Friends 4x12 – The One with the Embryos

“THAT’S NOT EVEN A WORD!”

Exibido originalmente em 15 de janeiro de 1998, “The One with the Embryos” é o décimo segundo episódio da quarta temporada de “Friends”, e eu digo facilmente: É UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DA SÉRIE TODA! É absurdo, profundamente hilário, inusitadamente emocionante… aquele episódio que dá vontade de rever quando não estamos no meio de uma maratona, mas estamos com saudade desses personagens! Seguimos a trama de Phoebe aceitando “emprestar o seu útero” para gerar os filhos do casamento do irmão, enquanto os outros cinco se juntam em uma mesma história regada a competição e CAOS – e não importa quantas vezes eu assista e reassista a esse episódio, eu SEMPRE dou boas gargalhadas com todo o jogo!

A confusão toda tem dois motivadores: primeiro, a “galinha” de estimação do Joey e do Chandler, que acaba não sendo uma galinha, mas um galo, e ele está despertando Monica e Rachel de madrugada; depois, a Monica chegando no apartamento vindo da lavanderia brava e, segundo o Joey, ela só está brava porque “sabe que ele está certo” quando diz que “no dia de lavar roupa, ela usa calcinhas velhas” ou algo assim. Então, nasce uma espécie de “competição” de Joey e Chandler versus Monica e Rachel, porque os meninos têm certeza que eles conhecem as meninas melhor do que elas os conhecem, e vice-versa… mas os meninos são realmente muito bons fazendo comentários e acertando os 5 itens que Rachel trouxera do mercado, por exemplo.

É aí que a MONICA COMPETITIVA desperta – E NÓS AMAMOS O CAOS E O ABSURDO DA MONICA COMPETITIVA. Joey e Chandler ganham 10 dólares por acertar os 5 itens comprados por Rachel, mas Monica quer uma revanche, e aquilo vai se tornando oficial, com direito ao Ross preparando todo um game show e gerindo a competição… são 100 dólares em jogo, inicialmente, com perguntas sobre cada dupla, para a outra responder, separadas em categorias, e eu acho um máximo as perguntas e a maneira como todos eles realmente conhecem bem uns aos outros, e respondem com facilidade às coisas mais absurdas e improváveis possíveis! Tanto é que eles acabam empatando e o Ross precisa trazer a Rodada Relâmpago, para a qual ele já tinha se preparado…

Na Rodada Relâmpago, as coisas saem de controle de uma vez por todas. Monica está tão certa de que elas não vão perder que ela vai aumentando a aposta, até que fique decidido que o Joey e o Chandler vão se livrar do galo e do pato se eles perderem… Chandler até aceita a proposta (A REAÇÃO IMPAGÁVEL DO JOEY!), desde que algo igualmente grande esteja em jogo, então a Monica aposta o seu apartamento. É exagerado, absurdo, mas é isso que torna os ânimos tão aflorados durante a Rodada Relâmpago – e o absurdo que é os meninos ganharem porque AS MENINAS NÃO SABEM QUAL É O TRABALHO DE CHANDLER é indizível, e eu amo isso profundamente! Tudo funciona tão bem para a COMÉDIA desse momento: o grito de Monica, a celebração de Joey e Chandler…

E, agora, Monica e Rachel precisam pagar a sua dívida… afinal de contas, elas apostaram, não apostaram? E elas não fariam com que o Joey e o Chandler se livrassem dos animais de estimação se eles tivessem perdido? Rachel está inconformada, e se recusa a sair, e Monica está tentando empurrar os meninos para uma nova competição na qual ela poderia recuperar o seu apartamento, mas não tem jeito… e essa é uma trama que eu amo – é tão inusitado ver os personagens em apartamentos “trocados”, e eu amo a cena do Chandler entrando no seu “novo apartamento” no cachorro de decoração (uma cena que eventualmente vai para a abertura, o que ajuda a eternizá-la na memória dos fãs). Não tem como não amar e como não se divertir com esse episódio!

Além disso, também temos toda a trama de Phoebe… no episódio anterior, ela aceitou emprestar o seu útero, e agora ela está determinada a dar ao irmão o melhor presente de casamento que ela poderia dar, mas ela fica um pouco chateada (e pressionada) quando descobre que eles só têm essa chance, porque cada inseminação custa aproximadamente 16 mil dólares e o Frankie e a Alice não terão dinheiro para tentar mais uma vez caso não dê certo… e pode ser que não dê certo, é claro. Querendo que funcione para o casal, Phoebe tem uma conversa sincera com os embriões antes de eles serem colocados dentro do seu útero, e aquela é uma cena fofa que a Phoebe consegue tornar fofa, porque dá para ver o quanto ela realmente se importa…

E acho que eles escutam.

Eu gosto de como “The One with the Embryos” reúne as duas histórias, por fim, e de como parte da cena não é realmente atuação… os demais personagens estão no meio daquele caos de discussão por causa dos apartamentos quando Frankie e Alice aparecem com um teste de gravidez para Phoebe, e quando ela sai do banheiro anunciando que ESTÁ GRÁVIDA, todo o restante é deixado de lado para que eles abracem e congratulem Phoebe – e nós podemos ver que parte da emoção dos personagens quando reagem à notícia da gravidez de Phoebe vem dos atores, porque Lisa Kudrow estava realmente grávida, e isso torna a cena muito mais especial para qualquer fã de “Friends”. Não tinha mesmo como esse não ser um episódio que entra para a história da série.

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários