Foundation 3x05 – Where Tyrants Spend Eternity

Como enfraquecer o Império.

O CERCO A KALGAN. Exibido originalmente em 08 de agosto de 2025, “Where Tyrants Spend Eternity” é o quinto episódio da terceira temporada de “Foundation” e é primordialmente dedicado à Gaal Dornick manipulando o atual Brother Dawn para que ele consiga impor o Cerco a Kalgan – é um episódio eletrizante e emocionante, mas eu vou ficar muito triste se essa for mesmo a despedida do Cleon XXV… não estou pronto para acreditar que ele de fato morreria faltando ainda metade da temporada. Em paralelo à história de Gaal e Dawn no Conselho, acompanhamos outros personagens desempenhando papeis que constroem a grande história de “Foundation”, e ainda que não estejam em primeiro plano agora, são partes de uma mesma trama.

Day, por exemplo, chegou a Mycogen e não tivemos a oportunidade de vê-lo explorar o lugar ainda, embora ele tenha conseguido despistar pessoas no planeta e a própria Demerzel com o plano de passar suas nanites para o guarda. O Capitão Pritcher, por sua vez, acaba sendo preso por agir por conta própria contra as ordens de seu superior, embora ele estivesse fazendo o que precisava ser feito. E Toran Mallow, em sua tentativa de escapar do Mulo, acaba sendo obrigado a pousar (ou a cair) no lugar para onde nunca queria retornar: Haven. A trama dos novos Mallows e do Magnífico, o “músico” de Mulo com quem eles escaparam daquela festa, está apenas começando… sabemos que “Foundation” está colocando todas suas peças no tabuleiro.

Gaal tem um plano para conseguir o cerco a Kalgan… ela e Dawn incriminam alguém cujo voto a favor do Império deve mexer com a opinião do Conselho, e então o plano está em ação. Gosto de como o episódio é quase contraditório – de maneira proposital e deliciosa. Exploramos, em vários momentos, facetas de Dawn desconhecidas em outros Cleons antes dele, e é interessante vê-lo com outros figurinos, outras posturas, outras ações… quando ele enfrenta Tarisk, no entanto, com uma frieza inigualável capaz de ameaçar a sua vida e de matar a amante de Tarisk que ele não sabia que estava ali, ele parece o mesmo Império de sempre. Ele parece tão frio e implacável quanto, talvez, o Brother Day da primeira temporada seria.

Tarisk resolve não contrariar Dawn… a sua atitude coloca em risco a segurança de sua família, que está em Kalgan, mas ele vota a favor do Império quando Cleon XXV faz um discurso em frente ao Conselho, e embora os dois primeiros votos sejam contra o cerco, o cerco é aprovado pela maioria do restante. E quando o cerco chega a 100%, eles recebem uma mensagem do Mulo, que ri com satisfação evidente porque ele não está lá, na verdade – ele já escapou através de um portal, e agora ele está longe o suficiente para entregar morte não apenas a Kalgan e as pessoas que estão no planeta, mas a toda a frota do Império que foi enviada para o cerco. Eles perderam, e Brother Dawn precisa escapar porque todos se voltarão contra ele.

Existe um Plano B de fuga para o Império, e Gaal e Zera conduzem Cleon XXV enquanto despistam os demais… gosto bastante da sequência na qual Dawn parece encurralado, mas sabemos que não é ele no momento em que “ele” estende as mãos e coloca todos os guardas que o cercam para dormir… é Gaal se passando por ele, enquanto o verdadeiro Dawn escapa por outro lugar. Mas Dawn vai percebendo algo que ele eventualmente precisa confirmar: Gaal sabia do portal e que o Mulo escaparia por ele? Antes de seguir fazendo qualquer coisa que Gaal Dornick manda, porque ela pode estar tentando salvar a sua vida ou não, Dawn a confronta, e quando ele deixa transparecer a raiva e a frustração, ele parece mais humano do que nunca.

Dawn se sente enganado e usado porque… bem, porque ele foi enganado e usado. Gaal sabia das condições, Gaal queria tanto o cerco a Kalgan porque queria se livrar da frota do Império e tentar trazer o universo de volta para algo mais próximo da psicohistória de Hari Seldon e o seu plano inicial: era para o Império estar mais fraco e a Fundação mais forte, então ela precisava nivelar isso… ela precisava enfraquecer o Império para ajudar a tornar a Fundação a maior potência do universo. Ela pretende deixar que o Império caia e que o Mulo assuma o controle de Trantor, e é lá que ela pretende isolá-lo até a morte. Dawn ainda está processando isso tudo quando Tarisk chega buscando vingança e toma uma atitude que pode custar a vida de ambos.

Será o fim de Cleon XXV?

 

Para mais postagens de “Foundation”, clique aqui.

 

Comentários