Silveirinha acaba topando ajudar, e Flora já tem um primeiro plano! Para incentivar as dúvidas de Lara, Flora diz que Silveirinha pode falar sobre o Dr. Salvattore e o “presente generoso” que a Donatela deu a ele depois da morte de Marcelo… afinal de contas, o Dr. Salvattore viu Marcelo morrer, e se esse presente foi para comprá-lo de algum modo?

Amo como João Emanuel Carneiro nos convence de que Donatela é a assassina com facilidade!

Como quem não quer nada, Silveirinha conta a Lara que o pai dela não morreu imediatamente depois do tiro e que quem o viu morrer foi o Dr. Salvattore, o antigo médico da família, então Lara decide ir vê-lo e conversar com ele sobre isso! Silveirinha acompanha Lara ao consultório, onde ele consegue soltar mais algumas coisas importantes… quando Lara comenta que o consultório é bastante chique, por exemplo, Silveirinha fala que foi Donatela quem o ajudou a “conseguir os clientes que ele tem”, uma informação que Lara nem processa no momento, está preocupada em falar com o médico de uma vez. O Dr. Salvattore conta a Lara que realmente viu Marcelo vivo, mas que ele morreu ainda na ambulância, e falou sobre Donatela, sobre como a amava e que “Flora tinha que pagar caro pelo que fez e que não a perdoava”. Parece muito suspeito.

A princípio, o Dr. Salvattore confirma a história de Donatela, então… mas isso a torna verdade? Quando está indo embora, Lara vê no consultório de Salvattore uma escultura caríssima de um artista famoso de quem Donatela gosta muito, e Silveirinha diz que foi um presente de Donatela, o que a deixa cismada: é um presente caro demais e a mãe nunca foi generosa desse jeito… por que ela daria ao médico um presente que vale pelo menos uns 500 mil reais? O que ele fez para merecer um presente assim? Então, Lara confronta a mãe com essas perguntas, e é interessante como Donatela hesita um pouco antes de responder, e tudo parece uma desculpa ruim, porque Donatela diz que ele ajudou o Marcelo, mas, como Lara mesmo diz, ele apenas o acompanhou na ambulância, ele não salvou sua vida nem nada… ao invés de continuar explicando, Donatela se exalta, diz que ela está desconfiando dela e que foi Flora quem matou o Marcelo e ela já disse isso…

É uma cena intensa… e eu adoro a desconfiança nascendo!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários