Supernatural 1x06 – Skin

A morte de Dean Winchester.

OS WINCHESTERS ENFRENTAM UM METAMORFO. Exibido originalmente em 18 de outubro de 2005, “Skin” é o sexto episódio da primeira temporada de “Supernatural” e traz um caso inesperado para os Irmãos Winchester quando Sam descobre que um colega seu de faculdade foi preso acusado de assassinato – e ele o conhece o suficiente para saber que não pode ter sido ele mesmo. Gosto de como os episódios desse início de “Supernatural” são cheios de significado, e de como a jornada dos Winchesters na caça a monstros passa por questões bastante pessoais: aqui, conhecemos sentimentos de Dean em relação à “vida normal” que o Sam tentou levar no momento em que deixou ele e o pai na vida de caçador para ir fazer faculdade.

Sam mantém contato com os amigos que fizera na faculdade, ainda que eles não saibam toda a verdade a seu respeito e o Dean acredite que seja melhor se afastar, como ele fizera a partir do momento em que aceitou a sua vida de caçador. A ânsia de Dean por “se afastar” dos amigos de Sam, como se isso pudesse “atraí-lo de volta para uma vida em Stanford”, o faz dizer que o caso de assassinato não tem nada a ver com as coisas que eles investigam… mas a verdade é que tem, sim. Becky, a irmã de Zach, garante que o irmão esteve com ela até depois da meia-noite, mas as câmeras de segurança mostram o “Zach” entrando em casa por volta das 22h, com o assassinato acontecendo às 22h30. Isso só seria possível se “ele estivesse em dois lugares ao mesmo tempo”.

Dean não demora muito para se convencer de que esse é mesmo um caso sobrenatural, e eles percebem que estão lidando com alguma espécie de doppelgänger… um metamorfo que pode assumir as características de outras pessoas, cometer crimes e deixar que as pessoas reais paguem por eles, enquanto ele segue adiante… a caça ao metamorfo leva Sam e Dean aos esgotos da cidade e pilhas nojentas de pele, deixadas para trás no momento em que a criatura troca de corpo, e o próximo rosto/corpo que ele rouba é o de Dean… ainda que “Dean” consiga responder a uma pergunta que é uma pegadinha, Sam repara quase no mesmo momento que ele não está falando com o seu irmão de verdade… e quando ele hesita em atirar, o metamorfo o ataca.

O metamorfo não assume apenas o rosto e o corpo da pessoa, mas também consegue acessar suas memórias e sentimentos, e ele faz toda uma leitura sobre a relação de Sam e Dean e como Dean se sente em relação ao irmão, e embora o que ele diga possa não ser 100% verdade, tudo faz sentido e certamente há resquícios disso dentro de Dean mesmo… ele fala sobre Dean sentir inveja do irmão por ele ter “saído para ter uma vida normal” e ter amigos, enquanto ele ficou para trás… enquanto ele é uma “aberração”. O sentimento de Dean não passa pelo ódio, como o metamorfo parece sugerir, mas ele de fato sente algo de exclusão e, quiçá, de inveja, como fica evidente durante o episódio na maneira como ele reage ao Sam ter amigos da época da faculdade…

E como o incentiva a “deixar tudo de lado” e a “cortar laços”.

Agora, no entanto, eles precisam lidar com o metamorfo que escapou e que está andando pela cidade com o rosto de Dean… e eles não podem envolver a polícia, se não quiserem que Dean Winchester se torne um procurado. O que, diga-se de passagem, não funciona. Dean se torna, sim, um procurado pela polícia depois de um ataque do metamorfo a Becky usando o seu rosto, e agora eles precisam andar pelas sombras mais do que nunca… mas Dean quer resolver aquele caso… afinal de contas, agora é pessoal! “Supernatural” ainda nos entrega uma sequência angustiante e nojenta na qual vemos o metamorfo com o corpo de Dean tirando a pele nos esgotos da cidade, e então percebemos que ele pode estar usando qualquer corpo por aí

E está usando o corpo de Becky.

Por algum motivo, no entanto, o metamorfo acaba retornando ao rosto de Dean, o que nos entrega uma sequência eletrizante na qual o Sam precisa lutar contra ele, e a cena culmina na chegada do verdadeiro Dean com balas de prata, que são meio que um coringa na morte de criaturas sobrenaturais. Com a morte do metamorfo com a aparência dele, Dean Winchester deixa de ser procurado pela polícia… ele está oficialmente morto, mas pelo menos não é procurado. É um episódio muito bom, e Sam começa a se perguntar se o Dean tem razão, no fim das contas, e se ele precisa se isolar do restante do mundo, mas talvez não precise… Becky sabe, enfim, a verdade a seu respeito e sobre o que ele está fazendo nessa “viagem com o irmão”, por exemplo.

 

Para mais postagens de uma revisita a “Supernatural”, clique aqui.
Para os textos da época original de exibição, clique aqui.

 

Comentários