Friends 1x09 – The One where Underdog Gets Away

“Here’s to a lousy Christmas!” “And a crappy New Year!”

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS! Exibido originalmente em 17 de novembro de 1994, “The One where Underdog Gets Away” é o primeiro episódio de Ação de Graças de “Friends”, e não poderia ser mais perfeito… e caótico. É interessante retornar à série nesse momento, depois de já a ter assistido tantas vezes na minha vida (!), e ver o momento em que a história está sendo feita. No primeiro Dia de Ação de Graças que acompanhamos do grupo, vários deles tinham planos diferentes para aquela noite, mas acabam ficando “presos” uns aos outros, em uma noite que não sai nada como o planejado… enquanto a Monica está fazendo o seu melhor para agradar todo mundo, quando cada um quer “um tipo diferente de batata”, porque é o que lembra a família.

Monica e Ross não vão passar o dia de Ação de Graças com a família porque os pais têm outros planos, para o desespero de Ross; Rachel está tentando conseguir 100 dólares para pagar sua passagem e passar o feriado com a família, como todo ano, mas o pai não vai pagar dessa vez, então ela precisa de quantas gorjetas conseguir, e ela não é uma garçonete das melhores, como sabemos; Chandler não celebra o dia de Ação de Graças porque ele “não acredita no feriado”, já que foi num dia de Ação de Graças na sua infância, durante o jantar, que os pais anunciaram o divórcio; a Phoebe vai celebrar Ação de Graças em uma data diferente, portanto é a primeira a ser convidada para o jantar dos Geller; e o Joey acaba perdendo a chance de passar com a família por causa de um trabalho.

Inclusive, os amigos rindo e debochando do cartaz do Joey?

Certo ou não, é assim que funciona a maioria das amizades e eu amo HAHA

Os episódios especiais de datas comemorativas sempre são GRANDES EVENTOS de “Friends”. Eu acho que, como toda sitcom, a série se sai bem colocando os personagens em duplas para histórias paralelas, mas é muito gostoso ver o grupo reunido, vivendo uma única história – e aquele caos da preparação do jantar é muito gostoso de se assistir! Fico com pena da Monica? Fico. Dou gargalhadas com o surto dela por causa das batatas? Com certeza. E todo o jantar acaba indo por água abaixo quando um balão inflável do desfile acaba escapando e todos correm para o terraço para vê-lo, e ninguém leva a chave… portanto, eles ficam trancados para o lado de fora enquanto a Rachel perde o seu voo e tudo o que a Monica estava preparando queima.

E, no meio do caos e da confusão, o Chandler sente que é “Ação de Graças”. Eu acho muito bacana como não é o dia de Ação de Graças perfeito, e como não precisa ser… eles brigam, eles discutem, eles ficam bicudos um com o outro, até eles verem o peladão feio do outro lado da rua, passando com alguém, e percebendo que eles também têm alguém com quem passar o feriado: eles estão juntos, não estão?! Acho tão bonitinha a energia dos seis reunidos em torno da mesa, comendo queijo quente (!), porque é o que deu para fazer, enquanto o Chandler dá graças ao fato de que o dia de Ação de Graças de todos eles deu errado… esse episódio me deixou curiosamente emotivo, e muito feliz por saber que “Friends” ainda tem uma longa caminhada pela frente.

Eu amo esses personagens!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários