Anti Reset – Chapter 8: What if he can’t come back?

Amor.

O RETORNO (TEMPORÁRIO?) DE EVER 9. No fim do episódio anterior, depois de Ever 9 e Yi-Ping compartilharem seus bons momentos, Ever 9 “desmaiou” – ou deu pane, tendo em vista que, apesar de não se parecer com um, ele ainda é um robô com inteligência artificial. Desesperado, Yi-Ping o levou para que os reparos necessários pudessem ser feitos, esperando que ele possa voltar para casa o mais rápido possível, e que ele ainda siga sendo o seu Ever 9 de sempre… e, na ausência de Ever 9, Yi-Ping percebe como ele já passara a fazer parte de sua vida, e como ele sente falta dele o tempo todo. Desanimado e cabisbaixo, Yi-Ping passa dias andando pela vida e vendo Ever 9 em todos os lugares para os quais olha, porque são lugares onde Ever 9 já estivera antes.

Infelizmente, preciso dizer que há algo que não bateu de verdade nesse sofrimento de Yi-Ping, e não é nem porque eu ache que ele não goste de Ever 9 de verdade ou algo assim. Acho que, apesar de ainda ser cedo demais para o Ever 9 não voltar e, portanto, nós no fundo sabermos que tudo ia dar certo de alguma maneira, a prévia apresentada no fim do episódio anterior nos entregou isso de mão beijada, quando mostrou que Ever 9 estaria de volta em casa com Yi-Ping, inclusive o lembrando de suas “características adicionais”, então nós meio que estávamos esperando por esse momento, e sabendo que nada daria errado para Ever 9 e que ele retornaria já nesse episódio… ainda assim, o sofrimento de Yi-Ping estava ali, em uma sequência toda melodramática.

Mas o episódio também nos lembra que Ever 9 é, no fim das contas, uma IA. Apesar da temática, “Anti Reset” nunca abraçou de verdade a ficção científica e nem se aprofundou nas discussões possíveis com o tema, mas o episódio brinca um pouco com isso quando descobrimos que o “problema” que levou Ever 9 para reparo é justamente o amor que ele está sentindo por Yi-Ping, porque ele não está inteiramente preparado para lidar com as complexidades de certas emoções, mas será que Ever 9 pode realmente ser chamado de “apenas um robô”? O tio de Yi-Ping parece acreditar que sim, e fala sobre como o sobrinho precisa de contato com “um ser humano”, mas foi seu laboratório que criou um “robô” que sente, que ama e que sofre como um humano…

Ver o Ever 9 segurando o peito e chorando é de partir o coração.

Não sei dizer qual vai ser o final de “Anti Reset”, mas eu acho que a série provavelmente entregará um “final feliz” para Ever 9 e para Yi-Ping, até porque ela nunca se preocupou demasiado em trabalhar Ever 9 como um “robô” – suas características humanas sempre foram palpáveis, de uma maneira que até levantava suspeitas no início da série, mas que eventualmente percebemos que era apenas um elemento fantasioso do roteiro que entrega um “robô” que em praticamente nada difere de um humano. Ele tem sentimentos de verdade, ele os sente e os processa como um ser humano, e Yi-Ping está completamente apaixonado por ele, de uma maneira irremediável… é muito difícil que a série consiga escapar de um final no qual eles acabam juntos.

E já é por isso que o público torce. Já abraçamos essa fantasia.

Passada a semana de reparo de Ever 9, ele está pronto para voltar para casa com Yi-Ping, e o alívio que Yi-Ping sente ao vê-lo novamente e ao abraçá-lo é muito bonito. Então, Ever 9 retorna para o lugar que aprendeu a chamar de “casa”, e pede que Yi-Ping cozinhe algo para ele comer, não porque ele esteja realmente com fome, ou porque queira realmente comer algo preparado por ele, mas porque, depois da conversa que tivera com o tio de Yi-Ping, ele quer ter a certeza de que Yi-Ping saberá cuidar de si mesmo quando chegar o momento… porque o tio deixou claro que ele não poderá ficar lá para sempre e que Yi-Ping precisa “se relacionar com um ser humano”. Então, antes de partir, Ever 9 quer ter certeza… e, além disso, ele quer ter experiências.

Naquela noite, Ever 9 aparece de surpresa no quarto de Yi-Ping para perguntar se pode dormir com ele, e a verdade é que há outras coisas que ele quer fazer. Eu adorei a maneira como foi Ever 9 quem fez a primeira investida real, como foi ele quem lembrou sobre as “características adicionais” que possui, tentando Yi-Ping, mas como Yi-Ping depressa entendeu do que ele estava falando e não se conteve, porque a verdade é que ele também está sonhando com isso há muito tempo… e eu preciso dizer que, embora a cena tenha sido muito mais breve do que eu imaginei e tenha sido cortada muito antecipadamente, Yi-Ping e Ever 9 BEIJAM MUITO BONITO. Há carinho e tesão envolvidos em um beijo que é bastante bonito de se assistir… e, aí, eles se conheceram de uma maneira diferente.

Próximo episódio deve trazer a “separação”.

Típico de penúltimo episódio!

 

Para mais postagens de “Anti Reset”, clique aqui.
Também visite nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários