Modern Family 1x01 – Pilot

“Shoot Luke”

ESSE É O MELHOR PILOTO DE UMA SÉRIE DE COMÉDIA NA MINHA OPINIÃO! Eu sou apaixonado por várias sitcoms, é verdade, mas nenhuma estreia me faz rir TANTO, e não importa quantas vezes eu assista, quanto a de “Modern Family”. Exibido originalmente em 23 de setembro de 2009, o Piloto tem uma característica interessante que é a de não contar, logo de cara, qual é a relação entre aqueles personagens, apresentando cada grupo de maneira razoavelmente independente, até o momento em que as histórias se reúnem em um jantar em família que também é a apresentação de uma novidade por parte de Cameron e Mitchell – e entrega um dos meus momentos favoritos no episódio!

Uma coisa que eu percebo assistindo novamente ao Piloto atualmente é que “Modern Family” é um daqueles raros casos em que o tom já tinha sido encontrado desde a estreia… é comum que séries de comédia o ajustem durante a primeira temporada – é o caso de “Friends”, por exemplo, ou de “Georgie & Mandy’s First Marriage”, recentemente. Em “Modern Family”, é como se eles sempre soubessem o que estavam fazendo! Eu adoro os depoimentos e tudo o que sai desses momentos (“WTF: Why The Face?” / “What’s the word?” “Murders”), adoro as jogadas de câmera, o Phil olhando diretamente para ela em vários momentos, e eu adoro a sensação que a série passa: DE QUE AQUILO É UM CAOS.

É essa sensação caótica que torna tudo tão maravilhoso!

E eu amo cada segundo!

Phil é uma das maiores estrelas da estreia e de “Modern Family”. Ele nos entrega momentos maravilhosos e embaraçosos como quando está dançando “High School Musical” para ser um pai descolado ou falando o que significa as gírias da internet (!), e ele tem construções incríveis… toda a cena em que ele explica o que está dizendo com os olhos para Dylan, o amigo que Haley trouxe para casa, e termina sendo carregado no colo é sensacional, bem como ele e Claire colocando no calendário “Shoot Luke” depois de o Luke ter atirado em Alex com uma arma de brinquedo… e, é claro, toda a sequência do Phil atirando sem querer em Luke e depois em Dylan.

Como não amar?

Gloria, por sua vez, é um espetáculo desde o primeiro momento em que ela aparece! Gloria nos arranca risadas naturalmente com a sua confiança e o seu carisma, e eu sou apaixonado pelas interferências do espanhol em sua fala, como quando ela diz uma frase tradicional que “fica muito mais bonita em espanhol”. Gloria é casada com Jay, um homem muito mais velho do que ela, e tem um filho chamado Manny… nesse episódio, Manny está tentando se declarar para uma garota de 16 anos de idade que trabalha em uma barraca de fotos no shopping, e ele termina com uma foto de xerife, um coração partido e um poema muito sentimental que ele mesmo escrevera.

Por fim, temos Cameron e Mitchell, que estão casados há cinco anos e decidiram ser pais recentemente… eles estão voltando de sua viagem ao Vietnã com uma garotinha linda chamada Lily (que vai se tornar uma das maiores estrelas de “Modern Family”) e nos entregam toda aquela sequência do avião, quando Mitchell se levanta para fazer um discurso porque alguém falou “da garota com as frutinhas”, até perceber que Lily está realmente brincando com frutinhas e não tinha sido um comentário homofóbico… agora, Mitchell tem que contar para a família que adotou uma criança, e Cameron resolve “dar um empurrãozinho” os convidando para jantar.

O jantar da família é a conclusão do primeiro episódio de “Modern Family”, e é quando os três núcleos se reúnem e percebemos as relações entre os personagens… e, é claro, quanto mais gente em cena, maior o caos. Mitchell está tentando contar o que ele tem a contar, sendo possivelmente julgado pela irmã, Claire, e pelo pai, Jay, e ele tenta até dizer que o seu marido “não é assim tão dramático”, mas o Cameron meio que inviabiliza essa narrativa no momento em que ele entra para apresentar a Lilly COM A TRILHA SONORA DE “O REI LEÃO”. Essa é uma das melhores cenas desse Piloto: a música, a luz, o drama de Cameron, tudo… e então eles se reúnem felizes em volta da Lily.

É um momento simples, mas que nos faz entender: pode ser caótico, mas tem muito amor!

 

Mais textos de “Modern Family” EM BREVE!

 

Comentários