Doctor Who (6ª Temporada, 1969) – Arco 050: The War Games, Parte 3

Governador Supremo da Galáxia?

Agora, a missão do Doctor é resgatar o maior número de soldados possíveis, retirar o controle mental colocado sobre eles e reunir os diferentes grupos de Resistência para que eles possam enfrentar os responsáveis por tirá-los de seus próprios tempos e de suas próprias guerras em uma espécie de “jogo” como introdução a um plano sinistro de domínio de toda a galáxia pelo Chefe de Guerra, um Senhor do Tempo que também fugiu de seu planeta. “The War Games”, o último arco com o Segundo Doctor como protagonista e dos companions Zoe e Jamie como parte da equipe da TARDIS, começa a caminhar para uma conclusão com direito a algumas reviravoltas interessantes e planos que ainda não entendemos por completo… e tudo deve ficar ainda maior.

Quando capturado, Jamie é levado para a mesma sala de interrogatório para onde levaram Zoe antes, e mesmo submetido à máquina da verdade, ele conta a mesma história sobre como chegou ali na TARDIS por acidente. Ao Chefe de Guerra, o cientista responsável pelas perguntas diz que eles são do mesmo grupo de resistência e, portanto, contam a mesma história. O que eles não sabem, é que Zoe levou em sua mente informações da Sala de Segurança sobre todos os grupos de resistência nas diferentes zonas temporais, e ela pretende usar essas informações para reunir esses grupos e dar-lhes mais forças. E, em se tratando de “Doctor Who”, tudo é uma corrida contra o tempo – e ele está prestes a encontrar o Chefe de Guerra.

Mesmo depois de ser colocado em uma dimensão cujo tamanho encolhe a cada segundo, o Doctor consegue escapar e ele e seus companheiros partem para qualquer zona temporal que não seja a de 1917 – afinal de contas, foi lá que eles foram encontrados e é lá que eles os procurarão primeiro: eles vão pousar em outro lugar e cruzar a pé. De volta ao que se torna a base da resistência, o Doctor consegue proteger o lugar para que eles possam seguir para o próximo passo, e ele começa a usar a máquina que adulterara para limpar o controle mental dos soldados e convencê-los a se unir a eles… por ora, um trabalho de formiguinha que vai de soldado em soldado, mas que em algum momento poderá ser feito em grande escala – assim esperam.

O Doctor, no entanto, acaba sendo capturado antes que ele possa dar sequência de verdade aos seus planos, e ele acaba na mesma Sala de Segurança em que a Zoe e o Jamie estiveram antes… um lugar onde, agora, humanos que trabalham com o Chefe de Guerra tentam arrancar dele informações: eles acreditam que o Doctor foi enviado por ele como parte de um plano de traição aos humanos em favor dos Senhores do Tempo. O Doctor, no entanto, permanece em silêncio durante todo o tempo… e a chegada do Chefe de Guerra nos diz que a máquina da verdade não vai funcionar em um Senhor do Tempo se ele escolher resistir. Por isso, apenas o próprio Chefe de Guerra, que vem do mesmo lugar que o Doctor, pode lidar com ele.

A interação entre o Doctor e o Chefe de Guerra é interessante porque eles se conhecem… e não é de agora. Ambos roubaram uma TARDIS e fugiram de Gallifrey, mas o fizeram por motivos diferentes. O Chefe de Guerra fala sobre o seu plano de dominar toda a galáxia e explica por que os soldados humanos foram escolhidos: eles são os melhores soldados porque são a raça mais perversa, e sua selvageria virá a calhar. É quase irônico como o discurso do Chefe de Guerra defende que os seus motivos são puramente pacíficos e que “ele quer trazer paz para toda a galáxia”, mas ele está em busca de poder e está tentando criar um Império, no qual ele se tornará, nas suas palavras, o “Governador Supremo da Galáxia”. O Doctor nunca quis nada disso.

Enquanto isso, Jamie e Zoe tentam colocar em prática os planos do Doctor, reunindo os líderes da resistência e um exército para invadir a base e acabar com esses jogos de guerra, mas eles estão prestes a se depararem com uma surpresa: a aparente traição do Doctor. Naturalmente, eu não acredito em uma traição do Doctor, e não acho que a série faria isso no último arco do Segundo Doctor – ele tem seus próprios planos, sejam eles quais forem e que descobriremos em breve. De todo modo, nesse momento ele faz uma ligação e pede que Zoe e Jamie enviem apenas um grupo seleto, porque “precisa falar com os líderes”, e quando eles, Carstairs e os demais descem na base, eles são cercados pela emboscada da qual o Doctor parece ter sido cúmplice.

O choque de Zoe naquele “Doctor?!” ecoa o de toda a audiência.

E, agora, vamos à conclusão do arco! E às despedidas!

 

Para mais postagens sobre o Segundo Doctor, clique aqui.
Para outras postagens, visite nossa página: Doctor Who

 

Comentários