English Teacher 2x01 – Covid in America

Angels Covid in America.

Eu juro que às vezes eu não sei como reagir a “English Teacher”, e isso é uma coisa… boa? “Covid in America” é o episódio de estreia da segunda temporada da série, lançada em 25 de setembro de 2025, e é um absurdo tão grande e tão propositalmente constrangedor que acaba se tornando um espetáculo! A série me intriga e sempre me intrigou porque ela parece abusar do exagero, mas, ao mesmo tempo, é ridiculamente realista de uma maneira que só quem esteve à frente de uma sala de aula com adolescentes nos últimos 10 anos é capaz de entender. É cômica e, ao mesmo tempo, é dolorosamente real de uma maneira que talvez nem fosse para ser.

Para um ex-professor como eu, é uma experiência… curiosa.

Nesse episódio, Evan Marquez está tentando emplacar a montagem de “Angels in America”, uma obra sobre a epidemia de AIDS nos Estados Unidos na década de 1980, mas ele encontra dois problemas: primeiro, o fato de que o diretor a acha polêmica demais e teme que isso vá acabar atraindo problemas; depois, o fato de que os jovens não se interessam nem um pouco pelo tema porque não se identificam com ele. Supostamente, foram eles quem escolheram a obra para ser apresentada, mas a verdade é que eles não sabiam de verdade do que se tratava e não estão conseguindo ver sentido no texto porque, como eles dizem, “nada daquilo aconteceu com eles”.

Encontro, aqui, a mesma dificuldade que eu encontrei em vários momentos da primeira temporada de “English Teacher”: abstração. Com os meus mais de 10 anos em sala de aula, às vezes tenho dificuldade em deixar algumas coisas de lado, e muitas vezes aqueles adolescentes me irritam, ainda que eu entenda que é uma série de ficção (é?) e que eles foram escritos para serem daquele jeito (acho que o que pega é o fato de o exagero não ser distante da realidade, no fim). Entendo o que o Evan está dizendo quando ele fala sobre a obra que ele queria que fosse montada, e quando ele tenta exasperadamente falar sobre o que acredita e não consegue se expressar bem…

De todo modo, eu me diverti muito a partir do momento em que o caos reinou e o absurdo nos rendeu as maravilhosas cenas da peça adaptada pelos adolescentes, que agora se chama “Covid in America”, porque eles decidiram que se identificam mais com essa história… a maneira como tantas pessoas vão se envolvendo na produção, os conceitos do musical que vemos durante os ensaios brevemente, os trechos que assistimos na noite de estreia (como aquela parte da Itália). Tudo é tão propositalmente absurdo que funciona brilhantemente e, no fim, eu me diverti horrores no episódio… parcialmente constrangido, é verdade, mas também dei risadas gostosas, então valeu!

Vamos ver o que a nova temporada tem a oferecer daqui para a frente!

 

Para mais postagens de “English Teacher”, clique aqui.
Visite também nossa Página: Produções LGBTQIA+

 

Comentários