Vencer o Desamor – Cansadas de Bárbara

Nervos à flor da pele!

Não é fácil dividir uma casa com Bárbara… e eu gosto muito de como “Vencer o Desamor” trabalha constantemente as tensões entre Bárbara, Dafne, Gemma e Ariadna, porque nós sabemos que, mais cedo ou mais tarde, aquilo VAI EXPLODIR. E isso começa a acontecer quando Bárbara dá um show de preconceito depois de alugar o jardim da casa para um casamento (afinal de contas, elas precisam de dinheiro para pagar a hipoteca, que deveria ser uma obrigação de Eduardo, mas ele fugiu covardemente para os Estados Unidos). Ao mesmo tempo em que vemos potencial em Bárbara através daquela conversa dela com Levita, por exemplo, quando ela decide agradecer a doação de sangue e acolher Gemma na sua casa, Bárbara também protagoniza cenas com atitudes terríveis.

Acredito que, por mais batido que o termo tenha ficado nos últimos anos, Bárbara é uma pessoa “em desconstrução”. Ela tem muito a aprender para se livrar de sua ignorância e de seus preconceitos, e às vezes ela os deixa transparecer, como quando “é contra” o casamento que está acontecendo no jardim porque a noiva é filha de uma amiga sua, e o noivo não é nem branco nem rico como ela. Bárbara usa a desculpa de que “Imelda não autorizou o casamento” ou qualquer coisa assim, mas ela só é movida de verdade pelo seu preconceito imenso, o que gera uma verdadeira discussão enquanto as quatro moradoras da casa assistem à cerimônia de longe… Ariadna extremamente consciente, Gemma ao seu lado, e Dafne também julgando a noiva por “se casar sem autorização”.

É extremamente incômodo vermos a reação e a atitude de Bárbara quando a noiva, brilhando de felicidade porque AMA o seu marido e esse é o dia mais feliz da sua vida, aparece para dar a Bárbara um presente e agradecer por ela ter deixado que eles celebrassem o casamento ali, e ela manda ela, o noivo e os “convidados folclóricos” irem embora porque “não pensa em perder uma amizade de tantos anos por permitir que se realiza ali na sua casa esse casamento com o qual a mãe dela não está de acordo”. É um show de racismo e elitismo (“Tu eres una mujer clasista y profundamente racista”), e é revoltante ver a noiva anunciando aos seus convidados que eles precisam ir embora… ao menos vemos Ariadna e Gemma se voltando contra Bárbara depois de tudo!

O clima na casa se torna cada vez mais insustentável… quando Tadeo aparece com um cachorrinho, por exemplo, que é muito importante para ajudá-lo, Bárbara se revolta e Dafne meio que lhe dá razão, o que Bárbara acha um máximo, porque pode usar a reação de Dafne para se voltar contra Ariadna e perguntar se ela “viu o que ela causou”. Nesse momento, Ariadna diz o que precisava ser dito há muito tempo e diz que quem causa todas as tensões naquela casa é a Bárbara, e ELA ESTÁ CANSADA. Na verdade, todas estão cansadas de conviver com Bárbara (também pudera!), e Bárbara solta um grito enfurecido (e potencialmente descontrolado) dizendo que quem está mais cansada ali é ela… uma cena fortíssima; e não tem como estar do lado de Bárbara.

Ariadna está lidando com algo extra: a Bárbara a julgando porque ela está entrando na justiça para exigir que Eduardo pague a pensão de Tadeo. E ARIADNA ESTÁ CERTÍSSIMA! Eduardo abandonou a família, não responde às mensagens ou atende aos telefonemas, não envia dinheiro, e Bárbara acha que Ariadna não está no seu direito de exigir a pensão, que é OBRIGAÇÃO de Eduardo?! É preciso ter muito sangue frio para escutar a Bárbara a acusando de ser “muito baixa” por usar a criança para “tirar dinheiro do Eduardo”. Ao menos enquanto Bárbara diz seus absurdos (que ela não devia estar caçando briga, mas lutando pelo seu casamento ou qualquer coisa idiota assim), Ariadna responde à altura e diz que não tem pena de Eduardo, tampouco está arrependida…

Ela está fazendo o que é certo e justo.

Me preocupa o que será do personagem de Eduardo de agora em diante, mas acho que “Vencer o Desamor” não cometeria o erro de tentar redimi-lo, certo? Achei revoltante vê-lo assistindo ao vídeo que Tadeo gravara e chorando, porque a verdade é que ele nunca sentiu nada pelo filho e o abandonou deliberadamente, não adianta vir fazer teatrinho agora como se ele se importasse… mas sei que as coisas estão começando a avançar entre Ariadna e Álvaro, e quando os dois estiverem prestes a demonstrar o seu amor (ou quando estiverem realmente juntos já), Eduardo vai reaparecer para transformar a vida de Ariadna e do irmão em um inferno. Não posso esperar nada menos de uma pessoa babaca e nojenta como o Eduardo. Vamos ver como será isso tudo.

 

Para mais postagens de “Vencer o Desamor”, clique aqui.
Para outras produções da franquia “Vencer”, visite nossa página.

 

Comentários