Álbum: Sítio do Picapau Amarelo (2005)

Nova temporada. Novas músicas.

Eu adoro a trilha sonora da quinta temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”. Lançado pela Som Livre pouco antes da estreia de “O Preço do Verdadeiro Amor”, a primeira temporada em formato novela, o CD com a trilha sonora trazia músicas para personagens novos ou que não tinham música até então, além da romântica “Nós Dois”, música-tema do casal protagonista da temporada: João ad Luz e Cléo. Vários personagens ficam sem músicas novas, como o Pedrinho e a Narizinho, cujas músicas do Jota Quest e da Ivete Sangalo, respectivamente, continuam ocasionalmente aparecendo nos capítulos – as músicas não ganham regravações no álbum, no entanto. A única música relançada, como não poderia ser diferente, é a icônica “Sítio do Picapau Amarelo”, interpretada por Gilberto Gil e que é a música-tema do programa desde sua estreia na Globo, em 1977.

 

MÚSICAS DE PERSONAGENS

 

Dos personagens principais que tiveram música no primeiro álbum, de 2001, Emília é a única que ganha uma nova música – e preciso dizer que eu prefiro muito “Emília”, do Pato Fu, apresentada no álbum de 2005. A música é alegre, fofa, e tem tudo a ver com a personagem! É uma música que eu adoro, que me deixa FELIZ quando escuto. “Pirlimpimpim, faz de conta que eu sou assim”. Além de Emília, dois personagens que não tiveram música no primeiro CD agora têm: primeiro, o “Zé Carijó”, que não estava na primeira temporada do programa, e que agora ganha uma música interpretada por Flávio Venturini que também tem tudo a ver com ele; a música é uma delícia de se ouvir (que voz gostosa!); e, injustiçada no primeiro álbum, “Dona Benta” finalmente aparece na trilha sonora, com uma música interpretada por Elder Costa… uma música calma que replica a personalidade da vovó mais amada do Brasil. Quando escuto essa música me dá uma vontade de estar num sítio fresquinho e com comida gostosa em um fim de tarde…

Que delícia!

 

“Emília, Emília!

Como faço pra ser

Alguém como você?

 

Emília, Emília!

Um só remendo seu

Me mostra que eu

Posso tudo alcançar”

 

Personagens novos da quinta temporada também ganham sua música na trilha sonora, como “Patty Pop”, interpretada por Wanessa Camargo, a música da nova boneca-gente moradora do Sítio de Dona Benta. A música tem tudo a ver com a personagem e, quando escuto a música, eu posso quase ver a Patty Pop com seus vestidinhos rosa, desfilando… e Patty Pop é uma personagem que aprendemos a amar durante a quinta temporada!!! Além da nova bonequinha de plástico da Narizinho, “A Fadinha Tambelina”, interpretada por Juliana Vasconcelos, uma música suave e que parece quase uma canção de ninar, e que nos remete à inocência e doçura de Tambelina, sempre preocupada em ajudar os outros, dar conselhos… a fadinha foi apresentada no final da quarta temporada da série, mas virou uma personagem regular na quinta.

 

“Quem é tão moderninha

É a bonequinha Patty Pop

Quem é uma patricinha

É a bonequinha Patty Pop

Quem troca de roupinha

É a bonequinha Patty Pop

É da mais nova tecnologia

É a bonequinha Patty Pop”

 

Por fim, os personagens da mata, a começar por “Sem Medo de Assombração”, interpretada pelo maravilhoso Ney Matogrosso. É uma música arrepiante e incrível que pode servir para qualquer assombração que apareça na temporada (a letra chega a citar a Cuca, o Curupira e o Saci-Pererê), mas que é constantemente usada como tema da Cuca – eu adoro o final com o “Que vem atrás de você / Pra te pegar, pra te comer”. A Iara também aparece na trilha, com “Iara Mãe-D’água”, interpretada por Milton Nascimento, uma música mais misteriosa e perigosa do que a personagem de fato acaba sendo durante essa temporada, mas que eu adoro. Por fim, merecidamente, Pesadelo ganha uma música: interessante notar que “O Terrível Pesadelo” é interpretada pelo próprio Leandro Léo, que interpreta o personagem no “Sítio” e que, depois, além de ator seguiu a carreira de cantor…

 

“No capoeirão do terreiro do mato

No coração de Monteiro Lobato

Surgem figuras assombradas

Nascidas da escuridão

 

São figuras encantadas

Sem medo de assombração”

 

OUTRAS MÚSICAS

 

Uma das músicas mais marcantes da temporada e, consequentemente, do álbum, é a maravilhosa “Nós Dois”, que é o tema romântico do casal protagonista de “O Preço do Verdadeiro Amor”: João da Luz e Cléo. Interpretada pela banda Jukabala, essa foi uma música que eu ouvi bastante durante o ano de 2005 e que eu provavelmente sempre vou amar. Como qualquer tema de casal protagonista, a música foi amplamente usada durante os capítulos, toda vez que João da Luz e Cléo se encontravam, se olhavam por muito tempo, pensavam um no outro quando não estavam juntos ou sofriam um pelo outro… A MÚSICA É LINDÍSSIMA! E eu adoro a voz do vocalista da Banda Jukabala, é uma pena que a banda não tenha estourado, então eles têm apenas dois CDs gravados: um em 2004, “Vida Leva e Traz”, e outro em 2006, “3 da Madrugada”.

 

“Foi por trás da sombra desse véu

Foi no beijo com gosto de mel

Quis gritar aos deuses por uma razão

Pra não te ter… e ter que esperar

 

E se for mais um teste de fé

Peço aos santos armas pra lutar

Ouço a voz de dentro pedir para eu crer

Que o destino quer é nos juntar, é…

 

Sei que um dia está por vir

Seu lugar sempre foi aqui

Ontem passou… amanhã será

Agora é hora de nós dois”

 

Por fim, para encerrar o álbum… “Descobrindo o Que é o Amor”, interpretada por Gustavo Pereira, o intérprete de Zequinha no “Sítio”, é uma música muito fofa e romântica que, na história, foi composta pelo personagem pensando em Cléo… eu adoro a música porque tem tudo a ver com essa fase da vida em que estamos, literalmente, “descobrindo o que é o amor”. E a sempre MARAVILHOSA “Tristeza do Jeca”, no álbum do “Sítio” interpretada por Zezé Di Camargo & Luciano, mas uma música que já ouvimos em muitos lugares e com muitos intérpretes diferentes… sempre incrível. No “Sítio”, ela é constantemente usada para os personagens do Arraial dos Tucanos. “Tristeza do Jeca” é uma música que eu ADORO, um dos grandes clássicos da música sertaneja brasileira, de nossa história, que traz uma sensação boa e, paradoxalmente, melancólica toda vez que a escuto…

 

“Nesses versos tão singelos

Minha bela, meu amor

Pra você quero contar

O Meu sofrer e a minha dor

 

Sou igual a um sabiá

Que quando canta é só tristeza

Desde o galho onde ele está”

 

Um excelente e rico álbum.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários