Hannah Montana 2x10 – Achy Jakey Heart: Part 2

“I’m a nobody! Like Oliver”

Por isso que eu prefiro o Travis. “Achy Jakey Heart: Part 2”, exibido em 24 de junho de 2007 junto com a primeira parte do episódio, não tem toda a fofura que o retorno de Jake Ryan a “Hannah Montana” proporcionou no episódio anterior: acho que, como ele não é um personagem regular, a série precisa encontrar uma maneira de, mais uma vez, “tirá-lo de cena”. E isso acontece quando Miley Stewart se sente culpada porque ele contou um segredo dele (o fato de o seu nome verdadeiro ser “Leslie”) e ficou falando sobre como “não existem mais segredos entre eles”, então ela acaba contando a ele o seu maior segredo: que ela é a Hannah Montana. Como a Miley comenta, ele não desmaia como o Oliver desmaiou quando descobriu isso, mas ele fica bastante atordoado… e não sabemos bem como ele vai lidar com essa grande revelação.

O grande problema de Jake Ryan sempre foi o ego – ele se acha um máximo, então sabemos que ele não vai suportar a ideia de dividir o holofote com uma namorada tão famosa quanto ele… ou mais famosa do que ele, na verdade. Quando os paparazzi começam a aparecer na praia onde Miley contou seu segredo, Jake Ryan reclama que “eles o seguem aonde quer que ele vá”, e Hannah responde que “eles estão seguindo ela”… naquele momento, no entanto, eu acho que eles estavam mesmo seguindo o Jake, porque a Miley chegou lá como Miley e não como Hannah, mas tudo bem. De qualquer maneira, os dois precisam se esconder e a confusão gera falas bacanas como “You’re not dating Hannah, you’re dating Miley! You can’t get caught cheating on me with me!” Afinal de contas, Jake Ryan assumiu o seu amor por Miley Stewart no episódio passado…

…não por Hannah Montana.

O namoro de Jake Ryan e Miley Stewart já começa não funcionando – as coisas vão se agravar rapidamente durante esse episódio, mas o início é bem simples e faz todo sentido: namorar uma pessoa famosa acaba com todo o plano pelo qual Hannah Montana existe: Miley Stewart criou uma personagem para se tornar famosa justamente para poder continuar levando uma vida normal no resto do tempo, e não é o que ela consegue quando está com Jake Ryan… os fãs estão o tempo todo em cima dele, por exemplo, e parece que eles nunca terão um momento sozinhos. E, entre fãs e o pai de Miley, eles realmente não têm. Por isso, quando Miley fala sobre isso com Jake, ele resolve se transformar em “Milo” que, ao contrário de Miley quando se transforma em Hannah, é um personagem para ele “ser uma pessoa normal”. Mas Jake não tem a menor ideia do que não é ser famoso.

Jake é um desastre insuportável, na verdade… ele não sabe esperar pelas coisas, ele detesta não ter o seu ego alimentado o tempo todo, e ele rouba a garrafa de água de uma garotinha porque não sabe ir buscar uma água para si mesmo. Depois do desastroso “encontro” com “Milo”, Lilly e Oliver tentam falar para Miley sobre como o Jake é horrível, mas Miley já percebeu isso tudo por conta própria e se pergunta o que fazer agora – “So… what you’re gonna do?” “Learn to love his flaws?” “Right! Like the adorable way he steals water from little girls!” O que ela teme, graças a um comentário de seus amigos, é que Jake Ryan pode contar o seu segredo se ela terminar com ele, o que eu não acho que ele faria, por pior que ele seja… seu problema é mais de ego e arrogância do que de maldade pura. Mesmo assim, ingenuamente, Miley decide não correr o risco…

Então, ela precisa encontrar uma maneira de fazer o Jake terminar com ela. Assim, ganhamos aquela sequência divertida da première do filme de Jake em que ela vai vestida de “As Branquelas” (o quanto eu ri quando ela revela o seu figurino para a noite especial do Jake!), em que Miley faz de tudo para envergonhar o Jake e fazê-lo terminar com ela… o que ele não está disposto a fazer, no fim das contas, porque acredita que ela só está fazendo isso por ciúmes, porque “a Hannah Montana não sabe ver outras pessoas sendo o centro das atenções” (?), e embora Miley esteja disposta a aceitar essa acusação injusta em troca do fim do namoro, Jake diz que “eles vão superar isso” e que ela vai aprender a lidar com isso “como ele aprendeu a ser um garoto normal”, então Miley acaba explodindo… quer dizer, Jake não faz ideia do que é ser um garoto normal.

No fim, as coisas ficam complicadíssimas entre eles e qualquer relacionamento totalmente insustentável. Eles estão em sintonias diferentes, e eu não tenho certeza de que Jake Ryan quer aprender a ser diferente do que ele é… e, no fim, está tudo bem, cada um pode seguir seu caminho, e Miley acabou de ter seu primeiro amor, seu primeiro namorado e seu primeiro coração partido… são elementos importantes na vida de uma pessoa! E acho que o Jake estava errado em muitos sentidos durante o episódio todo, mas Miley também errou com ele ao fazer toda aquela cena para que ele terminasse com ela, por medo de “ele contar o seu segredo para todo mundo”. Quer dizer, esse é o tipo de cara que ela pensava que ele era? Depois de ir embora, Jake envia uma flor para ela, dizendo que seu segredo está bem guardado com ele, e acaba sendo fofo.

Eles podem ser bons amigos!

 

Para mais postagens de Hannah Montana, clique aqui.

 

Comentários