Upload: Realidade Virtual 4x03 – Spa Day

“Hey, Aleesha. Is Nora home?”

Coisas importantes estão finalmente acontecendo, e estamos nos preparando para a conclusão de “Upload”. “Spa Day” é o terceiro e o penúltimo episódio da temporada final de “Upload” e finalmente temos notícias concretas do Nathan Download, aquele que Nora quer, mais do que tudo no mundo, salvar – e ter o Nathan Backup em uma lua-de-mel com Ingrid longe de Lakeview, em Apple Cove, pode ser uma ajuda inesperada. Gosto de como a série está usando todos os seus personagens principais nessa temporada final, e gostei muito de ver o Luke e a IA de Lakeview trabalhando juntos, por exemplo. Eu ainda sinto que há alguma coisa faltando nessa temporada final e não sinto que estamos nos encaminhando para o último episódio, mas tenho fé.

Se eu vou ser sincero, eu preciso dizer que ver o Nathan na praia é um presente delicioso. Quer dizer, eu acho que o Nathan Backup deveria ser proibido de colocar uma camisa, sabe? Enquanto ele curte uma praia com Ingrid – é melhor para ele do que para ela, que está em uma banheira no mundo real, cheia de dores, até que ele resolva mandar um carro buscá-la para levá-la à praia de verdade também –, ele é parado pela IA de Apple Cove que age de uma maneira estranha, perguntando “o que ele está fazendo ali” e tendo uma pausa enquanto os dados atualizam depois de Nathan dizer que “é um convidado ali”. É algo que não passa despercebido, é claro, e Ingrid informa a Nora que a IA de Apple Cove está “agindo de uma forma estranha, como se o conhecesse”.

Uma dica importante.

Falando em IAs, as coisas em Lakeview não andam tão bem para a IA que conhecemos e amamos. Aleesha é colocada para estudar os efeitos de sua incursão no mundo real e do desenvolvimento de “humanidade” neles, e os donos da empresa não estão satisfeitos com resultados que mostram que aquela IA não apertaria um botão que aumenta em 10% os lucros da empresa se, a cada vez que o botão é apertado, um dos hóspedes machucasse o dedão… e é assim que eles começam a ser substituídos por uma nova IA, que tem o mesmo rosto da antiga, mas um estilo diferente… cabelo e roupas pretas, voz solene e uma pincelada de grosseria. É meio irônico ter uma reunião das IAs originais preocupados porque “a IA nova vai roubar seus empregos”.

E esse é um dos motivos pelos quais eu amo “Upload”.

O Nathan Download, enquanto isso, está sendo submetido a uma série de testes que visam backups contínuos de memórias de pessoas ainda vivas, e sua mente é jogada para lá e para cá em um processo doloroso, torturante e interminável. Quando o grupo responsável pelos testes é impedido de subir a consciência de Nathan a Apple Cove porque a sua cópia está lá, ele tem uma “pausa”, e as coisas podem estar prestes a ficar ainda piores quando eles falam sobre “testes em animais”, e isso significa algo ainda mais bizarro no universo de “Upload”. Felizmente, ele consegue conversar com o cara que fica responsável por cuidar dele, Dennis. Eles veem juntos memórias com Nora, que Nathan pede que ele o ajude a guardar, e Dennis termina ajudando o Nathan a fugir, em uma cena que acaba sendo inesperadamente fofa… Nathan está livre.

Mais ou menos.

Nora, por sua vez, fica responsável por ir com Aleesha e com Ivan até o “spa” onde ela descobriu que seu Nathan está, e eles se infiltram como clientes, mas ela também dá uma missão a Luke: a consciência do Nathan Original está sendo subida a Apple Cove, então ela pede que ele vasculhe por lá… e ele leva consigo uma IA de Lakeview. A dupla ilegalmente em Apple Cove entrega boas cenas, interações excelentes e algo que deve ser crucial para a resolução da série no próximo episódio: o encontro da IA de Lakeview com a IA de Apple Cove. A cena é cômica e importante, porque quando eles “se reconhecem” e estendem a mão um para o outro, alguma coisa acontece… algo que parece ser um compartilhamento de informações.

Em Elysium, Nora é condenada por aparentar a sua idade e encontra Kannerman, que ela ameaça para conseguir que ele a devolva Nathan, mas ela não sabe que está prestes a cair em uma armadilha porque Nathan escapou… não que, se não fosse por isso, Kannerman pensasse realmente em cumprir o combinado. Nora entrega a cópia de Choak em troca de alguém que não é o Nathan, mas nem tudo está perdido: Aleesha chamou a polícia e, para a surpresa de todos, eles realmente prendem bilionários (!), e o Nathan Download acaba destruído a cópia de Choak quando passa com o carro por cima dela, sem nem saber. A guerra contra a Horizen ainda não terminou, mas demos passos importantes… é emocionante ver o Nathan chegando à casa de Nora!

O reencontro, no entanto, fica para o episódio final.

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários