Upload: Realidade Virtual 4x02 – Workload

“He’s still alive and he needs me”

Agora Nora sabe que Nathan Download ainda está vivo – independentemente do que o Nathan Backup tenha dito sobre “ter visto quando o destruíram”, e ele precisa de sua ajuda. O segundo episódio da última temporada de “Upload”, “Workload”, parece dar passos mais importantes na trama, embora ainda me pareça demasiadamente tímido para um segundo episódio de uma temporada com apenas quatro. “Workload” nos traz informações que preenchem lacunas deixadas do fim da temporada anterior e início dessa, e justifica a importância para o roteiro de termos Aleesha assumindo a vice-presidência de Lakeview, porque ela está por dentro de planos da Horizen que envolvem demissões em massa e testes de backup em pessoas vivas.

Quando Nora percebeu que o seu Nathan estava vivo, sua primeira decisão foi tentar entrar em contato com o Nathan Backup para que ele explicasse por que ele mentiu dizendo que vira o Download ser destruído, mas e se ele não tiver mentido? E se ele realmente acredita que foi isso o que aconteceu? Enquanto Nora busca respostas, o Nathan Download está sendo mantido em um lugar misterioso, sem saber o que está acontecendo, respondendo a perguntas que não parecem fazer sentido – qual é a capital da Flórida, por exemplo. Ele consegue entrar em contato com Nora mais algumas vezes, mas ele está cada vez mais fraco a cada aparição, visivelmente cansado… então, encontrá-lo e salvá-lo é uma corrida contra o tempo.

Nora acredita que pode conseguir alguma coisa em Lakeview… afinal de contas, é para lá que devem ter mandado ele, não? Ela até pediu que Aleesha a ajudasse a encontrar o Nathan, mas a verdade é que Aleesha achou que “isso fosse coisa da cabeça dela”, então não procurou de verdade em todos os lugares possíveis. Não importa, Nora pretende fazer isso ela mesma, e é por isso que ela pede que Aleesha a deixe retornar a Lakeview, onde ela pode procurar por si mesma – e onde pode confrontar o Nathan Backup. A partir do momento em que ela conversa com ele, no entanto, é evidente, pelo menos para a audiência, que ele não está mentindo… Nathan Download pode ainda estar vivo, mas o Backup não sabe sobre isso. Ele acredita na sua morte…

Nathan Backup não quer lembrar, não quer falar sobre isso e não quer compartilhar a memória da morte do Nathan Download, porque “é o pior dia da sua vida”, mas Nora precisa assistir, precisa ver como foi. Assim, acompanhamos o dia em que Download e Backup foram colocados frente a frente e tentaram se proteger mutuamente. Os dois foram ótimos, na verdade, mas o Download foi mais rápido quando eles foram pressionados a “escolher apenas um para continuar vivendo”, e ele mandou que salvassem o Backup. Depois de assistir à memória, Nora abraça o Nathan Backup para lhe dizer que ele não teve culpa de nada, porque de fato não tivera… ele não fez nada de errado. Mas a memória que ele tem não é uma memória verdadeira.

Depois de tanto tempo “vivendo em uma simulação”, é como se Nora conseguisse perceber que algo está errado. Ainda que o vídeo lhe traga a cabeça de Nathan Download explodindo, ela consegue recuperar o que seria o vídeo verdadeiro e percebe que ele não está morto – e essa gravação é a prova de que precisava. Nathan Download foi levado para algum lugar que não é Lakeview, mas parece uma “Lakeview do mundo real”. Um spa onde testes de uma nova tecnologia estão sendo realizados, como Aleesha descobrira recentemente: testes de backups mensais feitos em pessoas vivas, para cobrar vitaliciamente. E Nathan é a “cobaia perfeita”, é por isso que o estão mantendo ali. Agora, Nora sabe aonde ir e ela não vai medir esforços para salvar o homem que ama.

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários