Modern Family 1x02 – The Bicycle Thief

Qual o segredo para ser um bom pai?

Exibido originalmente em 30 de setembro de 2009, “The Bicycle Thief” é o segundo episódio da primeira temporada de “Modern Family”, e é mais um episódio EXCELENTE no qual as piadas funcionam e cada núcleo entrega um tipo diferente de história, girando em torno de um mesmo tema: a paternidade. Phil está tentando ensinar a Luke uma lição quando lhe compra uma bicicleta nova e acredita que ele não está sendo responsável o suficiente; Mitchell arrasta Cam para uma aula com Lily, mas o impede de ser ele mesmo; e Jay é colocado por Gloria para trabalhar com Manny, em uma tentativa de fazer com que os dois comecem a se aproximar.

Inclusive, essa última história gera cenas surpreendentemente emocionantes.

A trama começa com Phil querendo ser um bom pai e comprando uma bicicleta nova para o Luke, agora que ele está ficando grandinho e ainda usa a bicicleta antiga de uma de suas irmãs, e ele o faz mesmo que Claire seja contra, mesmo que ela não acredite que Luke tem responsabilidade o suficiente de cuidar de uma bicicleta nova… Phil tenta confiar no filho e o faz prometer que ele vai cuidar do presente, e aproximadamente 10 minutos depois, o Phil vê a bicicleta parada na rua, podendo ser facilmente roubada – e ele resolve dar uma lição em Luke. Conhecendo “Modern Family” como eu conheço, já é possível ter certeza que aquela não era a bicicleta do Luke.

A história vai crescendo de uma maneira maravilhosa e hilária. O Phil “rouba” a bicicleta de Luke para “lhe dar uma lição de responsabilidade”, mas ele acaba parando para ajudar a nova vizinha bonitona e é ele quem tem a bicicleta roubada no fim das contas – para não precisar admitir que teve a bicicleta roubada na frente da casa da vizinha e para dar a lição que planejara em Luke, Phil vai lá e compra outra bicicleta, apenas para chegar em casa e descobrir que A BICICLETA DO LUKE ESTÁ COM ELE. Eu adoro aquela cena do quarto, do Phil tentando fazer o Luke confessar alguma coisa e tudo o que ele tem a confessar é um pequeno arranhão na bicicleta nova…

Enquanto isso, Phil roubou a bicicleta de alguma outra criança.

Como se não bastasse, a história ainda aumenta no momento em que Phil está tentando ir devolver a primeira bicicleta onde a encontrou, é parado por Claire e, então, chega a vizinha com a bicicleta que “roubada”, que alguém guardou na sua garagem “enquanto ele estava no quarto dela”. O bom de “Modern Family” é isso: É A MANEIRA CAÓTICA COMO TUDO ESCALONA DEPRESSA. Eu dei boas risadas com as TRÊS bicicletas, a expressão da Claire quando começa a descobrir o que aconteceu e com o fato de que o Phil roubou uma bicicleta que não era a do seu filho, no fim das contas… a cena do Phil devolvendo a bicicleta e saindo correndo no fim do episódio?

MARAVILHOSA!

Enquanto isso, Mitchell e Cam levam Lily a uma dessas “aulas” com outros pais e outras crianças, mas ele não quer que o Cameron se comporte como ele mesmo, porque quer que ele seja “mais discreto” ou algo assim, e é potencialmente problemático… e me surpreende o quanto o Cam consegue se controlar, especialmente quando uma das outras mães diz que assistiu “Mamma Mia!” e não gostou muito (sério, eu não sei se aguentaria, sabe?), e que “não sabe se Meryl Streep foi a escolha certa”. A expressão do Cam e ele em paralelo dizendo que “Meryl Streep poderia ser escalada para interpretar o Batman e seria a escolha certa” é sensacional.

Eventualmente, a história nos entrega outros momentos bem divertidos… ri bastante do Mitchell desesperado porque a Lily ainda não estava fazendo o que as outras crianças estão fazendo, por exemplo, e então “roubando a propriedade intelectual de outro bebê”. Os absurdos funcionam! Amo a expressão do Mitchell ao descobrir que tem câmeras e as aulas são filmadas, e o desespero querendo tirar o Cam dali logo, dizendo que “ele vai ver sobre isso no noticiário daquela noite”. MUITO BOM! No fim, um outro casal gay aparece e eles são as estrelas da aula, o que quer dizer, como sabíamos, que isso do Mitchel mandar o Cam “maneirar” era desnecessário.

Gostoso ver o Cam se soltando antes de ir embora, e o sorriso do Mitchell para ele.

Por fim, temos a história de Jay e Manny… o pai de Manny está supostamente vindo buscá-lo para levá-lo à Disney, e Jay terá algum tempo sozinho com Gloria em uma viagem só deles, mas antes disso Gloria os coloca para consertar o ventilador de teto do quarto de Manny juntos – segundo ela, essa é uma boa maneira de fazer com que eles se aproximem, mas a verdade é que não vemos as coisas darem muito certo. A relação de Jay e Manny ainda é bem complicada, e essa é possivelmente a parte mais séria do episódio… a maneira como o Manny idolatra o pai, como diz que “odeia morar ali e não queria que ele tivesse se casado com a mãe” ou como Jay o vê como um “estorvo”.

É a trama para episódios e episódios… não é algo a se resolver aqui, em um dia.

Mas avançamos de maneira bonita. O pai de Manny, o “Superman”, acaba não aparecendo, e Jay poderia dizer a verdade para ele, mas não o faz… ele inventa uma história que, no fundo, o Manny sabe que é mentira, e finge que a limusine que chegou para buscar ele e a Gloria para o dia romântico deles foi mandada pelo pai de Manny para que eles o levassem à Disney por ele, e é o que eles fazem… é uma atitude bonita, e Jay chega à resposta que não soube dar no início do episódio, sobre qual o segredo para ser um bom pai: em 90% dos casos, estar presente já é o suficiente. Gosto demais desse segundo episódio de “Modern Family” e de como faz bem tudo que se propôs a fazer.

 

Para mais postagens de “Modern Family”, clique aqui.

 

Comentários