Malhação 2004 – Miss Gari

A “vingança” de Gustavo.

Posso dizer? Eu ADORO como a Letícia normalmente consegue se sair bem das situações nas quais a Vagabanda a coloca… Gustavo e os amiguinhos podem ser completos babacas, mas Letícia é tão resolvida que dificilmente ela é derrotada em uma batalha – e não vai ser diferente dessa vez. Como Gustavo quer “se vingar” de Letícia por causa do seu celular novinho (que ela jogou longe depois de descobrir que ele e os amigos a estavam enganando para que ela não conseguisse falar com o Fabrício), ele tem um plano que envolve as fotos de Letícia sendo coroada a Garota Múltipla Escolha… ele decide fazer um mural em homenagem à “Miss Gari”, que é a maneira como Letícia é chamada pela Vagabanda, por ela gostar tanto de “mexer com lixo”.

O que eles não esperavam era que ela levaria tudo numa boa… Gustavo faz uma montagem da Letícia vestida com sacos de lixo e uma faixa que diz MISS GARI, e expõe a foto no colégio, com a intenção insensível e cruel de humilhá-la, e a cena é, sim, revoltante, porque o triozinho da Vagabanda é desprezível – os seus sorrisos arrogantes, a maneira como acham que estão arrasando e que ela está “passando uma grande vergonha”, mas, felizmente, LETÍCIA É INCRÍVEL, então ela sabe muito bem como lidar com aquilo. Primeiro, ela pergunta se foi o Gustavo que fez aquilo, e então ela ri, diz que adorou, e ainda solta uma frase que o deixa completamente desconcertado: “Adorei. Miss Gari. Como você descobriu que meu pai é gari?” Ela é muito maravilhosa!

Jogar que o pai é gari foi, inclusive, extremamente astuto da parte de Letícia, e ela sabe disso. Gustavo fica todo sem jeito, tenta explicar e dizer que não sabia que o pai dela era gari e que o “Miss Gari” vem do fato de ela “gostar de mexer com lixo”, mas Letícia não tem vergonha da profissão do pai, de maneira alguma… pelo contrário, ela diz coisas incríveis que acabam com o Gustavo e com a Vagabanda: diz que ele é daquelas pessoas que acham que os garis são seres inferiores e que o seu trabalho é menor que os outros. Gustavo fica confuso, sem ter muito para onde fugir, e tem uma galera em volta para ouvir, o que quer dizer que pega super mal para ele, além de tudo. Letícia vai embora dizendo que “ele acertou em cheio na homenagem” e “tem muito orgulho do trabalho do pai: honesto, digno e honrado”.

Letícia sai leve. Vitoriosa. E ainda leva a foto com ela…

…enquanto isso, o pessoal julga a Vagabanda pela “brincadeira de mau gosto”.

Fico muito contente pela Letícia conseguir fazer isso – é necessário um sangue frio que a Flávia, por exemplo, não teria (e eu preciso dizer que a Flávia não é uma boa personagem, porque ela é extremamente exagerada e caricaturada, e é chato assisti-la). Letícia mantém essa pose descontraída e debochada mesmo depois, quando Gustavo a procura para “pedir desculpas”, mas ela está amando toda a situação! Eu não consigo, ainda, torcer pelo Gustavo, porque ele tem muitas atitudes realmente babacas continuamente, mas podemos, aos poucos, ver que existe algum espaço para mudança para ele – só o fato de ele se sentir na obrigação de procurar a Letícia para pedir desculpas, por exemplo, já é alguma coisa. E não é bem a primeira vez que o faz.

Enquanto isso, Letícia está em um namoro com Felipe que tinha tudo para dar certo – Felipe é inteligente, carinhoso, romântico, apaixonado, bonito… mas o coração de Letícia não dispara por ele, e parece que ela está cada vez mais distante e sem dar atenção às tentativas dele de ser romântica e impressioná-la… ela esquece no clube o buquê de flores que ele leva para ela, por exemplo, e distribui os chocolates da caixa de bombons que ele deu para as crianças no amparo social, e se irrita com um violinista que ele contratou para tocar para eles durante um jantar romântico… Felipe está se esforçando o quanto pode e Letícia não nota, então sabemos que esse romance não vai longe (até porque o par dela é o Gustavo), mas queremos que as coisas acabem bem.

Não quero ver o Felipe sofrer.

Querendo tanto impressionar a Letícia e sabendo que ela está preocupada com um garoto no hospital que precisa de um último doador de sangue, Felipe faz algo muito errado e vai doar sangue, mesmo que tenha feito isso uma ou duas semanas antes, e embora ele acabe salvando a vida do garoto, o que deixa Letícia profundamente emocionada e feliz, ele coloca a própria saúde em risco, fica fraco e pode ter uma anemia severa… todo o plot, no entanto, é importante porque “Malhação 2004” estava incentivando uma campanha de doação de sangue, e ainda serve bem didaticamente à conscientização do porquê é necessário esperar o período exigido entre uma doação de sangue e outra, e funciona bem: uma campanha social pertinente, e encaixada com a trama de maneira convincente.

Gostei.

Inclusive, Letícia fica surpresa ao descobrir que Gustavo também é doador de sangue.

Talvez ele não seja tão ruim quanto ela pensa.

 

Para mais postagens de “Malhação 2004”, clique aqui.

 

Comentários