ABERTURA do “Sítio do Picapau Amarelo (2007)”

“Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo”

O conceito de livros foi usado nas aberturas do “Sítio do Picapau Amarelo” desde 1977, e é algo que eu, particularmente, ACHO MUITO BONITO. Na primeira versão da Rede Globo, a maioria das aberturas trazia páginas reais dos livros originais, com as ilustrações sendo substituídas por cenas do programa. Quando o Sítio retornou à Rede Globo, em 2001, embora conceitualmente diferente, a ideia de valorizar o universo dos livros na abertura se manteve. Tivemos, entre 2001 e 2004, três versões da mesma abertura, com os personagens ganhando vida e interagindo com cenários ilustrados, conforme as páginas são viradas… em 2005, tivemos uma abertura que utilizava a ideia de livros ilustrados pop-up, e eu preciso dizer que essa é a minha abertura favorita do programa.

É visualmente impecável.

Em 2007, uma nova ideia que ainda usava a premissa de livros é colocada em prática: se a abertura de 2001 trazia os personagens em live-action e a de 2005 trazia os personagens em 2D, exatamente como em um livro, 2007 é a única abertura que usa o 3D, conforme cada um dos personagens ganha vida. Não é a minha abertura favorita nem nada, mas eu gosto do conceito de um pozinho mágico fazendo com que os personagens “saltem para fora das páginas”, e eu gosto de como as ilustrações em preto-e-branco se tornam coloridas (em uma paleta de cores muito bonita, por sinal) quando isso acontece. Além disso, é claro, temos a icônica música de Gilberto Gil, que marcou gerações e que sempre despertará bons sentimentos em quem viveu essa época…

 


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. E depois dessas adaptações + o desenho animado (fofinho por sinal), vem aí a adaptação do SBT pro streaming.

    Tirando as câmeras escondidas + making of, vc chegou a ter acesso ao material da série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resto do ano eu vou postar sobre a temporada de 2007, ano que vem quero trazer postagens sobre o desenho! Sobre a adaptação do SBT, eu não vi nada além das câmeras escondidas e postagens no Insta mesmo... você chegou a ver algo a mais? Estou bem curioso para ver como será em forma de série (pretendo ver e comentar).

      Excluir

Postar um comentário