No.1 Sentai Gozyuger – Ep. 34: Scattered Battle Scars, Gray Glow

Encerramentos.

Exibido em 12 de outubro de 2025, “Scattered Battle Scars, Gray Glow” é o trigésimo quarto episódio de “No.1 Sentai Gozyuger”, e ele me obriga a comentar sobre algo que já percebemos anteriormente: falta consequências em “Gozyuger”. Eu gosto da série: gosto muito dos visuais, acho os personagens carismáticos, gosto das brincadeiras com elementos de temporadas anteriores… mas eu gostaria que o roteiro se dedicasse a coisas mais duradouras. Tudo é muito fechado dentro de seu próprio arco sem reverberações futuras. Achei que a trama de Bellum seria um arco longo, por exemplo, e é encerrado abruptamente, isso sem falar naquela cena de Assam como Shishi Red…

É tão breve que eu não o considero um Guerreiro do Universo!

Nesse episódio, Rikuo está determinado a enfrentar Rei Gushima sozinho, porque ele acha que essa é uma batalha sua, por isso ele convida todos os amigos para uma refeição que desempenha o papel de “última ceia”: ele quer se despedir dos amigos, sem contar a eles que está se despedindo, e criar boas memórias para levar consigo se precisar… um pouco dramático, mas isso rende uma boa cena quando os outros Gozyugers se unem a ele em batalha dizendo que não vão deixar que ele enfrente Gushima sozinho, e ele mesmo se dá conta, naquele momento, que ele prefere viver com os seus amigos do que morrer lutando sozinho.

Rei Gushima usa os seus poderes de Anéis Sentai absorvidos anteriormente para transformar o Príncipe Assam em Shishi Red, usando o Anel Sentai de “Kyuranger”, e é uma pena que esse seja um uniforme usado tão brevemente e de qualquer maneira assim, porque eu acho um dos uniformes mais bonitos da franquia… para enfrentar o Shishi Red e toda a batalha que se desenrola, Kinjiro usa o Anel Sentai de “Bioman”, Sumino usa o de “Gingaman” e Hoeru usa a sua fusão com o TegaSword, como nos foi apresentada no episódio anterior, enquanto Rikuo, o GozyuLeon, lidera a luta direta com Rei Gushima, que usa novamente o Anel Sentai de “Magiranger”.

Há um momento bacana de Rikuo e Sumino no qual Sumino chega para “salvar” o Rei Gushima de um golpe fatal, e isso é importante para a sua personagem e para a sua relação antes balançada com Rikuo – mas, logo em seguida, Bellum assume o controle do corpo de Rei novamente, e talvez esse tenha sido o seu erro… com a ajuda de Hoeru, Sumino e Rikuo conseguem tirar de Bellum muitos dos Anéis Sentai que ele havia absorvido, o que dá novos poderes a eles, e Rikuo tem a oportunidade de se unir a TegaSword, como Hoeru fizera, para dar o golpe final em Bellum… a batalha gigante fica a cargo de Hoeru Tono com a ajuda do TegaSword.

Como eu disse, infelizmente temos poucas consequências… até mesmo Sweet Cake, depois de toda aquela coisa de “ser absorvida pelo descendente da Calamidade”, desperta como se só tivesse tirado uma soneca longa. Assam, por sua vez, vai embora de volta para o seu planeta sem a chance de ter uma boa trama, ainda que ele fosse um personagem talvez promissor. E a trama de Rei Gushima também parece ter se encerrado… ele vai preso, e Rikuo o visita prometendo que vai achar a cura para a sua doença e que um dia ele poderá assisti-lo no palco. É um episódio de encerramentos – uma pena que sejam encerramentos que vêm antes do devido desenvolvimento.

 

Para mais episódios de “No.1 Sentai Gozyuger”, clique aqui.

 

Comentários