Sítio do Picapau Amarelo (2012) 1x26 – O Outro Boneco



“Tia Nastácia fechara-se na cozinha para fazer o boneco sossegadamente. Uma hora depois, reapareceu com a obra-prima na mão.

— Pronto! Não ficou bonito, mas está muito simpático – disse ela, mostrando o produto do seu engenho e arte.

Houve um ‘Oh!’ geral de decepção, porque realmente não se poderia imaginar coisa mais feia, nem mais desajeitada. Os braços saíam do meio do corpo, quase; os pés não tinham jeito de pés; o nariz era um fósforo cabeçudo espetado no meio da cara; e a cabeça, em forma de castanha de caju, estava pregada nos ombros por meio de um prego torto, cuja ponta aparecia nas costas. Pedrinho chegou a ficar danado”

(Trecho de “Reinações de Narizinho”)

 

E, com “O Outro Boneco”, concluímos a primeira temporada da animação do “Sítio do Picapau Amarelo”. O episódio, exibido originalmente em 14 de julho de 2012, encerra as aventuras da turminha inspiradas por “Reinações de Narizinho”, apresentando aquele que, nos livros, é chamado de “o Irmão do Pinóquio”. Quando o Pedrinho decide que “ele quer um boneco assim como a Narizinho tem a Emília”, a bonequinha de pano fica incomodada, e temendo perder o seu “lugar” no Sítio para um boneco que seja mais forte, mais rápido e mais inteligente do que ela…

Afinal de contas, é assim que o Pedrinho o imagina: um boneco com ferro nos braços, rodinhas nos pés e que seja a diversão do Sítio do Picapau Amarelo! Emília não precisa fazer nada para “sabotar” o mais novo boneco, no entanto, porque a Tia Nastácia aparece com um boneco que é todo desengonçado e as crianças acham sem graça… o Pedrinho diz que ele “não é nada como ele imaginou”, então o deixa de lado, mas aquele boneco foi tudo o que a Tia Nastácia pôde fazer com a pressa que o garoto estava de ter um boneco novo. E posso dizer? ELE É UMA GRACINHA!

Inicialmente, o medo de Emília de perder o lugar “para um boneco melhor do que ela” parece totalmente infundado, o que a deixa perfeitamente satisfeita… mas ela percebe que nem tudo está perfeito ainda, porque o boneco está “roubando” a atenção de todo mundo, de uma maneira ou de outra. Quando a Tia Nastácia se mostra disposta a jogá-lo fora, por exemplo, os outros a impedem e a Dona Benta o coloca em seu colo naquela noite enquanto ela está contando histórias na varanda; e, no dia seguinte, todo mundo está em volta dele para colocar um chapéu em sua cabeça…

Então, ela percebe que não está “perdendo o lugar para um boneco melhor do que ela”, mas está “perdendo o lugar para um boneco mais sem graça e desengonçado do que ela”, o que talvez lhe pareça pior ainda… quando Emília sai para passear naquele novo dia, Dona Benta pede que ela leve o boneco novo com ela, mas ela não pensa em obedecer a vovó. Como o boneco a segue por vontade própria, a bonequinha percebe que talvez essa seja a sua grande oportunidade e ela pode deixá-lo na mata ou algo assim. Quando ele cai em um buraco, ela aceita ajudá-lo a sair…

Desde que ele prometa não voltar ao Sítio.

No fim das contas, Emília acaba se tornando uma grande amiga do mais novo boneco… quando ela também cai no buraco com ele, os dois precisam trabalhar juntos para sair dali. E, enquanto conversam, Emília descobre que tudo o que ele quer é ser como ela um dia: ela é ágil, rápida, forte, inteligente e todo mundo a ama no Sítio do Picapau Amarelo. Emília não poderia deixar para trás um boneco tão fofo e tão simpático depois de descobrir como ele é de verdade, não é? Por isso, depois de saírem juntos do buraco, eles voltam para o sítio juntos, se divertindo como bons e velhos amigos…

Episódio bem fofo para encerrar a temporada!

 

Para mais postagens sobre a animação do “Sítio do Picapau Amarelo”, clique aqui.
Para outras versões, visite o “Sítio do Picapau Amarelo” em Cantinho de Luz

 

Comentários